Quase quatro anos desde que o reboot de Perfect Dark da Microsoft foi anunciada, e um ano desde que foi relatado que “pouco progresso significativo” foi feito no projeto desde sua inauguração, agora está sendo afirmado que a reinicialização permanece em “um estado muito difícil”.
Isso é de acordo com o jornalista Jeff Grubb que, ao discutir os recentes fechamentos surpreendentes de estúdios do Xbox no Giant Bombcast, disse aos co-apresentadores: “Há anos ouço que Perfect Dark está em um estado difícil, [mas] parece que está em um estado muito difícil. Não parece que realmente tenha funcionado de alguma forma desde então.”
Na sequência dos comentários de Grubb, vários outros especialistas da indústria recorreram às redes sociais com afirmações semelhantes. Alex Donaldson do VG247 escreveu : “Tenho algumas histórias malucas sobre o desenvolvimento daquele jogo que não publiquei por respeito a uma equipe que realmente está se esforçando para empurrar uma pedra colina acima. Mas minha paciência está diminuindo.”
Enquanto isso, o historiador de videogames Liam Robertson escreveu: “Pelo pouco que ouvi sobre o desenvolvimento do novo Perfect Dark, parece… uma grande e prolongada bagunça.”
Estas últimas afirmações seguem um relatório IGN do ano passado, no qual se dizia que o reboot de Perfect Dark fez “pouco progresso significativo” desde a sua revelação em 2020, depois de ter atingido “obstáculo após obstáculo”.
A IGN afirmou que o projeto – um FPS com sabor de espionagem que combina espionagem, gadgets e combate – ainda estava em pré-produção no momento do seu relatório, apesar de ter sido revelado três anos antes e cerca de dois a três anos antes do lançamento. E com base nestes últimos relatórios, não parece que a sorte do projeto tenha melhorado substancialmente.
O reboot de Perfect Dark da Microsoft estava inicialmente sendo desenvolvido pelo estúdio The Initiative, com sede em Santa Monica, mas 2021 sugeriu problemas para o projeto quando foi revelado que o desenvolvedor de Tomb Raider, Crystal Dynamics, havia sido contratado para ajudar.
Um êxodo de funcionários importantes – incluindo o diretor de design do jogo, o designer principal de níveis, o designer principal de níveis e o principal construtor de mundos – foi relatado no ano seguinte.
Alegações de turbulência contínua na reinicialização de Perfect Dark chegam em uma semana. A Microsoft já está enfrentando críticas pela maneira como lida com outros estúdios em seu portfólio, com a empresa acabando de anunciar – após 1.900 demissões no Xbox no início deste ano – o fechamento chocante do desenvolvedor de Redfall, Arkane Austin, o estúdio de The Evil Within e Hi-Fi Rush, Tango Gameworks, o desenvolvedor de Mighty Doom, Alpha Dog Games e Roundhouse Games. Também foi relatado que mais cortes na divisão Xbox da Microsoft estão a caminho.
Veja também: WitchSpring R para PS5, Xbox One e Switch será lançado em 29 de agosto