Curiosamente, durante o período em que jogo One More Dungeon 2, sai um relatório prevendo o futuro dos games roguelike pela Valuate Reports, alegando que até 2030 o gênero irá crescer e muito.
Pode ser que realmente a tendência se cumpra e jogando este game eu entendi um pouco mais do porquê.
A estória do jogo
Lançado para PC em 2022 e chegando agora para os consoles, o game tem uma história bastante simples. Você é um estranho humano que de repente cai num mundo de fantasia, num reinado de, Caracóis?!?! Pois então você, feito prisioneiro, vai à corte e o rei alega que você foi condenado à execução por sua intrusão, mas que é um rei benevolente e que lhe dará o direito à liberdade se você matar o monstro que assola o reinado e se esconde no subsolo das masmorras do castelo!
Motivo suficiente para você começar à jogar…
Gráficos, sons e jogabilidade
Aqui não importa os gráficos, mas a direção de arte segue a receita Minecraft. Provavelmente o game tem um apelo mais à criançada. Você vai se jogar num labirinto de masmorras à uma trilha sonora bem simples, que não faz corpo algum à experiência, mas até aqui, nenhum problema com isso.
Jogar é até simples. Mesmo não tendo na seleção de linguagem, o idioma PT-BT, o jogador consegue se familiarizar com o mapa dos controles nas opções e se virar nas masmorras geradas proceduralmente. Tudo o que é necessário é entende como configurar as armas e itens obtidos no menu rápido e o resto é tiro, porrada e bomba!
E o veredicto é…
Jogando, é verdade que a gente morre e mata – não necessariamente nessa ordem – e muito. Explorar bem a masmorra vai te garantir bom loot e tornar os embates contras os inimigos mais fácil. Fica até divertido descobrir algumas coisas pelo caminho e sacar o comportamento de alguns inimigos para criar melhores estratégias de ofensiva.
Mas nem tudo é mamão com açúcar! Principalmente os portais que te levam para áreas recheadas de armadilhas que acabam com qualquer desatento! Fica um pouco mais divertido quando se desbloqueia as outras classes de combatentes, embora suas habilidades não sejam tão equilibradas assim. Outro ponto negativo é o custo de gemas ser alto. perceptível logo no começo se você fizer muito uso do cedro de magia.
O sistema de runas poderia dar uma finalidade maior e longeva à elas. Um pouco tempo depois, com o acúmulo delas, você já usa pra limpar as áreas do castelo e dali por diante se tornam inúteis. Quem sabe um sistema de compra de armas com runas não tornariam as coisas mais interessantes?
Joguei muito, morri como sempre, mas a vontade de voltar e tentar mais uma vez sempre persiste. Uma coisa que eu notei é o fato dos barris explosivos não terem a possibilidade de locomoção. Uma dica no castelo afirma que paredes rachadas pode ser destruídas com explosivos, mas encontrei algumas delas e sem nenhuma bomba à mão ou barril próximo para tentar acerta-lo na rachadura.
Mas isso não atrapalha em nada numa boa experiência em gameplay. Recomendo o jogo para a criançada, pois é bem vibe Minecraft e garante algumas horas de diversão que você nem sente o relógio correr!
One More Dungeon 2 chegou no último dia 1° ao consoles PlayStation 4/5, Xbox One e Series S/X e Nintendo Switch.
Veja também: INKULINATI – Yaza Games / Daedalic Entertainment (review)