Foi durante a gamescom latam 2024 que eu conheci Shroomtopia e sua relaxante proposta cozzy puzzle. A GNX Games, estúdio brasileiro, me recebeu muito bem e apresentou sua ideia, explicando a mecânica do jogo. Quando soube que a publisher — também brasileira — QUByte Interactive traria o título para todas as plataformas, relaxei e apenas esperei o game ficar pronto.
Pois ele ficou — e agora eu conto tudo para vocês. Simbora!
Sobre o jogo
Em Shroomtopia, os jogadores exploram um universo vibrante onde natureza, espiritualidade e lógica se encontram. Os Shroomtopians, adoráveis criaturas parecidas com cogumelos, caíram em um sono profundo depois que o grande rio da vida foi interrompido. A missão? Trazer de volta o fluxo da magia, resolvendo quebra-cabeças, restaurando o equilíbrio e devolvendo a vida a esse mundo encantado.

Gráficos, Sons e jogabilidade
Acho perfeito o estilo cozy do game e toda a sua estética. Com uma aparência não só bonita pelo 2D colorido, mas também convidativa, o jogo exala aquele clima confortável, calmo e relaxante de se resolver puzzles.
Não há pressão. Não há tensão. Só o jogador, num ritmo tranquilo com a excelente trilha sonora e o desafio inteligente de pensar em como levar a vida — hexágono por hexágono — nos caminhos certos para despertar os simpáticos Shroomtopians.
Comandos simples, um mapa de controles prático e 75 fases divididas em 5 regiões diferentes proporcionam uma escalada de desafio bem satisfatória.
E o veredicto é…
Eu falo isso me espreguiçando de tão relaxado: Shroomtopia cumpre à risca sua proposta.
Eu tinha acabado de instalar o jogo e só queria, por um momento, rodá-lo e sentir como estava. E lá se foram duas horas em que eu simplesmente esqueci o mundo — só fui interrompido por um lembrete urgente de atraso para um compromisso. Como o jogo conseguiu me envolver de maneira tão fácil?
O início traz um tutorial que explica as mecânicas básicas e alerta para as complicações que virão depois. Claro! Você se sente confortavelmente seguro de que tudo se trata apenas de levar a “água da vida” até um Shroomtopian — sem imaginar que, assim como na vida real, a água encontra caminhos e formas inesperadas de levar a vida adiante.

Não diferente, a cada novo puzzle e novo mundo, uma variedade de terrenos e suas características desafiam o jogador a pensar qual é o melhor caminho, o que precisa ser analisado antes, qual alternativa vem primeiro e até onde é possível errar. Pode ser que o cérebro pregue pequenas peças, mas até o absurdo precisa ser testado — a fim de encontrar a solução.
Em outro momento, quando já estava mais avançado no game, percebi que o modo online havia sido desbloqueado. Trata-se de um editor de fases, no qual o jogador pode criar seus próprios níveis e compartilhá-los com a comunidade. Isso também se torna um desafio criativo, estimulando os jogadores a projetar puzzles engenhosos e, ao mesmo tempo, prolongando de forma saudável e divertida o tempo de vida do jogo.
E para os amigos mileteiros/platinadores, fiquem tranquilos: A jornada de conquistas é tão gostosa e relaxante quanto este game!
O Shroomtopia chegou em 23 de outubro de 2025 para PC (via Steam), PlayStation 4 & 5, Xbox One & Series X/S e Nintendo Switch.
Veja também: Tormented Souls 2 – Resenha









