Desenvolvedores de jogos respondem ao hack da Insomniac

Desenvolvedores de outros estúdios estão expressando suas opiniões sobre o vazamento da Insomniac, expressando solidariedade à empresa.

Desenvolvedores de toda a indústria de jogos têm opinado sobre o recente hack da Insomniac Games e o subsequente vazamento de informações confidenciais da empresa. Em meados de dezembro, houve rumores de que a Insomniac havia sido alvo de um ataque de ransomware por parte do Rhysida, um grupo conhecido por ter invadido hospitais e vazado informações médicas privadas. O grupo exigiu um resgate de US$ 2 milhões da Insomniac, ameaçando divulgar uma série de dados hackeados, incluindo imagens de jogos, e-mails e detalhes de funcionários.

Uma semana após a exigência do ransomware, em 19 de dezembro, mais de um terabyte de dados confidenciais foi compartilhado online, revelando os planos de desenvolvimento interno da Insomniac para a próxima década. Proeminente entre as informações vazadas estava uma lista dos próximos cinco jogos a serem desenvolvidos pela Insomniac , juntamente com seus anos provisórios de lançamento. Isso foi acompanhado pela revelação de que a empresa foi escolhida pelo PlayStation para ser essencialmente um estúdio de desenvolvimento de jogos da Marvel até 2030.

Compreensivelmente, esse vazamento massivo tem sido um grande foco nas mídias sociais, com os jogadores concordando com suas opiniões sobre os dados vazados, os jornalistas de jogos lutando com a ética de reportar as informações e os desenvolvedores de jogos em geral expressando seu apoio à Insomniac e repulsa por a violação. A Remedy Entertainment, estúdio por trás do premiado Alan Wake 2 , chamou o vazamento de “vergonhoso e vergonhoso” e expressou simpatia pela equipe da Insomniac. “Eles não mereciam isso”, disse a empresa no Twitter.

Veja alguns dos tweet:

Nossas condolências a @insomniacgames e a todos os membros da equipe afetados. Depois de todo o esforço e dedicação que dedicaram aos seus jogos, eles não mereciam isso. Ninguém faz. Os hackers também vazaram informações pessoais dos funcionários, o que é verdadeiramente vergonhoso e vergonhoso.

Aos nossos amigos do @insomniacgames , mal podemos esperar para experimentar seus próximos jogos sempre que VOCÊ sentir que eles estão prontos! Até então continuaremos sendo seus fãs pacientes!

Muitas pessoas têm tentado evitar qualquer dado vazado, talvez por respeito à Insomniac ou apenas para evitar possíveis spoilers. Neil Druckmann, chefe criativo da Naughty Dog, pareceu compartilhar esse sentimento em sua postagem no Twitter, ressaltando que esperará para aprender sobre os jogos até que a Insomniac esteja pronta para compartilhar. O diretor do inovador God of War de 2018 , Cory Barlog, simplesmente tuitou um coração e um punho de solidariedade.

Minha equipe e eu vivemos aterrorizados por um vazamento até o anúncio. Quando os rumores começaram a circular, tive meus primeiros sintomas físicos de estresse em décadas e tive pesadelos legítimos todas as noites. Esse tipo de coisa dói, e os Insomniacs merecem nosso cuidado e apoio decente RN

Muitos desenvolvedores de jogos sofreram vazamentos no passado e podem, portanto, simpatizar com o estresse e a consternação que a equipe da Insomniac provavelmente está enfrentando atualmente. Apenas duas semanas antes do vazamento da Insomniac, a Rockstar teve uma violação semelhante quando o tão esperado e elogiado trailer de Grand Theft Auto 6 vazou online , forçando o estúdio a lançá-lo oficialmente um dia antes. Dinga Bakaba, co-diretor criativo da Arkane Lyon, compartilhou que o “puro terror” de um possível vazamento é algo com que muitos desenvolvedores lidam. “Esse tipo de coisa dói”, disse ele.

Um dos aspectos mais devastadores de tais vazamentos é que algumas pessoas, que talvez não estejam familiarizadas com o processo de desenvolvimento do jogo, julgam o jogo em seu estado inacabado. Isso aconteceu com Grand Theft Auto 6 em setembro de 2022 e agora está acontecendo com a Insomniac. Não apenas o elenco de seu próximo jogo Wolverine vazou , mas também imagens pré-alfa apareceram online. Embora algumas pessoas tenham visto o potencial do clipe de dois minutos, outras criticaram a jogabilidade e os gráficos de um jogo que ainda nem foi finalizado.

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