Assassin’s Creed Shadows está – assumindo que não seja adiado pela terceira vez – quase entre nós, e na preparação para seu lançamento em março, a Ubisoft continua sua série de mergulhos profundos destacando algumas das maneiras como esta última entrada da série estará rompendo com a tradição.
E desta vez, é a vez da exploração, que promete ser um pouco mais orientada pelo jogador e um pouco menos como uma explosão em uma fábrica de marcadores de mapa.
Em sua última postagem de blog, a Ubisoft diz que Assassin’s Creed Shadows faz “grandes mudanças e adições” à exploração para “fomentar uma sensação única de descoberta” conforme os jogadores vagam pelo mundo.
O objetivo, explica, é se afastar de uma superabundância de ícones e marcadores de mapa “de mão dada” em direção a um mundo aberto onde a informação é “chave [e] uma forma de recompensa”. Como tal, em vez de serem imediatamente inundados com pontos de interesse, os jogadores precisarão descobrir e ganhar informações – seja diretamente, por meio de seus espiões ou por meio de NPCs em suas viagens.
O mapa-múndi, por exemplo, inicialmente mostrará apenas nomes de regiões e vagas dicas ilustrativas sobre potenciais locais-chave, com mais detalhes sendo revelados conforme os jogadores exploram regiões, sub-regiões e marcos locais.
Notavelmente, os jogadores eventualmente ganharão batedores que podem ser enviados à frente para revelar localizações mais precisas para objetivos de missões.
Um dos recursos de exploração mais icônicos de Assassin’s Creed também está passando por uma reformulação, com pontos de vista – também conhecidos como pontos de sincronização – agora se comportando de forma um pouco diferente.
Em Shadows, a sincronização não revela mais uma confusão de ícones de mapa em uma grande área, em vez disso, revela pontos-chave de interesse próximos que podem ser marcados manualmente e adicionados à bússola. A Ubisoft diz que o objetivo é dar aos jogadores uma “maneira mais intencional e ativa de encontrar sua próxima aventura”.
De forma semelhante, a clássica águia companheira foi descartada, e os jogadores precisarão encontrar um bom ponto de observação para observar a área ao redor e planejar sua abordagem, procurando e marcando manualmente itens valiosos, inimigos e assim por diante.
Também são novas as casas seguras – conhecidas como “kakurega” – que os jogadores podem adquirir. Elas fornecem pontos de viagem rápida “seguros” (pontos de vista descobertos também desbloqueiam viagens rápidas, mas frequentemente estão em zonas inimigas perigosas), bem como outras funções úteis.
Os jogadores podem, por exemplo, reabastecer rações, ferramentas e munição; acessar seu estoque de equipamentos; gerenciar e aceitar contratos; reabastecer batedores e gerenciar aliados que podem ser convocados para ajudar.
Em outro lugar na atualização da Ubisoft, há menção ao Quadro de Objetivos de Assassin’s Creed Shadows – uma versão do registro de missões visuais visto anteriormente em Mirage, que se expande para mostrar novos alvos e objetivos conforme mais personagens e desafios são encontrados.
Ou melhor, ele revela pistas apontando para a localização de novas oportunidades, que os jogadores devem juntar para direções mais específicas – a menos que queiram que seus batedores façam o trabalho duro para eles.
A Ubisoft também destaca a ferramenta Pathfinder do Shadows, que – dada a inclusão de mais cenários inescaláveis desta vez – tem como objetivo ajudar os jogadores a evitar atalhos falsos que aumentariam seu tempo de viagem. Quando uma missão é rastreada e sua localização é revelada (ou quando os jogadores colocam manualmente um marcador no mapa), o Pathfinder pode ser implantado enquanto estiver a cavalo para desenhar uma sobreposição de linha branca no chão mostrando a rota mais curta para o destino de um jogador.
Mais alguns detalhes de exploração podem ser encontrados na última postagem do blog da Ubisoft – e se isso deixou você suficientemente intrigado, Assassin’s Creed Shadows agora deve ser lançado para Xbox Series X/S, PS5 e PC em 20 de março.
A Ubisoft recentemente adiou o lançamento do jogo mais uma vez (estava agendado anteriormente para 14 de fevereiro) enquanto explora potenciais opções de vendas.
Fonte: Eurogamer
Veja também: Nintendo Switch 2: Outro novo recurso é descoberto no trailer de revelação