The Bookwalker: Thief of Tales é um adventure diferentão. Sua narrativa trabalha sob a fantasia da escrita utilizando no gameplay a visão em primeira pessoa e em perspectiva isométrica e nos traz na história um escritor chamado Etienne Quist que está “preso”, impedido de escrever e ao tentar buscar uma solução para se livrar das algemas que lhe impedem da escrita acaba aceitando uma condição para tal, que é obter um elixir da imortalidade, só que para isso ele entra na história de um livro, literalmente!
E a forma como isso se desencandeia e é explicada ao longo do gameplay é bem bacana. Você começa em primeira pessoa, tem uma certa liberdade de ação exploratória no ambiente em que é colocado e ao adentrar o livro é transportado à uma visão isométrica para então ir atrás do tal elixir. Isso é caracterizado como um sonho mas com a opção de sempre “acordar” dele e voltar ao seu apartamento, na visão em primeira pessoa para alguma tarefa. E inicialmente o jogo explora isso muito bem, e traz um personagem que te ajuda no mundo do “sonho” alegando que ele já leu toda a história que você está vivendo, dando à você nos mais diversos momentos dicas do que fazer e do que significa certas coisas, mas não automaticamente, você precisa sempre trabalhar o raciocínio do que fazer e se possível, consultar a ajuda antes para se precaver.
No gameplay em sí, eu notei que os controles são meio imprecisos e confusos, tanto no direcionamento do personagem, quanto na disposição de interação com os objetos. Sabe aquela sensação de ficar “esfregando” o personagem numa parte do cenário para achar o ponto de interação com um objeto? Pois é. Os gráficos são ok, nada de surpreendente, têm uma proposta visual condizente com as artes dos flyers do jogo. O som também é ok, só nos efeitos sonoros que achei que podiam ser melhores e em certos momentos mais presentes. Pra resumir, o jogo é modesto e vale à pena para quem gosta não só de propostas diferentes, como curte adventure com boa história.
O jogo está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox Series S e X, Xbox One e PC.
E aqui vai nosso gameplay. Comente o que achou do jogo!