A Extremely OK Games cancelou Earthblade, o jogo de ação e exploração 2D anunciado em abril de 2021 dos criadores de Celeste. O título estava previsto para PC via Steam, mas era muito provável que chegasse aos consoles mais tarde.
Veja a mensagem completa da Extremely OK Games sobre o cancelamento do jogo:
Olá a todos, tenho uma notícia triste hoje para comemorar 2025. No final do mês passado, Noel e eu tomamos a difícil decisão de cancelar Earthblade. Sim, estamos abrindo o ano com um fracasso enorme, doloroso e, ainda assim, aliviador. Quero descrever neste post o que levou a essa decisão e o que isso significa para o futuro [da Extremely OK Games].
Antes de entrar no assunto, no entanto, quero reconhecer que essa notícia provavelmente será um choque para os fãs que estavam esperando ansiosamente pelo jogo. Tomamos essa decisão em dezembro e achamos melhor esperar até agora para anunciá-la. Para nós, aqui dentro, tivemos algum tempo para processar, lamentar e trabalhar para aceitar isso, embora esse processo seja não linear e ainda esteja em andamento. Para aqueles que estão lendo isso agora e podem estar emocionalmente envolvidos neste projeto, lamentamos desapontá-los.
O que aconteceu
No início deste ano, uma fratura começou a se formar na equipe. Especificamente, isso foi entre nós (Noel e eu) e Pedro, um membro fundador [da Extremely OK Games], amigo e colaborador de longa data, diretor de arte de Earthblade e artista de pixel/interface de usuário em Celeste e TowerFall. O conflito centrou-se em torno de um desacordo sobre os direitos de propriedade intelectual de Celeste, que não detalharemos publicamente — este foi obviamente um processo muito difícil e doloroso. Finalmente chegamos a uma resolução, mas ambas as partes também concordaram no final que deveríamos seguir caminhos separados. Pedro agora está trabalhando em seu jogo Neverway, que você deveria conferir — nós o jogamos e é muito promissor.
Perder Pedro não foi o único fator para cancelar o jogo, mas nos levou a analisar seriamente se lutar para terminar Earthblade era o caminho certo a seguir. O projeto tinha muito a seu favor, mas, frustrantemente, também não estava tão avançado quanto seria de se esperar depois de um processo de desenvolvimento tão prolongado. Acredito que se perseverássemos apesar de tudo, Earthblade ainda poderia ser um ótimo jogo.
Mas valeria a pena a dor?
Noel e eu também começamos a refletir sobre como o jogo tem sido para nós trabalharmos no dia a dia, e percebemos que tem sido uma luta por um longo tempo. Claro, trabalhar em um projeto por tanto tempo está fadado a se tornar uma tarefa árdua, mas isso parece um problema mais profundo. O sucesso de Celeste nos pressionou a entregar algo maior e melhor com Earthblade, e essa pressão é uma grande parte do motivo pelo qual trabalhar nele se tornou tão exaustivo. Pedro não é o culpado por isso — na verdade, a separação com ele nos deu a clareza para ver que perdemos o rumo e a oportunidade de admitir a derrota. Eu me sinto de muitas maneiras sobre isso, mas um grande sentimento é, sem dúvida, alívio.
Como isso é a internet, quero deixar claro aqui que a decisão e a responsabilidade de cancelar Earthblade cabem inteiramente a mim e a Noel. Se você estava animado com Earthblade e bravo com seu cancelamento, Pedro e a equipe de Neverway não são o inimigo e qualquer um que os trate como tal não é bem-vindo em nenhuma comunidade [da Extremely OK Games].
O que vem a seguir
Embora isso tenha abalado, outros membros da equipe também seguiram em frente. Noel e eu agora queremos pegar todas as (muitas!) lições que aprendemos com Earthblade, limpar a lousa e nos concentrar novamente em projetos de menor escala. Estamos prototipando novamente e explorando em nosso próprio ritmo, e tentando redescobrir o desenvolvimento de jogos de uma maneira mais próxima de como o abordamos no início de Celeste ou TowerFall. Ainda esperamos, é claro, colaborar com Amora, Kyle, Chevy, Lena e Power-Up Audio novamente no futuro. Escalar a equipe principal pós-Celeste foi, no final das contas, um fracasso, e tudo bem. Demos tudo o que tínhamos, e a vida continua. Estamos felizes em retornar às nossas raízes e resgatar um pouco de alegria em nosso processo criativo, e ver aonde isso nos leva.
Fonte: Gematsu
Confira também: Listagem da loja diz que novo Mario 3D e remake de Legend of Zelda chegarão em 2025