Team Ninja explica os níveis de dificuldade de Ninja Gaiden 4

Ninja Gaiden 4 artwork
Compartilhe com seus amigos:

O texto abaixo sobre o jogo Nija Gaiden 4, originalmente foi publicado no site oficial.

A transmissão de Xbox Tokyo Game Show 2025 chegou. Yakumo entra na arena de batalha, empunhando em sua mão o Takeminakata, uma das armas que o acompanhou em inúmeras lutas mortais.

Este é o primeiro bloco do inferno encarnado, tomando a forma do primeiro capítulo de Ninja Gaiden 4, Bloodsoaked Tokyo. A dificuldade: Mestre Ninja. É um mundo onde um único erro de julgamento pode tirar a vida com uma facilidade assustadora.

Com passos firmes, aperfeiçoados unicamente pela experiência, Yakumo massacra os operativos da D.D.O., demonstrando todo o poder de um verdadeiro Mestre Ninja. Ele aparar habilmente as lâminas fatais, golpes que poderiam significar morte instantânea se acertassem. Ele é acompanhado pelo jogador, que já superou inúmeros desafios ao seu lado.

O caminho até o ponto em que Yakumo e o jogador agora enfrentam o desafio supremo da dificuldade Mestre Ninja foi uma jornada longa e árdua — nenhum dos dois possuía todas as habilidades de um mestre ninja desde o início. Chegar até aqui exigiu esforço incansável e treinamento constante, que é justamente a proposta de Ninja Gaiden 4.

Independentemente do seu nível de habilidade inicial, este jogo vai forjar você, guiando-o em um caminho de crescimento ao lado de Yakumo e Ryu, até se tornar alguém capaz de alcançar o topo no universo dos mestres ninjas.

Um desafio para todos

Desde suas origens no clássico Ninja Gaiden, esta série sempre foi centrada em movimentos ágeis típicos de ninjas, combates de espada impressionantes e ninpo (os ensinamentos espirituais dos ninjas), além da emoção de derrotar inimigos, tudo isso oferecendo uma experiência notoriamente difícil.

Especialmente dentro do gênero de jogos de ação pura, a série Ninja Gaiden há muito tempo é um exemplo de desafio implacável. Por esse motivo, ao pensar em começar Ninja Gaiden 4, pode surgir um momento de hesitação.

Mas, como se respondesse a essas preocupações, Ninja Gaiden 4, que marca o primeiro novo título na série em 13 anos, apresenta um sistema de dificuldade e acessibilidade excepcionalmente detalhado e cuidadosamente planejado.

Logo no início, é possível escolher entre três dificuldades principais: Hero, Normal e Difícil. Dentro dessas categorias, há configurações ainda mais específicas e, com a possibilidade de alternar livremente entre as dificuldades a qualquer momento, o jogador sempre consegue encontrar o equilíbrio perfeito entre desafio e progresso na história.

Vamos considerar um exemplo: aqueles que não são apenas novos na série Ninja Gaiden, mas também em jogos de ação como um todo, como as configurações de dificuldade podem evoluir conforme jogam, garantindo um fluxo constante de desafios satisfatórios?

Começando no modo Hero, você pode ativar as funções Auto Evade, Auto Block e Auto Assist, exclusivas dessa dificuldade. Essas ferramentas oferecem aos iniciantes lições valiosas: indicam quando desviar ou bloquear para dominar o ritmo do combate e como conectar combos para um ataque fluido.

Na minha primeira jogatina, o modo Herói permitiu um momento de observação, em que era possível focar nos melhores movimentos de Yakumo — tanto ao ser cercado por inimigos quanto ao enfrentar adversários formidáveis —, tudo isso mantendo a experiência intensa pela qual Ninja Gaiden é conhecido.

Yakumo desviava rapidamente dos ataques, emendava um combo que resultava em mutilação dos inimigos e finalizava a luta com uma Técnica de Obliteração bem executada. Ao observar Yakumo ganhando vida por meio dessas funções de assistência, logo será possível construir uma base sólida para esquivas e defesas manuais.

No meio da aventura, caso se atreva a desativar a Auto Evade e Auto Block talvez perceba o quanto seus próprios instintos evoluíram durante o desafio do Modo História.

Assim que você conseguir dominar de forma confiável a experiência do modo Hero, poderá mirar mais alto ao entrar no modo Normal.

Livre dos recursos de suporte, Yakumo agora responde totalmente à sua intenção. Cada combo que acerta e cada contra-ataque esmagador sofrido influenciam diretamente sua experiência.

Sessões de treinamento com Tyran, que oferece novas técnicas em troca de Moedas Ninja, expandem o arsenal de Yakumo enquanto você desenvolve gradualmente a habilidade de utilizá-lo de forma mais completa em batalha.

