O PlayStation Plus está crescendo mais rápido no PS5 do que no PS4. E mais usuários estão se inscrevendo no Premium, o plano mais alto do Plus, de US$ 160/ano, do que na opção Extra, de US$ 135/ano.
É o que diz Nick Maguire, vice-presidente de serviços globais da PlayStation, que falou recentemente com a Game File por ocasião do iminente aniversário de 15 anos do lançamento do serviço PS Plus (o aniversário dos cristais ou rubis, segundo o The Knot ).
Com a Sony buscando aumentar a lucratividade de sua divisão de jogos, a empresa está otimista com o Plus. O acordo de assinatura de três níveis oferece aos jogadores acesso a jogos online, uma grande quantidade de jogos grátis, alguns descontos e, segundo a expectativa dos executivos do PlayStation, fidelidade dos fãs a longo prazo.
“O engajamento no Plus nunca foi tão alto quanto agora”, disse Maguire ao Game File.
Lançado em 29 de junho de 2010 por US$ 50/ano, o PlayStation Plus originalmente fornecia acesso a uma oferta mensal de lançamentos recentes de jogos, inicialmente para PS3, PSP e PS One (junto com acesso ao programa de estilo de vida do PlayStation, Qore … alguém se lembra dele?).
Nos anos seguintes, as ofertas mensais de jogos se tornaram o foco, com jogos de PS4 sendo adicionados à lista com o lançamento desse sistema. Mais tarde, títulos de PS5 também começaram a chegar aos poucos, à medida que cada atualização mensal expandia a coleção do assinante, desde que ele mantivesse a assinatura.
“Distribuímos cerca de 500 jogos por mês ao longo dos anos”, disse Maguire. Ele estimou que 15% dos assinantes têm “centenas” desses jogos em suas próprias bibliotecas.
Uma reformulação em 2022 revisou o Plus e expandiu o programa para uma oferta de três níveis:
- Um nível Essencial de US$ 60/ano que incluía acesso ao multijogador online e novos jogos mensais
- Um nível extra de US$ 100/ano que inclui os itens acima, além de um catálogo crescente de jogos para PS4 e PS5
- Um nível Premium de US$ 120/ano, incluindo os itens acima, além de um catálogo de jogos clássicos em expansão contendo uma mistura de títulos de PS1, PS2, PS3 e PSP
Essa reformulação “superou nossas expectativas”, disse Maguire. “Ela realmente nos deu uma nova maneira de alcançar o público com esses jogos e trouxe um novo valor aos parceiros para encontrar novas pessoas para jogar seus títulos. E o engajamento que vemos é realmente positivo, em termos do número de pessoas escolhendo o Catálogo e retornando mês após mês.”
À medida que jogos (e mais recursos) foram adicionados, os preços aumentaram.
Em 2023, a Sony aumentou os preços dos três níveis Plus, inclusive nos EUA, onde aumentaram para US$ 80 (Essencial), US$ 135 (Extra) e US$ 160 (Premium) por ano , respectivamente.
Nesta primavera, a Sony aumentou o preço do Plus em algumas regiões, incluindo Ásia e Austrália.

Há duas semanas, o CEO da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, afirmou em um bate-papo pré-gravado para investidores que os aumentos de preço do Plus foram “em parte resultado do aumento de valor que oferecemos aos jogadores” e não reduziram a adesão dos assinantes à plataforma. Em comentários que foram amplamente divulgados na imprensa como um possível indício de outro aumento de preço, ele acrescentou: “Continuaremos agregando mais valor e ajustando nossa estratégia de preços de forma dinâmica para maximizar a lucratividade”.
Maguire disse que não tinha “nenhum comentário, nenhum plano de preço para discutir diretamente”, quando perguntei sobre as especulações decorrentes das declarações de Nishino. “Acho que só queremos investir no Plus”, disse ele. “Queremos investir na proposta, agregar mais valor aos usuários. E estamos vendo um alto crescimento nos planos Extra e Premium.”
