Souldiers – Resenha

Souldiers - artwork

Em 2022, a Dear Villagers trouxe aos consoles e PC, Souldiers, do estúdio Retro Forge. O título é um genuíno Soulsvania com um toque de açúcar, que carrega elementos de RPG consigo e o visual em pixel art que funciona muito bem. Souldiers é uma pérola esquecida até por quem curte o gênero.

Sobre o jogo

Enquanto combatiam pela glória do reino, você e seus companheiros soldados são levados para Terragaya, uma terra mística na fronteira entre a vida e a morte. A tua tarefa é localizar o Guardião e avançar para o próximo mundo. O problema? Na verdade, você e os seus compatriotas nunca morreram.

Lute para chegar ao coração do mistério: supere inimigos astutos, resolva puzzles terríveis, melhore teu personagem e explore todos os cantos de um mundo em 16 bits deslumbrante e complexo. Souldiers é um épico retro que ficará para a história.

Gráficos, sons & jogabilidade

O design do game, utilizando-se da estética 16-bit, é tão bonito quanto os metroidvanias do passado. Em alguns momentos parece épicamente com algumas passagens de títulos RPG do passado, como Final Fantasy VI e Chrono Trigger. O som é bem bacana, gostei bastante da trilha sonora, com bastante personalidade.

A jogabilidade é bem dinâmica e Souldiers não traz aquele peso característicos dos Soulsvanias como Blasphemous, Salt and Sanctuary, Hollow Knight e Dead Cells, com inimigos e chefes implacáveis. O mapa é bem cara de metroidvanias com pontos de referência, caminhos ocultos, segredos, baús…

O menu é bem completo, exibindo abas de status e níveis, itens, bestiário e no bom estilo RPG, menu de armas e melhorias.

E o veredicto é…

Fui surpreendido com um jogo gostoso de jogar mas com uma história e roteiros medianos na sua execução. O jogo não imprime um rítimo acelerado, mas tem momentos em que diálogos e cutscenes são lentos e em alguns casos até repetitivos dos quais não há como pular. Principalmente se você enfrenta um boss que dialoga contigo.

Mesmo prestando a atenção na história, não é nada tão excitante ou marcante, é até curioso como no início do jogo é apresentada, tudo muito simples, direto, mas que confunde (ao desenrolar do jogo). Então se você não ligar para a história, ela não fará muita falta pois o interessante está mais na gameplay. Em se tratando de jogos assim é obvio que o deleite está na exploração, nos segredos que envolvem o loot.

A receita clássica de títulos metroidvania/soulsvania está aqui, é incrível como esse jogo me fez perder a noção de passagem do tempo, mas de forma positiva. Fico me perguntando aqui, porque é que quando alguém cria uma lista de jogos no estilo para debater ou dar referência, este título raramente é mencionado. Ele é tão bem produzido quanto os outros que eu considero que quando se fala em Soulsvania ele deveria ser referenciado como o representante mais leve do estilo.

A única coisa que me desagradou aqui foi como os pontos de evolução se dão através do avanço de nível de personagem. Após o ganho do primeiro ponto de melhoria, se vê que para alcançar os próximos níveis, se torna muito mais dificil/demorado. Faltou um equilibrio nisto, como por exemplo, se no primeiro patamar todos tivessem o mesmo baixo requisito de pontos e os posteriores terem uma escala mais coerente, afinal o jogo não faz uma boa oferta de áreas para farm de XP.

Mas, ciente de que o jogo reserva muitas e muitas horas de uma excelente experiência, o fato é que em após 6h de jogo eu nem ví o tempo passar. O jogo me pegou de uma maneira que não me cansou, só me fez mesmo querer avançar em sua jornada. Então eu recomendo à você que, se você gostou dos títulos anteriomente mencionados, Souldiers deve fazer parte da sua biblioteca de jogos!

Souldiers está disponível para PC Windows (Steam / Epic Games Store), PlayStation 4 & 5, Nintendo Switch e Xbox One & Series S/X

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