Shadow of the Ninja é um jogo de ação side scrolling desenvolvido por Natsume para o Nintendo Entertainment System (NES) em 1990. Numa era em que o gênero era efervescente nos consoles e arcades, tinhamos títulos como Ninja Gaiden, Ninja Crusaders e Shinobi que faziam coro junto também aos diversos filmes de ninjas que pipocavam nos cinemas na época.
Shadow of the Ninja: Reborn é um remake sobre um classic cult da era de bronze dos games, no qual além de ficar mais bacana que o original, ficou com cara de jogo original do sistema sucessor, SNES.
Sobre o jogo
A história aborda uma Nova Iorque de 2029 em que, nossos heróis destemidos Hayate e Kaede precisam lutar contra o punho severo do ditador Garuda, tendo como objetivo, assassina-lo. O game na época já contava com um coop de sofá bem divertido. Neste remake/re-imaginação além de visualmente ser melhor, conta com uma adição à mais de nível e agora seus dois protagonistas tem leve diferenças mecânicas entre sí.
São as 5 fases originais recriadas e mais 1 nova adicionada, além de um arsenal de armas maior que o original e um sistema de pontuação e moeda do game que lhe permite no rejogo comprar/desbloquear diversas armas/melhorias antecipadamente.
Gráficos, sons e jogabilidade
É necessário frisar sobre o excelente trabalho da NatsumeAtari na reimaginação do game. Ele me transmitiu a sensação de um lançamento de SNES em pleno anos 90. É uma viagem no tempo com qualidade e saudosismo recompensador. Visual lindo, som maravilhoso entre efeitos e trilha deliciosa dos lendários Hiroshi Iwatsuki e Iku Mizutani como parte do pacote que este novo jogo vem trazendo.
Ao jogar, tudo bem redondinho. Confesso que joguei muito pouco do título original no passado e este me empolgou bem. Depois de dezenas de horas de jogatina, o que posso dizer sobre o mapa de controles é que ele é bem justo porém, eu acho que ficaria muito melhor se a seleção de armas/itens fosse utilizada pelo cross pad. É quase que intuitivo pensar na ação se dando assim.
Ponto negativo na jogabilidade é não ser coop online como sempre ressalvamos aqui.
E o veredicto é…
Repetindo de outra maneira o que já disse: É um jogo de SNES muito do competente, com ação intensa e dificuldade condizente. Uma celebração ao que a gente jogava e curtia nos anos 90 com seus semelhantes já citados.
Acredito que Shadow of the Ninja: Reborn terá uma recepção mista na comunidade. Conheço muita gente que aguardava a chegada do título e vejo muita gente se perguntando o que é e de onde vem. O título pra mim desponta entre uma boa idéia e um retrô indispensável aos amantes do gênero, mas para quem observa como “mais um jogo indie” o que o título teria à apresentar?
Essa é uma resposta deliciosa de receber se você estiver disposto à dar uma chance. Shadow of the Ninja: Reborn chegou no último dia 29 de agosto aos consoles Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PlayStation 4 & 5 e PC (via Steam).
Veja também: Antstream Arcade – Resenha