The Last Night – O que aconteceu com esse jogo?

Hoje vamos falar sobre o jogo The Last Night, que tinha de tudo para ser um estrondoso sucesso no Xbox, numa época em que o console já carecia, de um novo exclusivo bem sucedido.

Com a alma de um jogo de plataforma cinematográfica e com o coração de um suspense de ficção científica, The Last Night é ambientado em um mundo pós-cyberpunk com uma visão profunda e vibrante do futuro.

Primeiro, os humanos conheceram a era da sobrevivência. Depois, conheceram a era do trabalho. Agora eles vivem na era do lazer. As máquinas superaram o trabalho humano não só na força, mas também em precisão, inteligência e criatividade. A luta pela sobrevivência não significa mais comida e água, mas encontrar um propósito para a vida. As pessoas agora se definem pelo que consomem, não pelo que criam.

The Last Night leva você ao cotidiano de Charlie, um cidadão de segunda classe vivendo em uma cidade repleta de crescimento e de pessoas vivendo uma existência gamificada, mas nada disso pode ser vivido pelo próprio Charlie devido a um acidente de infância. Apático e desmotivado pelo mundo aparentemente sem sentido em torno dele, Charlie é presenteado com uma oportunidade de tomar as rédeas da sua própria vida. Mas a que custo?

Jogabilidade 

The Last Night é um jogo de plataforma 2.5D, onde o jogador controla Charlie, um homem de classe baixa que vive em uma “era de lazer” onde computadores e máquinas assumiram todo o trabalho braçal. O jogador pode fazer com que Charlie explore sua cidade, Charlie pode conversar com outros cidadãos e o jogo também inclui elementos furtivos.

Um início controverso…

The Last Night foi apresentado pela Microsoft como jogo exclusivo em seu showcase da E3 2017. Até então, o belíssimo jogo em pixel art causou um alvoroço por um simples trailer que à olhos atentos, revela um incrível processo de criação visual. Nada comparado ao embrião que era em 2014 quando era uma game jam. Veja abaixo um trecho capturado de uma demo em flash:

Após a estreia do jogo na E3 2017, Tim Soret foi notado por ter postado declarações anteriormente por volta de 2014 e desde então nas redes sociais que foram vistas como pró-Gamergate e antifeminismo . 

Juntamente com os descritores usados ​​no material de marketing do jogo, como “cidadão de segunda classe” e “existência gamificada”, que foram vistos como alinhados com essas visões, alguns recorreram a Odd Tales e Raw Fury para que parassem de publicar o jogo.

Tim respondeu depois disso que sua posição, de sua posição anterior mudou desde então, e que The Last Night não pretendia de forma alguma ser um comentário em torno da controvérsia do Gamergate. Ele se desculpou por seus tweets anteriores enquanto estava no palco durante o PC Gaming Show no dia seguinte, afirmando “Eles não representam de forma alguma onde estou hoje ou sobre o que será The Last Night “.  A Raw Fury apoiou Tim, afirmando: “Os comentários que Tim fez em 2014 são certamente surpreendentes e não se enquadram na pessoa que conhecemos, e esperamos que todos que estão lendo isto e que nos conhecem na Raw Fury, em nível pessoal e profissional, saibam que não toleraríamos trabalhar com alguém, que retrata a caricatura de Tim que está circulando pela internet agora.” 

Entrevista de Tim Soret

Em entrevista à Vice , Tim Soret disse que embora The Last Night tenha temas que outros veem como de direita, como criticar o conceito de renda básica universal, seu objetivo com o jogo não é criticar esses elementos, mas apenas descrever um mundo que percorreu uma determinada trajetória para implementar esses elementos, para melhor ou para pior, e explorar os novos problemas que foram introduzidos. Soret comparou esta abordagem aos filmes Gattaca e Wall-E , nenhum dos quais ele sentiu politizar a situação e apoiou ainda mais a crença de que os tweets foram exagerados por algumas pessoas que tentavam criar uma controvérsia para se beneficiarem.  A controvérsia em torno de Soret e The Last Night, fez com que a situação fosse chamada de ” Pato Milkshake “, um meme introduzido á cerca de um ano antes, mas que ganhou um uso mais amplo após essa controvérsia. 

