A gamescom latam, edição latino-americana do maior evento de games do mundo, alcançou mais de 100 mil visitantes de mais de 70 países de quarta a domingo, com ingressos de sábado e domingo esgotados. Para 2025, a gamescom latam retorna com o dobro do tamanho, de 30 de abril a 4 de maio, no Centro de Convenções Anhembi.
Para Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam, a realização da primeira edição da gamescom na América Latina superou as expectativas. “A gamescom latam mostrou, mais uma vez, a importância e a grandeza da indústria de jogos no continente. Dobramos o número de visitantes do BIG Festival do ano passado e a expectativa é que em 2025 esse número aumente ainda mais. Ano que vem estaremos em um novo lugar com o dobro do tamanho do que foi essa edição.”
A gamescom latam 2024 contou com 17 ‘content partners’: Atari, Bandai Namco, CipSoft, Epic Games, Fellow Traveler, Frost Giant Games, Google Play, Gravity, Honor of Kings, Nintendo, SEGA, Square Enix, Supercell, TecToy, Ubisoft, Warner Bros. Games e Whitethorn Games.
Polo de Negócios
O evento também foi um importante polo de negócios: quase 2 mil profissionais de 66 países, representando 1.020 empresas vieram à gamescom latam em busca de oportunidades de acordos e investimentos. Ao todo, 11.982 reuniões foram solicitadas e a expectativa é de mais de U$$ 200 milhões em perspectiva de novos negócios.
Com 226 horas de conteúdo programadas, a gamescom latam permitiu que os participantes conhecessem a visão da indústria e seu futuro com algumas das figuras internacionais mais relevantes. Os participantes puderam acompanhar 194 painéis (62 foram transmitidos) liderados com 434 palestrantes.
Os palestrantes incluíram David Alpert, produtor de The Walking Dead e CEO da Skybound Entertainment; Chance Glasco, um dos criadores da franquia Call of Duty; Pawel Sasko, diretor associado de jogos da CD PROJEKT RED; Mike Foster, gerente sênior de contas globais da Sony Interactive Entertainment; e Tim Morten, CEO da Frost Giant Games, entre muitos outros.
Mais de 314 canais de comunicação de todo o mundo participaram do evento, além dos parceiros de mídia brasileiros e internacionais que acompanharam a gamescom latam, como IGN Global (EUA), Gamersky (China), Terra, IGN Brasil, The Enemy, Rádio Mix, PlayTV, Canal Woohoo, Meu Playstation, We Super OOH, 3D Juegos (México) e Cultura Geek (Argentina).
De 26 a 30 de junho, 4 milhões de pessoas acompanharam o evento através das transmissões ao vivo, desde a gamescom latam countdown até os painéis liderados por palestrantes da indústria.
gamescom latam 2024 em resumo:
- Mais de 100 mil pessoas de mais de 70 países;
- Cerca de 2 mil visitantes na área B2B, 66 países internacionais;
- 13 patrocinadores;
- 1.020 marcas presentes no evento de 54 países;
- 73 expositores e 51 co-expositores;
- 47 espaços de experiência de parceiros;
- Mais de 200 publishers (76 publishers expondo conteúdo para o público final);
- Mais de 700 estúdios na área B2C e B2B;
- Mais de 400 jogos para testar e 81 lançamentos;
- 25 mil metros quadrados;
- 16 áreas proprietárias;
- 226 horas de conteúdo;
- 434 palestrantes em 5 dias;
- 4.724.215 milhões de visualizações das transmissões online nos canais oficais (sem incluir conteúdos retransmitidos de criadores parceiros);
- Participaram mais de 1 mil criadores de conteúdo;
- 25 parceiros de mídia de 3 continentes;
- 314 canais de comunicação compareceram para cobrir o evento.
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