A Sony entrou com uma ação judicial contra a Tencent, alegando que seu próximo jogo Light of Motiram é um “clone servil” da série Horizon.
Conforme relatado inicialmente pela Reuters, a Sony entrou com uma ação judicial em um tribunal federal da Califórnia alegando violação de direitos autorais e de marca registrada, e afirmando que o jogo é tão parecido com Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West que os jogadores podem ficar confusos e pensar que é parte da mesma série.
O processo também alega que, após começar a trabalhar em Light of Motiram, a Tencent perguntou à Sony se ela queria colaborar em um novo jogo Horizon, o que a Sony recusou. A Sony alega que a Tencent seguiu em frente e fez um jogo semelhante a Horizon mesmo assim.
“Segundo informações e crenças, em algum momento de 2023 (e sem o conhecimento da Sony), a Tencent começou a desenvolver um videogame chamado Light of Motiram que — assim como Horizon — apresenta uma protagonista jovem e ruiva e grupos tribais lutando pela sobrevivência entre grandes animais robóticos em um mundo pós-apocalíptico”, diz o documento.





Em março de 2024, em uma conferência de jogos em São Francisco, Califórnia, executivos da Tencent abordaram a Sony com uma proposta: desenvolver seu próprio jogo Horizon em colaboração com a SIE. A Sony rejeitou a ideia e considerou o assunto encerrado.
Aparentemente, a Tencent não se intimidou com a recusa da SIE em licenciar a propriedade intelectual do Horizon. A Tencent continuou desenvolvendo secretamente Light of Motiram, eventualmente anunciando um jogo para breve. O material promocional da Tencent tinha uma forte semelhança com o material promocional do Horizon da própria SIE.
O processo alega que a página da loja Steam, o trailer, as capturas de tela promocionais e as imagens do jogo “se apropriaram indevidamente de elementos protegíveis dos direitos autorais da SIE na franquia Horizon em um grau significativo”.
Afirmando que está “longe de reconhecer as semelhanças impressionantes”, a Sony também cita usuários online e sites que apontaram o quanto Light of Motiram se parece com Horizon.
Descrevendo o jogo como “um clone servil” da série Horizon, o processo busca a condenação da Tencent por “violação deliberada” dos direitos autorais registrados do Horizon, bem como da marca registrada da personagem Aloy. A ação pede uma ordem judicial que impeça a Tencent de lançar o jogo, além de indenização por danos financeiros.
Light of Motiram é desenvolvido pela Polaris Quest, uma subsidiária da Tencent. O jogo é descrito como uma aventura em mundo aberto ambientada em uma terra “onde a civilização humana deixou de existir”. Este mundo é habitado por animais mecânicos conhecidos como mechanimals, incluindo um grande gorila, um veado e um touro.
Quando o jogo foi revelado no ano passado, os jogadores apontaram semelhanças com os jogos Horizon.
“Isso é um descaramento”, escreveu o usuário do Reddit Xeriam na época. “Tipo, se eles pelo menos mudassem as cores, deixassem o revestimento cromado em vez de branco, deixassem as luzes boas verdes e as luzes ruins roxas, talvez conseguissem passar sem que as pessoas ficassem surpresas, mas, vamos lá.”
“Ei, vocês lembram quando as pessoas estavam pedindo para a Nintendo processar a Palworld por copiar o jogo deles (e a Nintendo processou, mas por outros motivos)?”, acrescentou o usuário do Reddit Theonearmedbard. “É, a Guerilla deveria estar tomando alguma medida judicial, porque, caramba, isso é descarado.”
Fonte: VGC
Veja também: Final global de Call of Duty: World Series of Warzone acontece em outubro