Entre declarações e promessas, só esperanças nos resta?

Passada a controvérsia, nada do jogo vinha sido divulgado, tampouco Soret respondia à indagação da imprensa e do público. Dois anos de um hiato que, entre poucas e oficiais manifestações, a ODD Tales e a Raw Fury se limitaram à divulgar novamente o trailer ou um caption dele. Mas no reddit, crescia um grupo que conseguia explicações sobre o que estava ocorrendo.

Um usuário perguntou: “Alguém sabe o que aconteceu com o jogo cyberpunk The Last Night. Sem updates para sempre, me deixa louco”. Soret então participou da conversa respondendo: “Seja paciente. O jogo evoluiu tremendamente à medida que descobrimos o que poderíamos alcançar como desenvolvedores de jogos e à medida que o orçamento crescia. Você entenderá quando ver os resultados.”

A discussão no reddit não parou por aí. O público de TLN é bem dividido sobre o que pensa de toda a história. Alguns ainda esperam novidades, outros acreditam que o jogo “nunca verá a luz do dia! Muitos desaprovam as declarações soberbas de Soret. E é notável em vários de suas justificativas e tweets. Segue uma declaração extraída do reddit:

Depois de Backbone & Replaced, essa é uma parte importante do motivo pelo qual parei de exibir The Last Night completamente.
Estamos discutindo com Geoff sobre mostrar The Last Night novamente um dia, mas isso não é para esta noite. Ainda não é a hora. O que estamos fazendo é muito mais rico e ambicioso do que apenas imitar nosso visual.
Há mais do que suficiente para fazer vários trailers que poderiam ser facilmente mostrados agora, mas acho melhor ter certeza de que estamos mais perto do lançamento antes, em vez de mostrar o jogo todos os anos.
Idealmente, eu gostaria de fazer um trailer longo e rico para deixar você absorver tudo – cerca de 5 a 6 minutos, em vez de apenas um anúncio curto e sexy.

O status atual…

Acontece que, Soret criou em dezembro de 2020 um grupo no Discord do qual ele compartilha um pouco das coisas com o integrantes, e até agora, temos visto muito coisa bacana que “justifique” o mistério e a alegada visão de ambição. A junção de pixel art com 3D, luzes e reflexos no jogo, para nós, foi ambicioso, mas o que mostraremos à seguir, sinceramente, parte de um elemento que vimos muito em 2012, em FEZ.

No final de 2021, Tim Soret comentou sobre o jogo:

Na ocasião a Odd Tales confirmava que The Last Night reapareceria oficialmente para o público em 2022 e Tim Soret, diretor do jogo e fundador do estúdio, também comentou sobre o rompimento da Odd Tales com a editora Raw Fury.

O que aconteceu com The Last Night, jogo de aventura retropunk pixelizado que mesmo ainda não lançado, atraiu uma enorme atração na indústria, causando até na criação de outros jogos inspirados em seu visual?

Tim Soret, diretor criativo e fundador da Odd Tales, confirmou que o desenvolvimento nesta ambiciosa experiência de pixel art continua, apesar das dificuldades encontradas após o rompimento do estúdio com a editora Raw Fury.

Nas colunas do PCGamer, o diretor da equipe de desenvolvimento de The Last Night tranquilizou todos os fãs do gênero, apontando que “The Last Night será exibido no próximo ano, não antes. Ouvi rumores sobre um vídeo por vir. Apresentado no TGA 2021 mas, na verdade, são apenas rumores.”

Lembrando que Soret trabalha junto à Yann Poyac Co-Diretor e Diretor de arte na Odd Tales, sendo investidor do estúdio desde 2018. Poyac é tal qual ativo no twitter quanto Soret e em outubro passado chegaram à divulgar uma participação da Odd Tales na RGB Games Programming Conference, na qual apresentaram sobre a arquitetura de jogo de TLN.

