SCHiM – Resenha

Em ocasião passada, logo que chegou à nós a revelação de SCHiM, eu sabia que o jogo prometia. Fantástica a idéia que Ewoud & Nils da Extra Nice, nos trazem em um jogo plataforma 3D com a jornada de uma criatura da sombras, usando as sombras da rotina do mundo, para circular entre nós.

Um jogo que não faz muita firula e que tem um jeito todo peculiar de contar uma desventura, sendo você uma espécie de narrador.

Sobre o jogo

A história gira em torno de um cara que perde sua sombra, e SCHiM é a alma ou espírito desse cara. Uma criatura que vive em sua sombra. Todo mundo tem a sua e nunca deva se separar. Até que um acidente os separam, e aí então você deve tentar voltar à sombra de seu ser vivo, antes que seja tarde!

Gráficos, som e jogabilidade

O estilo de desenho e coloração abstrata do jogo é um charme. Tudo se baseia nas sombra e jogo de luzes que unificam onde é que você pode transitar e acessar. Pulando muito com controles precisos é necessário entender bem entre dar um toque e segurar o botão e os direcionais, assim você pula muito, no jeito certo e para o lugar certo.

O game é também muito relaxante com sua trilha sonora minimalista. Gostei dos comandos e o desenho deles no mapa de controles. Fácil controlar os ângulos de visão e a direção do objetivo final.

E o veredicto é…

Gosto quando jogos indies apresentam conceitos simples de gameplay já amplamente comuns, mas numa nova perspectiva. Pense num jogo de plataforma em que o caminho é um grande puzzle e que fica mais interessante ao constatar que você vai contando uma história enquanto avança, à cada nível, fazendo daquela experiência toda uma desventura, dessas que a gente costuma encontrar em alguns desenhos e filmes.

Em alguns momentos você vai sentir o tamanho de um cenário que se move com você, seja em rotacionar os ângulos de visão ou no progresso entre sombras estáticas e móveis. Tudo muito dinâmico e embora o jogo não exija um ritmo, ele espera que você saiba ter um pouco para alguns deslocamentos e travessias, pois todo timing pode lhe fazer acertar o caminho ou ficar empacado em uma situação e ter que refazer seus passos. Pode demorar ou ser rápido resolver o grande puzzle que é achar um caminho que te leva de volta à sombra de seu dono.

A delícia de SCHiM é que nesse estilão “cozy game” dele, você vai passar algum tempo relaxado, se satisfazendo com o cumprimento do objetivo e outra hora, odiando ter errado ou escolhido um caminho que te deixou empacado e muito mais longe do objetivo. Entre o 4° e 5° ato, você vai entender perfeitamente isso e é genial esse nível de dificuldade que ele pode impor!

Aos amigos Trophy Hunters, a platina é mediana, dá pra conseguir em poucas horas!

SCHiM chega para PC (Steam), Xbox One e Series S/X, PlayStation 4 & 5 e Nintendo Switch agora em 18 de julho e eu aconselho muito que você não perca a chance de tê-lo ou colocar em sua lista de desejos!

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