E se avançar para o modo Normal se mostrar mais difícil do que o esperado, com derrotas acumulando, não há punição. Graças à possibilidade de alternar livremente entre as dificuldades, você pode continuar aprimorando suas habilidades no modo Hero até se sentir preparado.

Depois, com a confiança renovada, é possível retornar ao modo Normal e, eventualmente, buscar o desafio ainda mais afiado: o modo Difícil.

Ao garantir que você sempre encontre um nível de dificuldade que desafie na medida certa, Ninja Gaiden 4 oferece uma experiência de ação constantemente tensa e intensa, graças à sua abordagem abrangente e adaptativa de dificuldade.

Construindo uma experiência confortável

Além de recursos como Auto Evade, Auto Block e Auto Assist, Ninja Gaiden 4 oferece uma variedade de opções de acessibilidade, cada uma pensada para criar o nível de desafio ideal para você.

Veteranos da série, por exemplo, podem desativar o “Hit lag” (hit stop) ou ocultar o Marcador de Mira que indica os alvos de ataque, recriando a sensação das versões anteriores da franquia.

Com Ninja Gaiden 4 buscando ser a experiência mais rápida da série até agora, tanto dentro quanto fora do combate, senti durante minha jogatina que tanto encontrar o momento certo para se curar quanto realizar saltos sob pressão pode ser demais para alguns jogadores. É aí que entram recursos como Auto Heal, que proporciona uma recuperação gradual de Yakumo após sofrer dano, ou Auto Movement, que permite ao jogo assumir o controle dos trechos de plataforma, tornando a experiência mais suave.

E para quem prefere diminuir a intensidade do que é mostrado na tela, a configuração de Redução de “Gore” suaviza os efeitos de sangue e outros elementos gráficos violentos.

A acessibilidade em Ninja Gaiden 4 não se resume apenas em preencher lacunas com pequenas, mas valiosas conveniências; ela também ajuda você a gerenciar as informações visuais de forma mais clara.

Por exemplo, ao ativar a configuração de Destacar Elementos do Jogo, é possível recolorir livremente uma ampla variedade de objetos do jogo, escolhendo entre inúmeras opções para se adequar às suas preferências, incluindo: fundos de alto contraste, personagens aliados, inimigos comuns e muito mais.

As configurações de controle também são igualmente flexíveis. Além dos Controles Invertidos para Canhotos, há suporte para jogar com uma só mão. E para quem busca liberdade total, o jogo ainda inclui uma opção para personalizar completamente o layout dos controles desde o início.

Essas configurações abrangentes permitem que a experiência de Ninja Gaiden 4 seja compatível com diferentes tipos de hardware de entrada, tornando o jogo acessível para ainda mais jogadores.

Entre no reino do Mestre Ninja

Ao completar o Modo História, você desbloqueia o caminho para a dificuldade Mestre Ninja, o teste supremo para quem busca conquistar o título mais respeitado de todos.

Nas imagens reveladas durante a transmissão de Xbox Tokyo Game Show 2025, Yakumo foi mostrado enfrentando um mundo brutal, onde até mesmo um único golpe pode significar a morte. Reconhecer o quão estreita é a margem de erro nessas cenas, como passar um fio por uma agulha finíssima, é uma parte fundamental da mentalidade necessária para qualquer jogador que se atreva a desafiar a dificuldade Mestre Ninja.

No Mestre Ninja, inimigos como os Soldados D.D.O Aprimorados, antes restritos aos capítulos finais, agora aparecem desde o início. Adversários ainda mais fortes, os Oficiais D.D.O e seus superiores, os Oficiais D.D.O Aprimorados, que manejam uma variedade de armas incluindo shuriken gigantes, estão distribuídos pelos primeiros estágios. Além disso, as forças inimigas costumam atacar em grupos maiores em cada ponto de controle.

Com inteligência artificial aprimorada, esses inimigos de alto nível se movem para cercar Yakumo de forma agressiva, atacando de fora do seu campo de visão e desferindo golpes fortes e implacáveis quando você deixa qualquer brecha.

Ser cercado por eles é antecipar uma morte instantânea e brutal. E, claro, soldados com lançadores de foguetes aparecendo em posições problemáticas em cada ponto de controle continuam sendo uma constante dor de cabeça para o jogador.

Ao entrar na dificuldade Mestre Ninja pela primeira vez, logo percebi que a determinação necessária para superar essa adversidade extrema ainda não estava pronta no meu caso.

Muitas das técnicas que funcionavam nos modos Normal e Difícil não me davam chance suficiente para sobreviver às ondas de operativos D.D.O hiperagressivos, e eles facilmente sobrepujavam Yakumo com alguns movimentos rápidos.

Embora seja necessário aplicar todas as lições aprendidas nos modos Hero, Normal e Difícil — ainda assim, pode ser preciso buscar um refinamento maior. Nesses casos, o Training Mode é indispensável.

