A Microsoft confirmou que quatro exclusivos Xbox sem nome serão lançados em outras plataformas de console, como PlayStation 5 ou Nintendo Switch. Segundo fontes do The Verge, corroboradas pelo VGC, esses jogos serão Pentiment , Hi-Fi Rush , Sea of Thieves e Grounded .
A notícia foi anunciada como parte de um novo podcast projetado para fornecer uma atualização sobre os planos para o futuro dos negócios do Xbox, no qual o chefe dos jogos, Phil Spencer, afirmou que a decisão foi tomada para garantir “a saúde do Xbox a longo prazo”.
No podcast, Spencer disse que Starfield e Indiana Jones – títulos anteriormente considerados considerados para o PlayStation 5 – não se tornariam multiplataforma. Em uma entrevista separada com The Verge, o executivo disse que não descartaria a possibilidade de esses títulos chegarem ao PS5 no futuro (“Não acho que deveríamos, como indústria, descartar um jogo indo para qualquer outro plataforma”, disse ele).
Ele também afirmou que os quatro lançamentos não identificados não representavam “uma mudança em nossa estratégia fundamental de exclusividade” e que “não havia nenhuma promessa além” de que esses títulos chegariam a plataformas rivais.
“Para garantir o sucesso a longo prazo tanto para o Xbox quanto para a indústria como um todo, devemos continuar a evoluir”, disse o Xbox em comunicado. “Hoje anunciamos que expandiremos as comunidades que alcançamos: estamos atualmente no processo de trazer quatro jogos do Xbox para outras plataformas.”
“São títulos que estão disponíveis para jogadores de Xbox há pelo menos um ano, incluindo joias escondidas que merecem ser experimentadas de forma mais ampla e jogos de serviço ao vivo cujas comunidades se beneficiarão ao receber ainda mais jogadores. Compartilharemos mais detalhes sobre esses títulos em breve.”
Nada mudou, ficou claro?
Ele continuou: “Ao levar esses jogos para mais jogadores, não apenas expandimos o alcance e o impacto desses títulos, mas também nos permitirá investir em versões futuras desses jogos ou em outros lugares de nosso portfólio original. Não há nenhuma mudança fundamental em nossa abordagem sobre exclusividade.”
Ou seja, aquele velho posicionamento de que alguns títulos não perderão sua exclusividade e outros, se perderem, serão somente 1 anos após o lançamento no Xbox. Existem alguns títulos indies que saíram em exclusividade ao Xbox e depois de 1 ano migraram para outras plataformas. E alguns estão à ponto de migrar também, já anunciado pelos seus estúdios e publishers desde o ano passado. Até aqui tudo rola naturalmente como costuma ser, só que nunca divulgado aos 4 ventos.
“Estamos tomando essas decisões por alguns motivos específicos. Tomamos todas as decisões realmente tendo em mente a saúde do Xbox a longo prazo, e a saúde do Xbox a longo prazo significa uma plataforma em crescimento, o desempenho de nossos jogos, a construção da melhor plataforma para os criadores e o alcance de tantas plataformas quanto possível.”
Questionado sobre como a Microsoft escolheu os quatro títulos específicos, Spencer respondeu: “Olhamos para jogos com mais de um ano. Então, eles estão no Xbox e no PC há algum tempo. Alguns jogos são voltados para a comunidade, novos jogos, uma espécie de primeiras iterações de uma franquia que atingiu seu potencial máximo, digamos, no Xbox e no PC. Sempre há crescimento, franquias nas quais obviamente queremos continuar investindo.”
Sobre os dois “jogos baseados em serviços” que se tornam multiplataforma – provavelmente Sea of Thieves e Grounded – Spencer disse que a mudança “nos daria a capacidade de continuar a investir neles. Achamos que isso é ótimo para os negócios e para as comunidades: mais jogadores com quem jogar.”
Sobre os dois “jogos menores” – provavelmente Hi-Fi Rush e Pentiment – o executivo disse: “Vemos uma oportunidade de utilizar as outras plataformas como um lugar para gerar mais valor comercial desses jogos, permitindo-nos investir em talvez iterações futuras desses, tão iguais a esses, ou apenas outros jogos como esse em nosso portfólio.”
Ele continuou: “Achamos que existe um bom valor de marca para o Xbox aí. Portanto, quatro jogos, nenhuma promessa além disso. Então, se você estiver nessas outras plataformas e vir esses quatro jogos chegando, por favor, não tome isso como um sinal de que tudo está chegando. Não é. E vamos aprender.”
A estratégia de Phil Spencer parece ser bem pretensiosa. A idéia do cabeça da Xbox é valorizar a marca e pra isso ele acredita que levando alguns jogos para outra plataformas, vai gerar interesse desses jogadores no Xbox para os jogos futuros dessas franquias e outros títulos.
Pode até ser que isso aconteça, mas não na dimensão que ele acredita. É preciso ter um bom impacto dos títulos para que tenha essa força, mas não acredito que jogando o divertido Sea of Thieves empolgue um jogador à mudar de plataforma ou adquirir mais uma. Se cada um desses jogos, venderem 1 milhão de cópias ou mais nas plataformas já será uma grande vitória nessa estratégia.
Seja como for o futuro, está claro que a Microsoft quer a marca Xbox no maior número de dispositivos possível seja através do serviços Xbox ou como publishers de jogos, tentando lucrar com seus produtos distribuindo-os no maior número de plataformas possíveis.
Você poderá jogar seus jogos preferidos no Xbox e se quiser jogar em outras plataformas e talvez, continuar seu progresso nelas. É o que Phil Spencer deseja, no futuro, para todos que fazem parte da família Xbox.
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