Hoje, a internet foi surpreendida com a antecipação do trailer do novo Grand Theft Auto. Mas, tirando o óbvio, muitos detalhes de GTA VI passaram desapercebidos e nós destrinchamos do primeiro ao último segundo e trazemos pra você!
Protagonistas do GTA VI
Lucia é o nome da protagonista feminina em GTA VI, que atua junto com um protagonista masculino de nome ainda não revelado. Por´pem especula-se que seja de fato o que os vazamentos trouxeram, provavelmente o nome do parceiro de Lúcia será “Jason”.
É Vice City?
Sim, o jogo apresentará um mapa do estado de “Leônida”, com uma Vice City expandida, do litoral ao centro, além de uma área dos portos e pântanos, obviamente o aeroporto e o presidio do qual Lúcia deixa em liberdade condicional. Há também algumas ilhas, comparando ao mapa real do sul da Flórida, que podem ser referidas de South Beach, Key Biscayne, Key Largo, etc. Há profundidade em cada área? Provavelmente.
Estória do GTA VI
Ao que tudo indicou, a história começa com a ex-detenta Lúcia e vai ser ambientada em tempos atuais. O trailer mostra uma espécie de pacto que Lucia faz com o protagonista masculino, provavelmente seu par romântico e o roteiro vai conduzir em um grande roubo/golpe ambicionado por ambos. Muito do que foi vazado se confirma nessa narrativa meio Bonnie & Clyde.
Confira algumas capturas, feitas diretamente do trailer divulgado pela Rockstar:
Novidades do GTA VI?
Nos segundos iniciais é mostrado o landscape da área do presidio, no nascer do sol característico da Flórida e em seguida apresentado Lucia. E notamos que nesse pouco tempo é utilizada a paleta de cores da arte que promovia o lançamento do trailer.
Do que eu percebi, eu não diria que existam de fato novidades, mas elementos que vários jogos da Rockstar tiveram foram reunidos aqui, só que muito melhores. Por exemplo, após apresentar Lúcia, o trailer mostra uma tomada aérea da praia e apresenta o landscape da cidade de Vice City com seus prédios na orla e a profundidade do mapa e do ambiente do jogo. Você consegue identificar como o mar está cristalino, mostrando não só daquela altura os detalhes do que compõe a “vida” nas águas, como golfinhos, peixes e tubarões, banhistas com seus jet-skys, na beira da água, guarda sóis e vegetação, tudo muito ambundante e com riqueza de detalhes(Já há comparações com fotos reais), com aves migratórias cruzando à tudo aquilo, mostrando a profundidade e performance da engine com tudo que ela espera lidar no gameplay, mas não temos como confirmar que aquilo será constante e sólido, de fato, no gameplay.
Parece que aproveitaram a vida ativa da fauna de RDR2 para incluí-la no jogo com os crocodilos e aves, tudo porque provavelmente a imersão ao mapa será mais densa, com possibilidade de podermos explorar o interior de casas, edifícios e outras construções. Dois momentos no trailer mostram que supostamente a vida animal dará as caras fora do seu habitat e que nós poderemos entrar e explorar construções.
Um take da praia mostra incrivelmente a densidade não só por todos os npc’s, mas como todos tem movimento, o céu também conta com bastante aeronaves, há atividade na água e naturalidade em todos os movimentos, inclusive dos cabelos das banhistas mais à esquerda da tela. Nota-se também, levemente mas presente, o movimento de areia que os pés dos corredores provocam.
Em dois momentos do trailer são mostrados os veículos aquáticos do ambiente de Vice City e notamos que a quantidade de tipos de embarcações está maior, em modelos e dimensões. Temos agora grandes navios, rebocadores e balsas de diversos tamanhos. Ah os característicos Airboats de Everglades estão presentes!
A vida aérea parece que será bastante intensa, em quase todos os momentos do game, há presença de aeronaves diversas no ar, bem como pássaros. Já identifiquei que o característico helicóptero presente em GTA: Vice City, Sea Sparrow está presente. Me pergunto se os drones do GTA Online darão as caras.
Há boates, e uma concentração generosa de npc’s nelas e nas ruas mais movimentadas do jogo. Não há como saber se aquilo estará no gameplay ou se foi composto uma cutscene para o trailer. Mas que o nível de detalhes permanece aqui, com muita densidade, permanece. Você pode notar que na cena da boate temos além dos diversos npc’s todos com seus movimentos fluidos, dinheiro voando, bebidas com artifícios de luz, iluminação da boate e telas de smartphones ativas, gerando inclusive leves reflexos de luz, tudo muito impressionante em questão de performance na engine.