O Premium cresceu 18% nos últimos 12 meses, disse Maguire, observando que a Sony consegue “reinvestir” no serviço adicionando recursos como streaming de jogos no PS Portal e suporte ao Sony Pictures Core. Ele acrescentou que “a qualidade dos jogos, que esperamos que as pessoas apreciem, provavelmente está melhorando a cada ano”.

A Sony não revela quantas pessoas assinam o PS Plus, preferindo focar na variedade de planos pagos e expressar satisfação com o andamento das coisas.
“Passamos de dois bilhões de horas de jogo no ano passado em nossos jogos próprios e de terceiros” – disse Maguire.
Os assinantes do PS Plus estão solidamente integrados à atual geração de consoles. Cerca de 81% dos assinantes do PS Plus possuem um PS5, ante 70% há um ano, disse um representante da Sony ao Game File.
A Microsoft também não divulga o número de usuários do seu serviço concorrente, o Game Pass. Mas seus planos de assinatura tendem a receber mais atenção da imprensa graças ao compromisso chamativo do Xbox de incluir novos lançamentos próprios para os assinantes.
A Sony afirma que oferecer seus próximos sucessos de bilheteria imediatamente aos assinantes do Plus não é uma linha que ela planeja cruzar.
“Nós nos mantivemos fiéis à nossa estratégia em todos os aspectos, onde não buscamos colocar jogos no mesmo dia” – disse Maguire.
A Sony lançou alguns jogos de terceiros no Plus nos dias de lançamento, incluindo o jogo de quebra-cabeça Blue Prince em abril e o jogo multijogador FBC Firebreak da Remedy neste mês. Os jogos próprios da Sony são adicionados ao Plus muito mais tarde.
“Nossa estratégia de encontrar quatro ou cinco títulos independentes lançados no mesmo dia — e usar isso para complementar nossa estratégia de lançar jogos quando eles tiverem 12, 18 meses ou mais — esse equilíbrio está funcionando muito bem para nós em toda a plataforma” – disse Maguire.
Essa contagem de quatro a cinco jogos de terceiros no primeiro dia por ano para o Plus não é definitiva. “Se houvesse seis ou sete grandes oportunidades, nós também as aproveitaríamos”, disse Maguire.
(Embora a Sony tenha sido firme em não adicionar seus jogos first-party ao Plus no lançamento, eu me perguntei se isso ajudaria com os esforços instáveis da empresa em jogos de serviço ao vivo.
Esses jogos só prosperam quando muitas pessoas estão jogando, e a inclusão na biblioteca do PS Plus aparentemente ajudaria a rapidamente dar a eles um grande público. No ano passado, Helldivers 2, apoiado pela Sony, não precisou da ajuda. Foi um sucesso rápido. Mas o Concord, feito pela Sony, fracassou em menos de duas semanas e poderia ter se beneficiado.
Maguire se recusou a compartilhar pensamentos sobre como o Plus poderia ter impactado esses jogos, mas disse: “Acho que o Plus provou ser uma ótima maneira de apresentar novos jogadores às franquias. Então, acho que sempre haverá um momento para qualquer jogo em que haverá o momento certo para ele entrar no Plus, quando estiver pronto para alcançar um público mais amplo ou… para encontrar novos fãs ou novas partes da nossa plataforma que ainda não alcançou.”)

Decidindo quais jogos adicionar (ou remover)
Atualmente, a Sony adiciona, em média, alguns jogos de PS5 e alguns jogos de PS4 ao nível Essencial do Plus a cada mês. ( As adições de junho de 2025 incluíram NBA 2K25 de setembro passado e Bomb Rush Cyberfunk de 2023.)
Parte da consideração, disse Maguire, é “como criamos um momento para desenvolver uma franquia, talvez antes do lançamento de uma sequência?”
Para o catálogo de jogos mais completo do PS4/PS5, acessado pelos assinantes Extra e Premium, Maguire disse que a meta é adicionar pelo menos dois a três jogos por mês, com jogos mais novos oferecidos em ambos os níveis. ( Os jogos de nível Extra de junho de 2025 incluíram o novíssimo FBC Firebreak, Battlefield 2042 de 2021 e We Love Katamari Reroll + Royal Reverie de 2023).
