WIZORDUM – Resenha

Wizordum Resenha GTG - artwork
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O retro FPS dungeon crawler da Emberheart Games em co-produção da Apogee Entertainment, Wizordum, chegou aos consoles no último dia 23 de setembro. Distribuído pela Infogrames (uma editora da Atari), o título já se encontra disponível para PlayStation 4 & 5, Xbox One & Series X/S e Nintendo Switch.

FPS com esta proposta não é muito a minha cara, mas tenho muito à dizer sobre ele. Vem que eu te conto!

Sobre o jogo

O Selo Antigo de Terrabruma se rompeu, libertando as forças do Caos mais uma vez. Como um dos últimos Magos do santuário de Wizordum, você deve embarcar em uma jornada para encontrar a fonte dessa corrupção e repelir o Caos antes que ele consuma o reino em um jogo de tiro em primeira pessoa de fantasia, ideal para speedruns, que arranca uma página dos clássicos de tiro em primeira pessoa dos anos 90, como Hexen e Heretic.

Wizordum gameplay outside

Gráficos, Sons e jogabilidade

O estilo retrô pixelado do game é bonito, e a trilha sonora até impressiona já na sua tela inicial. Achei os sons bem bacanas e senti os comandos bem responsivos, num mapa de controles bom. O ponto negativo aqui fica por conta de não termos a possibilidade de editarmos os comandos. Jogando no controle, temos botões que ficam sem funções e poderíamos ter um botão com uma função de troca rápida de armamento, por exemplo.

Também tenho ressalvas sobre a diagramação do HUD, que poderia ser um pouco mais clara e intuitiva e sob o mapa, que demora um pouco para o jogador sacar suas características e conseguir se orientar às direções.

E o veredicto é…

Wizordum me surpreendeu, mesmo eu não sendo fã de FPS dungeon crawler. O título está muito fluído em qualquer momento e situação. Eu não fui, em momento algum, surpreendido com qualquer travamento ou lentidão, seja nos combates ou devido às animações de cenário.

Sinto que poderia ter ganhado tradução PT-BR pra auxiliar no entendimento da história e lore, mas basicamente é um game que visa bastante exploração, descoberta de segredos e resolução de puzzles (bem medianos, inclusive). É uma diversão descompromissada por horas e que vai escalando aos poucos, fase por fase.

Divertido em explodir goblins, por achar sem querer alguma passagem secreta ou, com muita insistência em testar cada pixel do mapa para resolver os puzzles, quando você se dá conta, está imerso no game e algumas horas já se passaram. O jogador vai coletar tesouros, munição e itens brilhantes que ele não identificar muito bem para que servem e tá tudo bem.

Wizordum gameplay dungeon

Vai questionar por diversas vezes seu senso de direção, e tá tudo bem também. Ah se tivesse um notão de troca rápida de armamento, pra eu congelar inimigos e em seguida destruí-los com uma macetada ou tiro de besta! AH que delícia seria!

E sem esquecer da dificuldade equilibrada e de um nivel de desafio satisfatório, caso você amigo tropy hunter deseja platinar ou miletar essa bagaça! Vai pensando que é bolinho!

Wizordum está disponível para os consoles PlayStation 4 & 5, Xbox One & Series X/S e Nintendo Switch.

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