Quanto ao estágio atual de desenvolvimento de The Last Night e, portanto, o tempo necessário para o lançamento do título, Soret diz que:

“Em uma era de crises e hiper-midiatização no mundo, não tenho intenção de fazer nenhum anúncio no momento. Respeito, acima de tudo, em não tornar ainda mais preocupante e um tanto estressante o desenvolvimento que minha pequena equipe está fazendo no jogo.”

O fundador da Odd Tales então refletiu sobre os efeitos da separação da Raw Fury e a ausência de editores para continuar o desenvolvimento de The Last Night:

“Desde então, crescemos e amadurecemos tremendamente como uma equipe jovem. Estamos construindo The Last Night tijolo por tijolo, tomando nosso tempo para projetar, documentar e implementar cuidadosamente cada parte do jogo, desde a evolução do nosso estilo visual para as plataformas de nova geração até o design de dezenas de opções de acessibilidade na gameplay.”

Ao final de seu discurso, Soret explica que:

“Voltaremos a falar sobre The Last Night em 2022, nossa missão é surpreendê-los com toda a força e originalidade de nossa proposta.”

The Last Night está em desenvolvimento para consoles Xbox e Windows PC.

Página sobre o jogo no reddit: https://www.reddit.com/r/thelastnight/

Comunicado da Raw Fury sobre o jogo:

Raw Fury e Odd Tales se separam em The Last Night

Dois anos atrás, Raw Fury e Odd Tales concordaram em se separar em The Last Night. Agora finalizamos um acordo que devolve todos os direitos de publicação de The Last Night à Odd Tales, que cuidará exclusivamente do jogo daqui para frente. Desejamos à equipe da Odd Tales tudo de melhor em seus empreendimentos futuros.

Página do jogo na steam:

Blog do ID@Xbox: https://news.xbox.com/en-us/idatxbox/

Último tweet do Tim Soret sobre o jogo:

Tradução: De fato, apenas para a próxima geração (embora eu chamaria essa geração de geração atual agora).

Atualmente somos uma equipe básica de 4 funcionários em tempo integral (2 artistas, 1 escritor, 1 programador) e embora tenhamos muitas atualizações
nos bastidores, publicamente só darei uma atualização, quando tivermos de encerrar nossa rodada inicial, o que nos permitirá seguir em frente e contratar uma equipe de produção.

Vídeos diversos do jogo:

Pre-alpha footage for The Last Night shown at the 2017 PC Gaming Show:

Uma alternativa para nós viuvas do the last night é o jogo REPLACED que parece seguir bem o estilo cyberpunk obscuro também.

O QUE É REPLACED?

REPLACED é um jogo de plataforma de ação retro-futurista de ficção científica 2.5D onde você joga como REACH – uma inteligência artificial presa em um corpo humano contra sua própria vontade. 

REPLACED combina plataforma cinematográfica, pixel art e combate de ação de fluxo livre com uma história distópica envolvente e profunda ambientada em uma década alternativa de 1980.

Explore e descubra os mistérios dentro e ao redor da cidade de Phoenix a partir da perspectiva do REACH, que está aprendendo como ser humano em uma sociedade que piorou.

Tudo é governado pela corrupção e pela ganância. Os que estão no poder veem os humanos e os seus órgãos como nada mais do que apenas moeda.

Bom pessoal, essas foram todas as informações que conseguimos coletar e levantar sobre o jogo The Last Night, esperamos que vocês tenham curtido esse artigo, e sanado todas as dúvidas sobre o que aconteceu, e o que está acontecendo atualmente com o desenvolvimento deste jogo, qualquer dúvidas ou informações, não hesitem em comentar abaixo, no campo de comentários deste post, contamos com a ajuda de todos vocês!

“É nóis!”

Fontes: Wikipedia / Reddit / PC Gamer / Game informer / RawFury / Polygon / The Last Night Wiki / ID@Xbox

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