O jogo cancelado de John Romero, criador de Doom, está de volta, com o desenvolvedor afirmando que o projeto sem título “sobreviveu”.
Após as demissões em massa na Microsoft neste verão, a Romero Games — o estúdio fundado pelo criador de Doom e sua esposa Brenda — anunciou que sua editora havia cortado o financiamento do jogo, juntamente com “outros projetos não anunciados em outros estúdios”. Embora a Microsoft não tenha sido mencionada como envolvida, isso ficou implícito.
Logo depois disso, a Romero Games garantiu aos fãs que o estúdio não havia sido fechado e que a equipe estava em busca de uma nova editora para distribuir o jogo cancelado. E, ao que parece, uma nova editora ou algum tipo de acordo foi de fato encontrado, já que Romero afirmou recentemente que o jogo “sobreviveu ao cancelamento”.
Romero discutiu o cancelamento do jogo de seu estúdio no Salón del Videojuego de Madrid (veja o vídeo abaixo). Ao confirmar que o projeto havia sido salvo, Romero foi recebido com uma onda de aplausos da plateia, antes de compartilhar mais alguns detalhes sobre o que podemos esperar do lançamento.
“Há uma equipe realmente boa de 110 pessoas trabalhando no jogo”, disse Romero, acrescentando que ele “foi basicamente completamente redesenhado”. O próximo jogo do estúdio “não tem nada” a ver com o jogo anterior, explicou ele, mas “incorpora muitos elementos” dele.
“Não estamos começando do zero”, disse o desenvolvedor. “Podemos aproveitar elementos do jogo e criar um novo jogo indie. Temos muita coisa que podemos usar. O design é completamente diferente, mas a equipe está muito animada com o novo conceito.”
Ele acrescentou que agora é um “jogo muito menor” do que antes, mas é “mais divertido” para a equipe, já que “as pessoas que trabalham nele são todas diretoras de diferentes departamentos, e elas não tinham acesso ao código, ao design ou a qualquer outra coisa para fazer isso sozinhas, mas agora nós podemos fazer”. Romero disse: “[Nós podemos] fazer aquilo em que somos realmente bons, nós mesmos. E é por isso que equipes pequenas são ótimas.”
O desenvolvedor ainda não pode falar sobre os detalhes específicos do design, mas disse que “nunca jogou nada parecido”. Sabemos, porém, que se trata de um jogo de tiro. “Mas as coisas que você faz nele serão novidade para as pessoas, assim como jogar Elden Ring foi uma experiência totalmente nova”, disse ele.
“Era um lugar muito louco, um mundo diferente, e foi muito legal explorá-lo e pensar ‘o que é isso?'”, explicou Romero. “Essa é a ideia por trás do que estamos fazendo neste jogo.”
Além de Doom, Romero também é conhecido por Quake e Wolfenstein. Esses jogos foram pioneiros no gênero de tiro em primeira pessoa e, na GDC de 2023, Romero recebeu um prêmio por sua trajetória.
Fonte: Eurogamer
Veja também: SEGA e Higround: Redefinindo a nostalgia com uma coleção imperdível


