No mês passado, a Take-Two anunciou que estava “racionalizando seu pipeline”, cortando centenas de empregos e cancelando projetos em desenvolvimento no valor de US$ 140 milhões. Hoje, avançou com o fechamento dos estúdios por trás do Kerbal Space Program 2 e do OlliOlli World, conforme relata a Bloomberg.
Um aviso de emprego apresentado hoje no estado de Washington, relatado pela primeira vez pela Game Developer , revelou que a Take-Two estava planejando demitir 70 pessoas em Seattle, onde a Intercept Games, fabricante do simulador espacial Kerbal Space Program 2, está sediada.
A Bloomberg relata que uma nota entregue hoje aos funcionários da Roll7 em Londres confirmou que eles também seriam demitidos. Ambos os estúdios faziam parte da Private Division, a editora da Take-Two para jogos menores e mais personalizados.
“A gravadora continua a fazer atualizações no Kerbal Space Program 2 e planeja lançar Tales of the Shire: A The Lord of the Rings do Wētā Workshop Game Studio no segundo semestre de 2024”, disse um porta-voz da Take-Two ao Game Developer em uma afirmação.
Kerbal Space Program 2 tem sido uma bagunça desde que foi lançado no Early Access no Steam no ano passado. Originalmente em desenvolvimento em um estúdio chamado Star Theory, a Take-Two rescindiu o contrato e contratou grande parte de sua equipe em 2020 para concluir o trabalho no jogo internamente na recém-formada Intercept Games.
Não está claro quem continuará atualizando o jogo agora que o Intercept está sendo encerrado.
O Roll7 já existe há muito mais tempo. Formado em 2008, seu primeiro sucesso foi o jogo de skate 2D pixel art OlliOlli , que estreou no PlayStation Vita em 2013. Uma sequência, bem como o jogo de ação run-and-gun Not A Hero , foi lançado nos anos seguintes.
A Take-Two adquiriu o estúdio em 2021, e no ano seguinte Roll7 lançou OlliOlli World e Rollerdrome , ambos aclamados pela crítica por seu movimento e estilo.
Os fundadores do estúdio disseram à Edge Magazine em 2022 que se juntaram à Take-Two porque estavam cansados de brincar de “editor Tinder” e sempre em busca de novos financiamentos. “Espírito indie, dinheiro corporativo” era o lema da época.
Agora a editora está desligando este último enquanto tenta manter os acionistas felizes antes do lançamento de Grand Theft Auto VI no próximo ano.
“Realmente parece que a próxima coisa que lançaremos será a magnum opus, o grande jogo”, disse Simon Bennett, co-diretor de estúdio da Roll7, à Edge na época.
“ OlliOlli World foi uma sequência – foi o melhor jogo que já fizemos, mas não era um IP totalmente novo, e já faz muito tempo que não estivemos nesse espaço. Ser capaz de fazer isso com uma equipe que é incrível e com o apoio da Private Division – puta merda, vamos fazer algo realmente grande.” – Bennett
Veja também: Never Mourn: Denying Death chega ao PC em 13 de maio