Ao que parece bodyshops serão mais “vivas”, não só como aquele “salãozinho” para customização dos carros e motos, mas como ponto de encontro. Há capturas de momentos mostrando arruaça de rua com zerinhos e rachas, que tem estado em alta pelas redes sociais nos EUA desde a pandemia. Uma pick-up verde é exibida de uma finada celebridade em “ação” pelas redes sociais e mostra o nível de detalhes no brilho da pintura e espécie de pintura como flakes(alô Midnight Club?!).
A vida noturna se mostra mais ativa, principalmente no taque em que mostra a Ocean Drive, com muitos npc’s, luzes de fachadas, tráfego e “vida” dentro de apartamentos. Tanto na vida noturna das ruas e dentro dos estabelecimentos como as boates, nota-se que muito efeito de luz é usado, com esmero, do muito que eu ví em Red Dead Redemption 2, em alcance e reflexo/brilho de luzes, o trailer abusa e flui.
É necessário dizer que, no momento em que é capturado uma garota de bikini numa cobertura de algum edificio de Vice City, o impressionte está no movimento dos cabelos e sua estrutura que não atravessa o corpo, dando mais veracidade como um elemento físico, o que dificilmente viamos nos jogos com tanta fuidez. Nota-se a banhista na jacuzzi com uma água não só cristalina mas com excelente movimento e reflexo.
Quando é mostrado o painel “VICE”, o que noto é um certo exemplo do que pode vir à acontecer com o jogo na questão de mudanças climáticas e de transição de horas. Teremos provavelmente algo com mais naturalidade neste sentido, pode ser que uma IA seja implantada pra fazer avançar as horas e mudança de clima ser mais aleatóra, mas com previsibilidade do jogador. Tudo isso eu especulo pois há partes do trailer que não só mostram a capital ensolarada com céu limpo, mas também nublado, com ruas molhadas em diversos lugares e situações e o “clube de lama”.
Gangues, como em GTA: San Andreas. Há um indício que as gangues podem estar de volta, mas não aquele aspecto territorial e sim como participante da trama. As alfinetadas ao mundo de hoje, ao comportamento e às corporações estão de volta, com alguns anúncios e outdoors presentes, há referências de “criminosos e atos famosos” dos últimos anos e parece que até a famosa tattoo no ânus de Anita, virou referência no game.
Uma coisa que posso considerar novidade mesmo é a presença ativa de redes sociais no game. Provavelmente o jogo terá uma própria, inspirada no Instagram. Em diversos momentos o trailer mostra “postagens” desta rede social e npc’s com seus smartphones em punho capturando momentos para as postagens. Diferente de GTA V, acredito que aqui poderemos usar smartphone como se usa uma arma e postar ao vivo no jogo, seja para o universo offline como online. Tenho uma suspeita sobre isso pois a Rockstar pôs fim na sua Rockstar Social Club. Ou ela pretende lançar uma nova, ou integrar com as rede sociais as postagens que poderemos capturar dentro do gameplay.
Pode ser uma estratégia de marketing para o game que promete ser longevo, com suas atualizações, microtransações e o próprio jogador fomentando marketing do jogo fará que a Rockstar Games consiga manter a mesma estratégia de GTA V do qual manteve o preço cheio do jogo por muito tempo.
Fato curioso
Quem é fã de algum jogo da franquia, sabe que a trilha sonora marca a experiência em gameplay, desde GTA: Vice City. O fato é que para a música tema deste trailer(Love is a long road), foi escolhido nada mais, nada menos que um dos maiores músicos, nascidos no estado da Flórida, Tom Petty. Que inclusive já teve mais músicas de sucesso suas, nas rádios da franquia.
Provavelmente só sairá para nova geração, Xbox Series S/X, PS5 e muito posteriormente, PC. A data? 2025.
Histórico de lançamento dos jogos Grand Theft Auto
Jogo | Data de lançamento |
---|---|
GTA | 28 de novembro de 1997 |
GTA 2 | 22 de outubro de 1999 |
GTA 3 | 23 de outubro de 2001 |
GTA: Vice-City | 29 de outubro de 2002 |
GTA: San Andreas | 26 de outubro de 2004 |
GTA: histórias de Liberty City | 24 de outubro de 2005 |
GTA: Histórias de Vice City | 31 de outubro de 2006 |
GTA 4 | 29 de abril de 2008 |
GTA 5 | 17 de setembro de 2013 |
GTA 6 | 2025 |
Abaixo, confira o trailer oficial do jogo em nosso canal:
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