Lords of Exile – Squidbit Works / PixelHeart

Mais um game retrô, inspirado nos clássicos de 8bits da era Nintendinho/Master System, chega em nossas mãos! Lords of Exile é puro suco do action plataformer inspirado em clássicos como Castlevania, Ninja Gaiden e Ghosts’n Goblins que chega no catálogo da PixelHeart e a Squidbit Works.

A estória do jogo

No Extremo Oriente, em tempos sangrentos de guerra, criaturas das trevas e samurais, as terras de Exilia sofrem as dores de uma guerra cruel. O diabólico Galagar e suas hordas abrem caminho matando e destruindo tudo em seu caminho, apenas um cavaleiro amaldiçoado e sanguinário pode restaurar a esperança e derrotar as trevas.

Durante a aventura você assumirá o papel de Sir Gabriel, um cavaleiro que foi amaldiçoado de raiva após descobrir que Galagar assassinou sua esposa, ele só vive para se vingar.

Gráficos, sons e jogabilidade

Lords of Exile combina a ação plataformer em side scrolling, com gráficos 8 bits e mecânicas em 16 bits num total de 8 níveis. Tem som e trilha em chiptune de 16 bits de Genesis/Mega Drive. Ao finalizar o jogo, você desbloqueia dois modos de jogo adicionais: modo Speedrunner e modo Boss Rush. E ainda você poderá jogar novamente a campanha ou os modos com Sir Gabriel ou Lyria.

E o veredicto é…

Como retrô, Lords of Exile cumpre bem o seu papel. O game tem bom desafio, criatividade no level design e uma contagiante trilha sonora, que foi composta por Dominic Ninmark (Blazing Chrome) e Pentadrangle (Void Run). Facilmente você imersa no game que conhece o fã do gênero.

O jogo tem desafio justo. Concede progressão e salvamento automático e caso você morra, você reinicia da parte em que está, não do começo da fase. Não há sistema de vidas em jogo, o que significa que você eventualmente progredirá e vencerá os chefes e o jogo por meio de determinação, memorização e habilidade.

A maioria dos inimigos morre com um golpe de sua espada, porém alguns não são destrutíveis. Chefes por exemplo tem bloqueios e em alguns casos, invulnerabilidade. Conforme os derrota, ganha power ups que integram poderes ao seu personagem, como pulos duplos e aliados momentâneos que ajudam à quebrar barreiras ou atacar inimigos em lugares distantes.

Observei que, além da obviedade do tema, na caracterização do level design a liberdade comeu solta e da floresta você migra para portos, construções urbanas, cavernas e trens em movimento. Tudo muito louco e perfeitamente compreensível num clima que só jogos antigos proporcionam.

Obrigatório na biblioteca de jogos de todo fã do gênero que se preze e mesmo não sendo, vale ser adicionado na sua lista de desejos!

Lords of Exile lançou em 14/02/2024 e está disponível para PC/Mac (Steam), PlayStation 4/5, Xbox One e Series S/X e Nintendo Switch.

https://youtu.be/Wnyfgb881pQ

Veja também: Reboot de Crazy Taxi é um jogo AAA, de acordo com a Sega

Rolar para cima