“Eles serão lançados em um dia diferente do mês em relação ao Essential e nós tentamos manter o jogo atualizado e trazer algo diferente a cada mês, para que os jogadores sempre tenham algo para aproveitar.” – Maguire
A Sony também oferece novos jogos “clássicos” em sua categoria Premium do PS Plus. Podem ser do PS1, PS2, PS3 e até do PSP. (Em junho, a Sony adicionou uma versão emulada do clássico de PS2 Deus Ex: The Conspiracy).
“Estamos tentando lançar, no mínimo, um por mês”, disse Maguire sobre os clássicos Premium mais antigos. “Obviamente, há uma ótima equipe de emulação trabalhando nesses jogos com parceiros e equipes internas, então, às vezes, o prazo de entrega é um pouco maior.”
Clássicos lançados via PS Plus Premium este ano incluem Armored Core (PS1), War of the Monsters (PS2) e Patapon 3 (PSP), mas nenhum jogo do PS3. O PS3 é o único console doméstico da Sony cujos jogos não podem ser executados no hardware. Eles precisam ser jogados por meio de uma conexão de streaming.
Adicionar jogos de PS3 é mais difícil, disse Maguire, mas a escassez de jogos em 2025 não indica o fim do suporte. “Por meio do streaming, continuaremos analisando esses.” Ele acrescentou: “Não os descartamos. As oportunidades existem. Mas muitos jogos de PS3 já estão disponíveis no streaming.”
Alguns jogos, por outro lado, deixam o serviço. Isso inclui alguns títulos originais da Sony, como dois jogos Resistance para PS3, da Insomniac, e a estreia para PS4 da Sucker Punch, Infamous Second Son, todos removidos dos catálogos de jogos Extra e Premium em maio .
Maguire disse que essas remoções são uma questão de equilíbrio. “Temos 80 coleções de jogos no catálogo“, disse ele. “Então, queremos mantê-lo atualizado e trazer novos jogos. Às vezes, isso significa remover alguns jogos ao mesmo tempo para manter a proposta interessante e ajudar as pessoas a encontrarem novos jogos também.”
A Sony está planejando comemorar o 15º aniversário do Plus aqui no final de junho, com descontos e torneios de jogos envolvendo EA Sports FC, NBA 2K, UFC, Madden e Tekken 8. É uma “chance para as pessoas competirem juntas, ganharem prêmios e simplesmente comemorarem e jogarem juntas”, disse Maguire.
Alguns dados da Sony….
Os 10 jogos mais jogados do PS Plus nesta primavera (1º de abril a 28 de maio de 2025) com base nas horas de jogo, em ordem alfabética:
- Dead by Daylight
- Ghost of Tsushima
- God of War Ragnarök
- Grand Theft Auto V
- Hogwarts Legacy
- The Last of Us Part I
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- Star Wars Jedi: Survivor
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege
- UFC 5
Ousando ler os comentários
A Sony anuncia adições às bibliotecas Essentials e Extra/Premium do PS Plus todos os meses no blog do PlayStation. Abaixo dessas postagens, os comentaristas da Sony tendem a oferecer uma reação mista às atualizações do Essentials e uma negatividade ainda maior em relação às adições Extra/Premium.
Maguire admite que lê os comentários. “Pode ser útil entender a situação atual das pessoas e, se possível, incorporar isso em nossos aprendizados futuros”, disse ele.
Ele disse que alguma negatividade é esperada porque a empresa está tentando oferecer uma ampla gama de jogos. “Como nossa estratégia é ter algo para todos, portanto, por definição, haverá algumas pessoas que não vão querer aquele mês específico”, disse ele.
Os dados, disse ele, mostram muitos sinais de satisfação. Quase 40% dos assinantes Plus estão assinando os planos Premium e Extra, disse ele, “principalmente para jogar aquele catálogo, porque é onde eles veem valor”.
“Acredito que continuaremos ouvindo e aprendendo sobre o que os jogadores desejam e tentaremos agregar mais valor a eles”, disse ele. “Estamos muito orgulhosos do que entregamos nos últimos anos. E animados para ver a resposta e o engajamento que receberemos dos jogadores. ”
Fonte: Stephen Totilo – Game File
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