Viewfinder – Sad Owl Studios/Thunderful Games

Foi através de uma preview de um youtuber famoso, que tomei conhecimento de Viewfinder. Até então, sem me aprofundar muito, porque eu prefiro ter o jogo em mãos, achava apenas um puzzle interessante. Porém o jogo havia sido lançado apenas para PS5 e PC.

Até que, talvez por sua notoriedade em ser um dos indicados à Indie Game do ano no TGA 2023 e pela obviedade do quanto o game é tecnicamente simples, ganhou versão para PS4 e chegou aqui pra gente poder avaliar! Obrigado à Thunderful Games por isso!

Sobre o jogo…

Alguma mente na Sad Owl Studios deve ter tido uma epifania, uma iluminação, que sacou em algo tão simples e óbvio, um potencial. Vai ver essa mente navegou entre Monument Valley, Unfinished Swan, Portal e Super Liminal e descobriu que em se tratando de perspectiva e desvendar caminhos(BUM!), bastava apenas ter uma câmera à mão e uma idéia na cabeça.

No geral sua ferramenta é a fotografia, é o que lhe ajuda a achar o caminho e resolver os puzzles. Mas não se limita apenas à isso. Pinturas, sketchers e ilusões de ótica podem ser a ferramenta que se tem para trabalhar. E haja trabalho para a mente!

A estória de Viewfinder é interessante: Se passa dentro de um simulador, com uma tecnologia antiga criada por um grupo de cientistas que não estão mais por perto, mas pretendiam mudar o mundo com seu projeto

Sobre o aspecto técnico do jogo

Os gráficos são simples, mas bem polidos, com tudo no lugar. O som também é bom, mas há falha no gerenciamento do mesmo. Digo isso porque você sempre estará jogando e ouvindo/lendo diálogos e mensagens seja espalhadas no cenário, de eventuais personagens, e de uma parceira não presente fisicamente, mas que em quase todas as fases está se comunicando contigo. O problema é que às vezes as vozes, assim como os textos, se misturam criando confusão, quando você é um jogador de ritmo mais rápido em explorar.

Os controles são simples e funcionam bem. O jogo é, no geral, simples! E se mantém no desenrolar MUITO bem. Eu comecei à jogar e perdi a noção do tempo. 2h passaram num piscar de olhos e algumas dezenas de clicks. O jogo leva em média 5h para terminar.

E o veredicto é…

Viewfinder é um jogo que não deve ser ignorado, tanto por quem gosta de um bom puzzle, como quem se preocupa em jogar bons indies, sendo óbvio o porquê da sua indicação no TGA 2023. O jogo tem tradução em PT-BR porém, nesta versão de PS4, não há registro de troféus, só estando disponíveis por enquanto no PS5. Creio eu que seja um erro momentâneo à ser corrigido.

Também senti falta de um menu de seleção de capítulos e fases, sendo mais pratico para quem busca platinar e não há um local fixo de estatísticas de colecionáveis por capítulos e fases, guiando o jogador onde deve revisitar. Mas isso é mero detalhe que só desagrada aos platinadores. Enfim, recomendo com força este jogo que te recompensa à desafiar a mente.

É um indie de luxo e faz parte da nossa bela lista de indies que recomendamos, no qual você pode conferir após nosso gameplay do jogo, abaixo:

Veja também: [LISTA] Jogos Indie que recomendamos

Rolar para cima