Consoles Xbox One de lançamento com firmware mais antigo estão falhando em atualização

De acordo com o Digital Foundry no Eurogamer, os modelos de lançamento do console de 2013 – o console maior, parecido com um videocassete, visto na imagem acima, ao contrário da revisão do Xbox One S em 2016 – não conseguem baixar a atualização de firmware mais recente se não forem atualizados há algum tempo.

O relatório decorre de um pequeno número de alegações no fórum de jogos NeoGAF de que os jogadores estavam tendo dificuldades para baixar atualizações para consoles Xbox One mais antigos. Após uma investigação mais aprofundada, a equipe da Digital Foundry descobriu que os consoles Xbox One que contêm firmware desatualizado podem não conseguir mais ser atualizados.

A equipe tentou atualizar três consoles Xbox One — dois executando um painel de 2017 e um executando um painel de 2018. Todos os três falharam ao atualizar para o firmware mais recente — não apenas tentando baixar a atualização, mas também salvando a atualização em um pendrive e tentando instalá-la dessa forma.

Os consoles Xbox não funcionam online a menos que estejam executando o firmware mais recente, o que significa que esses consoles atualmente não podem acessar o Xbox Live e também não podem executar nenhuma compra digital que precise de uma verificação online.

O relatório também aponta que se alguém restaurar as configurações de fábrica de um desses consoles (para vendê-lo, por exemplo), ele estará efetivamente “bloqueando” o console, pois não será possível baixar o firmware mais recente como parte da configuração inicial.

Os consoles Xbox One S não parecem ser afetados, de acordo com o relatório, e também parece que os consoles Xbox One do modelo de lançamento que foram atualizados regularmente ao longo dos anos podem continuar a atualizar normalmente. Parece provável apenas arriscar os consoles Xbox do modelo de lançamento com firmware mais antigo por enquanto.

A Digital Foundry diz que contatou a Microsoft sobre o problema e está “confiante de que o problema será corrigido”, mas observa que “a situação levanta questões incômodas sobre as perspectivas futuras do hardware do console que depende de uma conexão com a Internet para funcionar totalmente”.

Veja também: Big Moxi Games lança demo para o ARPG Base Defense Shooter Wardens Rising!

Rolar para cima