Acessível tanto pela tela de título quanto dentro dos Capítulos, ele oferece um ambiente ideal para lutar diretamente contra inimigos escolhidos, testar novas habilidades de combate e armas, e praticar combos avançados. Aqui, parâmetros como o Medidor Bloodbind e o Medidor Berserk podem ser fixados no máximo, permitindo experimentação ilimitada sem medo de ficar sem energia.

Com apenas um botão, também é possível revisar a lista completa de combos para a arma equipada, incluindo taxas aproximadas de mutilação.

Por meio de sistemas como esses, Ninja Gaiden 4 permite que você análise e domine completamente suas armas, garantindo que esteja totalmente preparado para suportar a dura jornada que o aguarda na dificuldade Mestre Ninja.

Tenha um gostinho da Master Ninja no Purgatório

A dificuldade Mestre Ninja, o desafio supremo em Ninja Gaiden 4, fica bloqueada até que você tenha terminado o Modo História pelo menos uma vez. Ela representa o auge absoluto da dificuldade. No entanto, existe uma maneira de experimentar um pouco desse desafio implacável antes mesmo de completar a história.

Dentro de cada capítulo do Modo História há um teste secreto chamado Purgatório, acessível através de portões torii em chamas escondidos fora do caminho principal. Lá dentro, você enfrentará sequências implacáveis de inimigos atacando em ondas sucessivas.

A entrada pode ter um preço, já que sacrificar uma parte do máximo de vida do seu personagem traz recompensas maiores em caso de vitória. No nível mais extremo, chamado apropriadamente de “Realm of Hell” (Reino do Inferno em tradução livre), onde você oferece 75% do seu máximo de vida, até ataques que antes pareciam causar pouco dano passam a ser fatais.

Claro, os inimigos aqui não necessariamente empunham a ferocidade implacável dos verdadeiros desafios da dificuldade Mestre Ninja. Mas, como uma prévia de sua brutalidade, o Purgatório é mais do que suficiente para você sentir o que está à sua espera.

Rumo a patamares mais elevados

Como iniciante na série de jogos Ninja Gaiden, amplamente reconhecida como uma das franquias de ação pura mais difíceis até hoje, a ideia de não conseguir terminar o jogo pode ser um medo legítimo, uma barreira que impede muitos de tentar.

Dito isso, Ninja Gaiden 4 abre a clássica e rigorosa experiência Ninja Gaiden para quem deseja descobrir do que se trata — ele oferece passos valiosos para você se acostumar com o jogo através de recursos como Auto Evade, Auto Block, Auto Assist, Auto Heal e muitos outros.

O jogo ainda permite que você personalize sua experiência, escolhendo quais desses recursos permanecerão ativos durante a sua jornada e ajustando os níveis de dificuldade a qualquer momento. Combinando isso à ampla personalização das informações visuais e dos comandos de controle, o jogo garante que a evolução seja sempre possível, fluida e recompensadora.

Com o acréscimo do Training Mode, os jogadores podem aprimorar suas habilidades com Yakumo e Ryu em um ambiente estável, fortalecendo suas capacidades para os desafios que estão por vir.

Por fim, vale observar que mesmo dentro do modo Mestre Ninja (e de todas as dificuldades anteriores), existe uma configuração que faz o jogo exigir um nível ainda mais alto de habilidade: o modo Death Wish, onde os elementos de progressão são redefinidos e a dificuldade pode ser elevada a extremos ainda mais intensos.

Embora eu só tenha conseguido completar uma partida sem mortes no Death Wish Master Ninja do Capítulo 1 após incontáveis horas de adaptação, treino e estratégia no Training Mode, ficou claro que o Capítulo 2 tinha algo totalmente diferente reservado para mim.

Sua batalha introdutória, mais uma vez, me dominou facilmente — sem falar na luta contra o chefe. Isso me levou a acreditar que a partida sem mortes pode ter sido apenas o começo de uma jornada gloriosa, porém brutal, e é exatamente para sobreviver a isso que Ninja Gaiden 4 pode, e irá, te treinar, de um jeito ou de outro.

À medida que nos aproximamos do lançamento de Ninja Gaiden 4 em 21 de outubro, fique de olho em mais detalhes sobre sua acessibilidade, facilidade de entrada e potencial ilimitado.


Ninja Gaiden 4 chega em 21 de outubro para Xbox Series X|S, Xbox no PC, Xbox Cloud, Xbox Play Anywhere – também disponível no Steam e PlayStation 5. Jogue no dia do lançamento no Game Pass.

A Edição Deluxe inclui o conteúdo futuro de jogabilidade “The Two Masters”, além de skins adicionais de personagens, skins de armas e itens dentro do jogo. Faça a pré-venda da Edição Padrão ou da Edição Deluxe para receber a skin Dark Dragon Descendent Yakumo no lançamento.

Fonte: Xbox Wire

Confira também: Capy Castaway terá demo jogável na Brasil Game Show 2025

Rolar para cima