Em entrevista via Bloomberg, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, novamente se recusou a comentar sobre os planos para seu console de próxima geração na terça-feira, enquanto a empresa compartilhava seus últimos resultados de vendas.
Em vez disso, o executivo insistiu que a atual iteração do Nintendo Switch seria o “principal negócio” da Nintendo em 2024. O plano da empresa para o próximo ano fiscal será compartilhado em seu próximo briefing de lucros em maio, afirmou Furukawa.
O Switch já se aproxima de seu sétimo ano no mercado, e a expectativa é que a Nintendo lance um console sucessor ainda este ano.
O Switch atual já liberou 139,36 milhões de unidades, a empresa compartilhou seus resultados para os três meses encerrados em 31 de dezembro de 2023. Isso significa que faltam cerca de 15 milhões de unidades para se tornar o hardware mais vendido da Nintendo, superando os 154 milhões do Nintendo DS . Fora dos consoles da Nintendo, apenas o PlayStation 2(155 milhões) superou as vendas do Nintendo Switch.
OS JOGOS DE SWITCH MAIS VENDIDOS
*Em 31 de dezembro de 2023 (em comparação com setembro de 2023)
- Mario Kart 8 Deluxe – 60,58m (+3,57m)
- Animal Crossing: New Horizons – 44,79m (+1,41m)
- Super Smash Bros. Ultimate – 33,67m (+1,23m)
- Legend of Zelda: Breath of the Wild – 31,61m (+0,46m)
- Super Mario Odyssey – 27,65m (+0,7m)
- Pokémon Sword/Shield – 26,17m (+0,15m)
- Pokémon Scarlet & Violet – 24,36m (+1,13)
- Super Mario Party – 20,34m (+0,68m)
- Legend of Zelda: Tears of the Kingdom – 20,28m (+0,78m)
- New Super Mario Bros. U Deluxe – 17h20 (+0,5m)
Serkan Toto, CEO da Kantan Games, consultoria da indústria de jogos com sede em Tóquio, disse que as vendas do Switch continuaram a quebrar as convenções para um console antigo: “Já existiu um console com pernas mais fortes tão tarde no ciclo de vida? Não houve cortes de preços, apenas pacotes ou negócios esporádicos e nem mesmo um novo jogo Pokémon neste feriado. Mesmo assim, o dispositivo continua vendendo e vendendo.Espero que o Switch atual ainda tenha algum tempo no mercado, mesmo depois do lançamento do novo hardware, especialmente quando a Nintendo puder reduzir o preço para os usuários tardios.”
Durante os três meses até 31 de dezembro, a Nintendo reportou um lucro operacional de ¥ 184 bilhões de ienes, um pouco abaixo do mesmo período do ano passado, mas melhor do que muitas estimativas de analistas. A empresa aumentou sua previsão de vendas de consoles (de 15 milhões para 15,5 milhões) e lucro para o ano em conformidade.
A venda de consoles Switch caiu 7,8% ano a ano, para 13,74 milhões de unidades. 27,21% dessas vendas de hardware foram no Japão, atrás da América do Norte (35,29%), mas à frente da Europa (25,9%).
Este é um desempenho excepcionalmente forte para um console que está chegando ao fim de sua vida útil. No entanto, as vendas de hardware Switch estão claramente em declínio, especialmente nos principais mercados fora do Japão. No último ano fiscal da Nintendo, as vendas do Switch (17,97 milhões) diminuíram 22% em comparação com o ano anterior, e se atingir a meta atual de 15 milhões para este ano, isso representará um declínio adicional de 13,7%.
Em software, Super Mario Bros. Wonder, o primeiro capítulo inteiramente novo da série side-scrolling em quase 11 anos, teve um início forte, com vendas de 11,96 milhões de unidades. Super Mario RPG , o remake do Switch do clássico SNES da Square Eni , estreou com fortes 3,14 milhões de unidades, o que significa que superou confortavelmente as vendas do SNES original .
As vendas de títulos mais antigos também cresceram, com The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom vendendo 20,28 milhões de unidades e Pikmin 4 vendendo 3,33 milhões de unidades. “Além disso, o lançamento de The Super Mario Bros. Movie em abril impactou positivamente as vendas de títulos relacionados ao Mario, como Mario Kart 8 Deluxe, que registrou vendas de 6,79 milhões de unidades (para vendas acumuladas de 60,58 milhões de unidades)” – disse a Nintendo – “Como resultado desses fatores, o número total de títulos vendidos por um milhão durante este período foi de 24, incluindo títulos de outras editoras de software.”
Comentando sobre o cronograma de lançamento futuro, a empresa disse: “Olhando para o software, lançamos Another Code: Recollection em janeiro e planejamos continuar com o lançamento de Mario vs. Donkey Kong em fevereiro e Princess Peach: Showtime! em março. Além disso, Splatoon 3: Expansion Pass – Side Order, a segunda onda de conteúdo adicional pago para Splatoon 3, está programado para chegar em fevereiro.”
Confira também: [RUMOR] O poderoso PlayStation 5 Pro está chegando…