Fala pessoal Muu chegando por aqui, mais uma vez “again” de novo e desta vez vou comentar sobre o jogo The Stone of Madness, que segue um estilo de stealth tático.
Descrição do jogo:
The Stone of Madness é um jogo de stealth tática em tempo real que decorre num Mosteiro Espanhol do século XVIII. Localizado nos Pirenéus, este mosteiro Jesuíta desgastado pelo tempo é o lar de um manicómio e uma prisão inquisitorial. Cinco prisioneiros – atormentados por punições cruéis, loucura, e desespero – juntam as suas habilidades e recursos para enfrentar as suas fobias, combater a insanidade, desvendar os mistérios do Mosteiro, e tentar fugir.
Foge do Mosteiro
Fugir de um mosteiro tão bem guardado não é uma tarefa fácil, mas Agnes, Leonora, Eduardo, Amelia, e Alfredo estão determinados em fazê-lo. Alterna o controlo entre todas as cinco personagens e utiliza as suas habilidades únicas e melhoráveis para lançar feitiços, assassinar alvos, distrair inimigos, imobilizar espíritos malignos, explorar áreas de acesso difícil, e mais.
Explora os teus arredores e combina as habilidades da tua personagem para encontrar pistas e ferramentas espalhadas pelo mosteiro. No entanto fica atento, se fores encontrado onde não deverias estar, os guardas não serão meigos.
Gere a Loucura
Para navegar o mosteiro de forma eficaz tens de ter em conta o estado mental das personagens.
Cada personagem jogável possui um conjunto de fobias plenamente realizado. Ativar estas características esgota a sanidade de uma personagem, culminando com a ativação de um evento traumático com efeitos negativos como a paranoia, demência, ou episódios de violência; mudando fundamentalmente a forma de jogar com a personagem afetada.
Descobre os Segredos Interiores
Escolhe entre duas campanhas plenas para executar, cada uma com as suas histórias, objetivos, personagens especiais, e outras surpresas.
O tempo é contínuo em The Stone of Madness. As ações têm consequências, e os jogadores têm de considerar o seu período do dia enquanto tomam decisões.
Infiltrar, explorar e recolher materiais, são todas tarefas ideais para completar durante o dia quando os guardas de segurança são facilmente distraíveis. Mas quando a manhã dá lugar ao anoitecer, os habitantes paranormais do Mosteiro começarão a revelar-se; ameaçando a sanidade das personagens.
A noite é sabiamente aproveitada a planear e gerir o plano para fugir. Qualquer jogador que explore o mosteiro depois do recolher obrigatório encontrará um desafio extra. A segurança é mais apertada, os guardas não serão meigos com nenhum prisioneiro a vaguear. Mas de vez em quando, o risco vale a recompensa.
Experiencia um Deslumbrante Estilo Artístico Pintado à Mão
Os visuais em The Stone of Madness foram carinhosamente pintados à mão e animados quadro a quadro, inspirando-se muito no artista do século XVIII Francisco De Goya.
A perspetiva isométrica do jogo age como a exibição perfeita para os visuais chamativos, permitindo aos jogadores observar cada pequeno pormenor e sentir como se se estivessem a aventurar numa pintura de Goya trazida à vida.
Trailer Oficial de lançamento:
Informações sobre o jogo:
- Versão do jogo: PS5
- Tamanho total do jogo instalado: 3,78GB
- Desenvolvedora: The Game Kitchen
- Distribuidora: Tripwire Interactive
- Gênero: Estratégia
- Data de lançamento: 28/01/2025
- Resolução máxima do jogo: 4K 60FPS
- Possui HDR: Sim
- Ray Tracing: Não
- Multiplayer: Não
- Preço: PS5 R$: 159,90 / PC Steam R$: 88,99 / Xbox R$: 112,45
Opinião sobre o jogo The Stone of Madness:
The Stone of Madness é um jogo de estratégia e infiltração em tempo real com elementos roguelike, desenvolvido pelo estúdio espanhol The Game Kitchen (Blasphemous) e distribuído pela Tripwire Interactive. O jogo se passa em um manicômio isolado no século XVIII, onde um grupo de prisioneiros tenta escapar enquanto lida com insanidade progressiva. Com uma estética inspirada em pinturas de Francisco de Goya e uma mecânica de gerenciamento de loucura, o jogo se destaca por sua ambientação sombria e desafiadora.
Jogabilidade
O jogo adota uma abordagem isométrica e coloca o jogador no controle de uma equipe de pacientes, cada um com habilidades e fragilidades distintas. O objetivo principal é explorar o manicômio, encontrar recursos e pistas, e traçar um plano de fuga antes que a sanidade do grupo se deteriore completamente.
Os personagens possuem diferentes estados mentais que afetam suas ações. O conceito de “pedra da loucura” influencia diretamente a jogabilidade: quanto mais insano um personagem se torna, mais erráticas suas ações ficam, tornando a fuga ainda mais complicada. O jogo oferece diferentes rotas de fuga e incentiva a experimentação com estratégias variadas.
As mecânicas principais incluem:
- Gerenciamento de sanidade: Personagens podem sofrer surtos, entrar em pânico ou se recusar a cooperar dependendo de seu estado mental.
- Infiltração e furtividade: Movimentar-se pelo manicômio exige discrição, pois guardas e médicos estão constantemente patrulhando.
- Quebra-cabeças ambientais: Para escapar, o jogador precisa resolver enigmas, coletar itens-chave e interagir com o ambiente.
- Eventos aleatórios: Cada partida é única devido à geração procedural de desafios e itens.
Estética e Atmosfera
A direção artística do jogo é um de seus pontos mais fortes. Inspirado na arte de Goya e no período barroco espanhol, The Stone of Madness apresenta um estilo visual único, com personagens e cenários desenhados à mão. O ambiente transmite um senso de opressão e decadência, reforçando a sensação de desamparo dos personagens.
A trilha sonora e os efeitos sonoros são igualmente imersivos, utilizando sons ambientes e uma música soturna que aumenta a tensão à medida que os personagens perdem a sanidade.
Dificuldade e Fator Replay
O jogo não é fácil. O gerenciamento de recursos é limitado, e o comportamento imprevisível dos personagens pode frustrar jogadores menos pacientes. Pequenos erros podem levar a consequências catastróficas, tornando cada tentativa de fuga uma experiência tensa.
A presença de múltiplos personagens jogáveis, diferentes estratégias de fuga e eventos aleatórios aumentam a rejogabilidade, mas o nível de desafio pode ser um obstáculo para aqueles que preferem uma experiência mais acessível.
Pontos Positivos
- Atmosfera sombria e envolvente
- Mecânica inovadora de sanidade
- Desafios estratégicos interessantes
- Alto fator de rejogabilidade
Pontos Negativos
- Dificuldade elevada pode frustrar alguns jogadores
- Sistemas complexos podem parecer confusos no início
- Falta de polimento em algumas mecânicas e IA
Considerações Finais
The Stone of Madness é um jogo ambicioso e único, misturando estratégia, furtividade e horror psicológico de forma original. Sua estética impressionante e mecânicas de sanidade inovadoras criam uma experiência memorável, mas sua dificuldade elevada e complexidade podem afastar jogadores mais casuais.
Para fãs de jogos desafiadores e atmosféricos, ele oferece uma experiência imersiva e gratificante, desde que estejam preparados para lidar com a imprevisibilidade e o alto nível de dificuldade.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Tripwire Interactive.
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