O universo gamer não abrange apenas consoles, jogos, produtos téxteis ou domésticos licenciados como itens de interesse. Acessórios, são muito usados e pouco lembrados quando se trata de tornar a experiência melhor e um uso mais abrangente dos consoles ou outros dispositivos.
Um acessório vai além de periférico. Ele pode consistir em montar uma estrutura para jogar da melhor forma, inclusive visando performance, seja profissional ou não. Vamos listar e discutir alguns aqui e suas vantagens:
Joystick (“vulgo” controle)
Claro que ao comprar um console hoje, você contará com pelo menos um controle acompanhando o dispositivo. Mas nas últimas décadas, a indústria sempre buscou oferecer mais opções de controladores e até novas propostas para controlar jogos. Joysticks profissionais, de alta qualidade e específicos à gêneros não são uma moda ou novidade dos últimos anos.
Há desde simples joysticks temáticos à configuráveis, personalizados e desenvolvidos para acessibilidade, seja a proposta colecionável ou inclusiva. Temos aqui alguns exemplos:
- Controle DualShock 4 / DualSense / Xbox Series Edição Limitada: É verdade que existem controles avulsos coloridos dos consoles em atividade hoje em dia. Paletas de cores ou texturas já são linhas oficiais fabricadas, mas temos nas edições limitadas a criatividade e beleza andando de mãos juntas. Edições especiais coloridas partem de R$300 e edições limitadas à partir de R$800. Há quem ainda prefira customizar profissionalmente seu controle e empresas nacionais como Dash, Stelf, e Visual entregam grandes personalizações.
- Controles Profissionais: Controles de alta performance para quem joga profissionalmente principalmente FPS (First Person Shooter) já são uma realidade desde a geração retrasada. Nacon é uma das marcas mais conhecidas e consagradas e entregam modelos altamente configuráveis como na linha Revolution Pro. Logitech com seus joysticks do tipo manche que os amantes de jogos de aviação amam e também para games racing com seus volantes Driving Force que rivalizam com os Thrustmaster, por exemplo. A Hori é tradicional principalmente nos controles do tipo arcade, mas traz excelentes opções para quem deseja jogar competitivamente no PC. Sem esquecer que Nintendo tem seu Pro Controller para Switch, como a Microsoft com seu Xbox Elite e Sony com o DualSense Edge não fazem feio.
- Controles adaptados: A acessibilidade e inclusão fazem parte dos video games e hoje encontra uma solidez maior em acessórios, mas principalmente em controladores, como por exemplo o Controle Access da PlayStation, o Adaptive Controller da Xbox e também há uma linha da Evil Controllers com soluções de acessibilidade e também há um controle ambidestro da X-keys desenvolvido para Xbox e a Hori já conta com sua versão adaptativa para Nintendo Switch.
- Base de carregamento/Dock charge para controles: Tem gente que acha uma grande besteira, mas é uma mão na roda quando se tem 2 controles e sempre uma preocupação em jogar por horas sem ter a jogatina interrompida por controle sem bateria ou conectados à fios, mesmo que provisoriamente. As fabricantes de console tem suas versões oficiais muito recomendadas para quem se preocupa com eficiência e sem problemas de compatibilidade. Mas há marcas como HyperX, PowerA (licenciada), Dobe e até Gulikit, que oferece um dock charge universal para carregar até 2 diferentes controles, bastando adquirir os adaptadores para cada modelo.
Para incrementar a experiência…
- Headsets: Acessório imprescindível desde a geração retrasada, já trouxemos um artigo especial só para falar deles, confira aqui.
- HD externo: Acessório muito útil para quem deseja armazenar jogos, capturas, gameplays e até saves distintos visando a platina. Há quem prefira trocar o hd interno do console, mas entre custo e praticidade, cada um faz a sua escolha. Marcas como Samsung, Sandisk, Crucial, Hitachi, Kingston e Western Digital são as mais confiáveis do mercado. Para consoles da geração anterior, o ideal é um HD externo do tipo SSD que alcance velocidade de leitura acima de 500 MB/s. Já para consoles da geração atual, o ideal é alcançar o dobro.
- Mochila/Case para transporte: Ok, você ama tanto seu console que quer levar ele contigo nas viagens, ou eventos e tem preocupação sobre a proteção dele. No caso de mochilas o importante é que ela seja feita com material de Nylon 600, impermeável e acolchoada internamente. Algumas virão até com USB, mas o que importa mesmo é a resistência e proteção. Oficialmente não há nada neste sentido e tudo que se encontra hoje no mercado são produções genéricas. Porém se você tem disposição para investir, a Case Club é uma marca gringa que oferece cases para transporte muito boas, tendo uma linha completa de cases para PlayStation, Xbox, PC e Switch.
- Cadeira gamer: Há quem ache besteira, ou quem prefira o bom e velho sofá. A verdade é que a cadeira gamer veio para oferecer uma opção aos jogadores no que tange sua saúde e profissionalismo. A cadeira gamer tem entre sua principal função oferecer um móvel profissional aos PC gamers que ficam horas à frente de um monitor ou até jogadores caseiros que se encontram sem opção no seu set caseiro. Visando também preservar a saúde na preservação da postura corporal. Eu como jogador doméstico acho que a “poltrona do papai” é uma das melhores opções pra casa, principalmente se for reclinável. Embora seja um investimento caro, para mim uma ‘Charles Eames’ é a definitiva para desfrutar de um game, seja na sala ou no quarto.
E aí? Faltou algum acessório nesta nossa lista? Deixe nos comentários sua sugestão!
Veja também: [LISTA] Jogos Indie que recomendamos