Um pedido de patente da Sony publicado recentemente mostra que a empresa tem pesquisado mais a fundo uma maneira de permitir que os jogadores joguem novamente um jogo a partir de pontos específicos durante a transmissão e experimentem seu enredo novamente.
Basicamente, a Sony quer propor que dentro do gameplay, o usuário tenha uma linha do tempo acessível com pontos importantes dele em que o usuário poderá reprisar a jogatina. Podem parecer estranho para alguns ou sem sentido para outros, ou até identificarem que não é uma idéia nova. Mas vamos lá, até onde isso pode dar certo?
Intitulada Content Streaming With Gameplay Launch, a patente foi registrada em 11 de julho de 2023 e publicada abertamente em 2 de novembro via WIPO.
A patente formula a idéia de um jogo que contém vários “pontos de gatilho de conteúdo de mídia”. São momentos a partir dos quais o jogador pode iniciar um replay, que seria fornecido “pela plataforma, editora ou editora terceirizada”. Esses pontos de gatilho são descritos como o início de uma “atividade”, como uma batalha contra um chefe ou uma missão, ou quando um jogador sobe de nível.
A gente reconhece essa idéia como seleção pré-determinadas de checkpoint em vários games do passado. Sim, parte dessa idéia é nítida. Mas talvez o que a Sony esteja buscando, seria o próprio jogador determinar os pontos que serão esses checkpoints nos momentos que achar melhor. Como no meio de uma cutscene, após o ganho de algum item, ou antes de uma interação com múltiplas escolhas(quando um jogo oferece diversos caminhos não lineares).
Então a idéia é a liberdade de revisitarmos um ponto específico que nós mesmo poderíamos determinar? Sim e não. Há uma parte do documento que especifica que em streaming talvez tenhamos esses pontos na mídia que nos podem remeter àquele ponto específico do game para jogarmos. Há de se entender que essa não é a primeira patente que a Sony registra relacionada a este sistema. Esta patente mais recente baseia-se em patentes depositadas pela Sony em 11 de novembro de 2019 e 31 de dezembro de 2021 com o mesmo nome.
É um pouco cedo para saber exatamente a proposta da Sony, porém nós vamos acompanhar aqui pelo blog. E você o que acha desta patente?
Veja também: After Wave: Downfall – 7 Raven Studios(análise)