Escritora da Santa Monica diz que se um estúdio como a Tango não está seguro, nenhum outro está.
O assunto da semana é sem dúvida o triste fechamento de estúdios como Tango Gameworks e Arkane Austin pela Microsoft. Diversos nomes importantes da indústria deixaram seus comentários e agora foi a vez de Alanah Pearce, a escritora da Santa Monica Studios.
Em um recente vídeo postado em seu canal, Alanah discute os problemas da indústria e alega que “está cada vez ficando pior”. De acordo com a escritora, se um estúdio como a Tango, o qual entregou um dos jogos mais aclamados do ano passado, não está seguro sob uma empresa que vale $3 trilhões de dólares, nenhum outro está.
Respondendo os seguidores
Em resposta às pessoas comentando que a Arkane deveria ter feito um jogo bom se não queria ser fechada, ela afirma que a qualidade do jogo é irrelevante. Títulos AAA são um enorme risco hoje em dia e as editoras estão preferindo arriscar mais em jogos como serviço.
‘Deveriam ter feito um jogo bom então. É isso que acontece quando você faz Redfall.’ A qualidade do vídeo game é irrelevante, e isso é algo que os consumidores deveriam estar mais cientes. Depois do fracasso de Esquadrão Suicida e o tremendo sucesso de Hogwarts Legacy, eles [Warner Games] ainda estão escolhendo fazer um jogo como serviço em vez de títulos single-player que tiveram grande sucesso.
Por que eles fazem isso? Por que eles fazem jogos como serviço quando foram grandes flops? Quando você pode fazer algo como Hogwarts Legacy, que é uma IP gigante com muitos fãs? A resposta é que a realidade da indústria agora e o motivo de eu achar que as coisas ficarão ainda piores, é que todo jogo AAA é um risco. Fazer qualquer jogo tão caro assim é um risco.
Embora jogos como serviço ainda sejam arriscados, Alanah afirma que eles são mais atrativos pois possuem um ganho exponencial. Mesmo que a Arkane tivesse feito um Dishonored 3 e fosse um sucesso crítico, ela acredita que poderia não fazer diferença.
Os jogos não precisam mais apenas ser lucrativos, eles precisam fazer com que os lucros da companhia aumentem cada vez mais a cada ano. Por isso jogos como serviço se tornam uma aposta mais atraente para as editoras, mesmo que muitos deles acabam fracassando.
Guerra pelo tempo?
Alanah também alega que está havendo uma “guerra pelo tempo”. Os jogos não competem mais apenas entre si, mas contra qualquer outra forma de entretenimento pelo tempo das pessoas.
Embora afirme que jogos single-player não deixarão de existir, a escritora acredita que veremos cada vez mais uma mudança nas grandes editoras, as quais preferem jogos como serviço que conseguem prender os jogadores por mais tempo.
O único jeito de termos um Baldur’s Gate 3 ou um Elden Ring é ser um estúdio com um grande legado com uma equipe muito experiente e geralmente uma IP. Porque a grande maioria dos estúdios que tenta fazer o que a Larian fez com Baldur’s Gate 3, acaba tendo que fechar o estúdio. Não vai funcionar, o risco é muito alto.
Alanah Pearce afirma que o mercado de indies também está passando por grandes dificuldades, com cada vez estúdios menores tendo mais trabalho em conseguir uma editora ou financiamento para os seus projetos, e acabam tendo que fechar as portas.
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