O que não falta ultimamente, são belos jogos pixel art 16-bit de ação em platadorma 2D pipocando todos os meses e desta vez, Shadow of the Orient da Spacelab Games chega aos consoles após um breve debute no PC em 2024.
Talvez você não tenha ouvido falar de Shadow of the Orient, até por ter avaliações tímidas na Steam, mas certamente, este é um jogo que não deve ser ignorado. Vem comigo que te explico!
Sobre o jogo
Depois de 200 anos, a sombra escura retornou causando estragos por todo o oriente. Apenas Xiaolang, um bravo guerreiro que possui o poder elemental do fogo, tem força para enfrentar o clã das sombras, resgatar as crianças do oriente e restaurar a paz ao povo do leste.
Mas, a sombra escura está mais forte do que nunca e Xiaolang não teve que lutar por dois séculos. Ele está à altura da tarefa? Você está?
Embarque em uma jornada perigosa cheia de inimigos perigosos, armadilhas mortais e segredos ocultos para caçar a sombra e restaurar a paz ao povo do oriente em Shadow of the Orient.
Gráficos, Sons e Jogabilidade
O design do game nessa estética 16-bit, dos cenários aos personagens me deu uma sensação muito parecida com a que tive em Souldiers: Tudo casa absolutamente bem. O level design do game é perfeito, com áreas grandes bem distribuidas, bem desenhadas, eu ando nas 4 direções da tela utilizando diversas mecânicas e descubro com algumas delas áreas escondidas até sem querer.
O som é muito bom e o mapa de controles também, em muito pouco tempo já estava íntimo dos controles e louco pelo mapa tentando acessar todos os lugares e achar as áreas escondidas.
E o veredicto é…







O jogo é bem gostosinho de jogar, tem sua personalidade e imprime um bom desafio. Não só em enfrentar os inimigos e os obstáculos, mas a pegada aqui é se tornar cada vez mais acostumados com as mecânicas que permeiam o enfrentamento dos inimigos, o acesso à àreas acima ou abaixo, entender que todo o canto do mapa pode conter uma área escondida.
E acredito que Shadow of the Orient instigue muito à superar os desafios que ele impõe, de uma forma muito justa e equilibrada. Eu não senti que o jogo é fácil ou exageradamente difícil. Os inimigos se repetem, mas nunca num padrão.
É estratégico onde eles se apresentam e se eles são o único desafio da área ou parte de um grande desafio. É comum você tomar uma queda que justamente vai te colocar cara à cara com algum deles tendo um único ponto de vida. A oferta de checkpoints existe mas não é generosa ou talvez te dê a impressão de ser apenas no começo. Provavelmente, fãs de Hollow Knights, Ender Lilies e Celeste vão gostar do desafio apresentado aqui. Na medida!
Shadow of the Orient lança amanhã, 27 de março, para Xbox One & Series X/S, PlayStation 4 & 5 e Nintendo Switch. E tem conquistas e troféus de dificuldade mediana para os caçadores conquistarem!
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