Super Mario Bros. Wonder está chegando, mas fora do trailer de revelação inicial, há detalhes que pescamos por aí e vamos reunir tudo aqui para vocês!
O jogo começa quando o Príncipe Florian, governante do Reino das Flores, tem seu castelo roubado por Bowser. Depois de se fundir com uma Flor Maravilha, o rei dos Koopas consegue sobrevoar esta nova terra, povoando-a com seus caóticos comparsas. Como sempre, cabe a Mario e seus amigos salvar o dia, mas desta vez ele tem mais amigos do que o normal.
Os personagens jogáveis são: Mario, Luigi, Princesa Peach, a dupla Toad Amarelo e Azul, Toadette, Daisy, Yoshi Vermelho, amarelo ou azul ou Nabbit. A maioria dos personagens tem jogabilidade idêntica, sem suas peculiares características para que você escolha o que você mais gosta. Já Yoshi e Nabbit não sofrem danos e são indicados para jogadores iniciantes ou que desejam jogar sem maiores dificuldades.(É uma opção legal para crianças pequenas possam jogar sem passar pelo crivo de game over, menus, restarts e afins). Yoshi contará com a sua característica de engolir e cuspir
Sobre o mapa, são sete mundos no total: Pipe Rock Plateau, Fluff Puff Peaks, Shining Falls, The Petal Isles e mais três que ainda não foram nomeados. Ele utiliza a clássica movimentação linear do mapa, como conhecemos, mas adiciona a possibilidade de área de exploração livre em alguns pontos, para que você possa escolher qual fase percorrer primeiro. O legal também é que nas fazes irão aparecer flores falantes que conversam com você, para tecer comentários ou até dar dicas de onde pode ser interessante ir.
Há novos power-ups no jogo, como o poder do Elefante, no qual permite que você use sua tromba como arma, quebre tijolos com mais facilidade, corra por grandes lacunas e armazene água para uso posterior. Eu achei super interessante o power-up de perfuração que pode causar danos aos inimigos acima de você e permitir que você se enterre no chão ou no teto. Mas calma, os power-ups tradicionais estão presentes!
Mas certamente a forma de dar novos poderes aos personagens é que fazem o gameplay ser mais interessante ainda, como o Wonder Flowers, que desencadeiam dramáticas transformações visuais e artísticas no cenário e perspectivas de gameplay. O vídeo mostra tubos de dobra ganhando vida, hordas de inimigos surgindo e personagens se transformando em balões ou bolas de espinhos. Depois de coletar uma Wonder Seed, o cenário voltará ao normal. Essas sementes podem ser usadas posteriormente para desbloquear novos cursos.
Outra novidade à enriquecer o gameplay são os badges/distintivos. Eles representam habilidades equipáveis as personagens. São desbloqueáveis ao longo do jogo e você poderá usar 1 por vez nas fazes, mas com a possibilidade de troca-los, caso a escolha não facilite o gameplay daquela fase. Ainda terão desafios com bagdes que renderão itens.
Você pode jogar com quatro jogadores localmente, mas em vez de se transformarem em bolhas quando morrem, como nos jogos anteriores, eles se tornam fantasmas. Se outro jogador conseguir alcançá-los antes que o tempo acabe, eles reaparecerão sem perda de vida. Se você ativar o jogo online, poderá ver outros jogadores como sombras, jogando cursos ao mesmo tempo que você. Eles também podem trazer seu fantasma de volta à vida, tocando você manualmente ou colocando um standee em um curso. Standees são basicamente placas de sinalização modeladas a partir de personagens e podem ser compradas em uma loja de popelina.
Se você quiser jogar online com amigos, alguns percursos também permitirão que você corra neles. Ao atingir um bloco de corrida com sombras no mesmo percurso, você pode acionar um cronômetro para ver quem consegue chegar ao final primeiro – embora isso às vezes exija que você derrote um chefe ou colete uma Semente Maravilha também. Isso é tudo, confira o vídeo agora para entender melhor alguns pontos: