Embora a Sony seja conhecida principalmente por desenvolver alguns dos melhores títulos e franquias first-party, o estúdio tem se concentrado recentemente no desenvolvimento de projetos de serviços ao vivo, que provaram ser um desastre.
Por exemplo, o título de serviço ao vivo Concord teve um desempenho ruim, vendendo apenas cerca de 25.000 cópias no PS5 e PC, com seus servidores desligando após apenas duas semanas.
Recentemente, também foi relatado que a Sony havia cancelado dois de seus projetos de serviço ao vivo. Um era um título God of War, e o outro foi relatado como sendo um projeto de serviço ao vivo Days Gone. Após o cancelamento, o antigo criador de Days Gone apoiou o estúdio, afirmando que às vezes os desenvolvedores não têm escolha.
Ex-diretor de Days Gone apoia o Bend Studio
Logo após o cancelamento do projeto, John Garvin, o diretor de Days Gone, falou no X (antigo Twitter) sobre a necessidade de empatia, já que muitos desenvolvedores e suas famílias sofrem muito após o cancelamento de um projeto.
“Não importa o que você pensa sobre o GAAS ou a direção first party da Sony, este é um momento de empatia… a vida das pessoas é afetada por decisões como essa… desenvolvedores, suas famílias, suas carreiras… espero o melhor” – John Garvin.
Ele ainda discutiu como dói ainda mais quando os desenvolvedores não têm escolha. Quando um fã disse que a comunidade gamer não estava a bordo dos títulos GaaS (Games as a Service) mesmo naquela época. Gavin responde, “Verdade… não torna isso menos ruim para os desenvolvedores que não têm escolha.”
No matter what you think about GAAS or Sony’s first party direction, this is a time for empathy… people’s lives are affected by decisions like this … devs, their families, their careers… I hope for the best pic.twitter.com/Xmpov5eADX
— John Garvin (@John_Garvin) January 17, 2025
É ótimo ver o antigo diretor de Days Gone ainda de pé lado a lado com o Bend Studio. Isso também gerou muitas discussões sobre se o estúdio finalmente receberia sinal verde para trabalhar na sequência de Days Gone após o cancelamento recente.
Em outras notícias, a Sony parece comprometida em desenvolver mais jogos de serviço ao vivo, continuando a priorizar títulos baseados em história. No entanto, não ficaríamos surpresos se isso mudasse um pouco, dado o quão grande foi o fracasso de Concord e quanto a Sony gastou para desenvolvê-lo.
Fonte: Mp1st
Veja também: KAMITSUBAKI CITY REGENERATE é adiado para 13 de março