Sonic Wings Reunion – Resenha

Sonic Wings Reunion key art GTG thumb
Compartilhe com seus amigos:

A Red Art Games trouxe a lendária franquia Sonic Wings para os consoles PlayStation tanto digital quanto fisicamente. Sonic Wings Reunion é uma sequência do grande clássico shooter dos fliperamas e consoles da era dos anos 90.

Num período em que shoot ‘em ups estão dando as caras, será que a chegada deste título vale à pena, nem que seja como um bom revival? Vem comigo que te conto

Sobre o jogo

Também conhecida como Aero Fighters no ocidente, Sonic Wings, de origem japonesa inundou fliperamas e consoles nos anos 90 rivalizando com o excelente Raiden (Tecmo Japão). Sonic Wings Reunion mantém o tema original, onde mundo sofre a ameaça da misteriosa organização Fata Morgana, e cabe ao um esquadrão de pilotos reunidos de várias nações do mundo dar fim à essa ameaça.

Gráficos, Sons e jogabilidade

Sonic Wings Reunion mantém o estilo pixelado de seu antecessor e mantém praticamente tudo. O jogo parece mais um port remasterizado do original, onde suas proporções se mantém, coisa comum até em novos títulos que seguem a cartilha retrô. A trilha sonora do game tem a personalidade da franquia e conta com três trilhas sonoras, sendo a original, uma versão remix e o tema Mao Mao.

Conta com o suporte à tecnologia Dolby Atmos, o que surpreende positivamente(mas não que será aproveitado por qualquer jogador). Os efeitos sonoros são bons e dão bom corpo à esperiência do gameplay. Os comandos são excelentes, bem responsivos, simples num mapa de controles caracterítico e que permite a configuração ao seu bel prazer. O menu é pratico, conta com opções de acessibilidade, que personalizam a jogabilidade para o iniciante, como para o veterano. Há opção de coop de sofá para 2 jogadores.

E o veredicto é…

Jogos como Sonic Wings Reunion deveriam ter um papel maior no universo atual dos games, mesmo sendo um gênero bem nichado. Acontece que a idéia da maioria dos estúdios e softhouses é sempre a mesma: vale mais um remaster ou um port do que retrabalhar ou remontar um jogo trazendo algo mais aprimorado, inovador e que mantém a essência.

Sonic Wings Reunion é uma versão resumida e mais casual de toda a franquia que se iniciou em 1992. Mesmo sendo uma “continuação”, é um jogo curto: Você consegue zerar ele menos 30 minutos, sem muito esforço, na configuração previamente definida como padrão. São 8 estágios, muito curtos e com dificuldade que alguns podem entender como desequilibrada. Ok, é possivel você personalizar a dificuldade, caso você decida que deve se provar e se treinar melhor no desafio.

Mas seria muito mais interessante que fosse uma coletânea, já que a Arcade Archives trouxe o port do original de 1992, o que indica que seria legal então termos os 6 títulos da franquia, remasterizados. Uma nova entrada na franquia só faz sentido se trouxer uma expansão, novidades na jogabilidade ou até quem sabe novos gráficos, de 2.5D à 3D definitivamente.

Sonic Wings Reunion não revive o espírito de quem gosta da franquia, seja por uma desculpa nostálgica ou por uma tara pelos shmups. É como se o legado não tivesse tanta importância e como se não fosse possível mais inovar no gênero. Nem para os trophy hunters é um bom negócio. Infelizmente aqui a Red Art Games errou. Veja o nosso gameplay rápido aqui abaixo:

Veja também: Republic of Pirates – Resenha

Rolar para cima