Ontem durante a Xbox Games Showcase, foi apresentado Gear of War: E-Day, o que sugeriu um novo título de prequel à famosa franquia. A editora Xbox Game Studios e a desenvolvedora The Coalition trouxeram um trailer de apresentação anunciando que o jogo sairá para os consoles Xbox Series S/X e PC.
A data ou janela de lançamento não foram reveladas, tampouco um gameplay.
Mas tudo que sabemos é:
Gears of War: E-Day é o próximo jogo principal do universo Gears of War, ambientado durante o crucial Emergence Day. Quatorze anos antes de Gears of War, onde os heróis de guerra Marcus Fenix e Dom Santiago em suas versões mais jovens, voltam para casa para enfrentar um novo pesadelo: a Locust Horde. Esses monstros subterrâneos, grotescos e implacáveis, irrompem de baixo, sitiando a própria humanidade.
Este evento é o catalisador para tudo o que conhecemos e amamos sobre Gears of War.
No trailer de anúncio do próximo grande episódio da série, The Coalition se uniu ao Blur Studio para criar um trailer visualmente impressionante usando recursos do jogo no Unreal Engine 5. Ele apresenta uma nova versão instrumental de ‘Mad World’, originalmente tocada de Gary Jules para o icônico comercial de 2006, agora brilhantemente reimaginado pelo compositor do jogo Adam Lastiwka.
O trailer estreou em resolução 4K e 30 FPS com som estéreo 5.1. Estas especificações, otimizadas para streaming, não representam o desempenho final do jogo.
O Diretor Criativo Matt Searcy e a Diretora de Marca Nicole Fawcette, revelaram ao The Wire que a vibração dentro da The Coalition é de êxtase – a equipe está absolutamente emocionada por finalmente compartilhar o E-Day com o mundo.
Nos últimos anos, o estúdio permaneceu propositalmente quieto, mas continuamente ocupado, encerrando Gears 5 , lançando seu DLC Hivebusters e Gears Tactics , ao mesmo tempo em que se adaptava à pandemia de Covid e às mudanças na forma como os estúdios são administrados. Durante esse tempo, a mudança de ritmo permitiu à equipe algum tempo para refletir, descobrindo o que eles e os fãs eram realmente apaixonados para encontrar a próxima grande história do Gears.
“Percebemos que muitas das palavras que usamos para descrever a franquia eram aquelas que nossos fãs também usam, frases como fraternidade, brutalidade, emoção, admiração”, diz Searcy.
Os fãs dos jogos principais de Gears of War podem esperar se sentir em casa com a sensação de Gears of War: E-Day . The Coalition está trabalhando para recriar e melhorar a ação em terceira pessoa, marca registrada da série, investindo entre cobertura em situações de vida ou morte, tudo dentro de uma campanha explosiva que combina jogabilidade satisfatória e narrativa emotiva liderada por personagens.
No entanto, tudo isso é contado através de lentes modernas e enraizado em tecnologia inovadora, dando à The Coalition espaço para realmente construir esses elementos. É um equilíbrio cuidadoso – um jogo clássico de Gears of War que parece autêntico ao lado do original, mas com tecnologia verdadeiramente de última geração por trás dele.
“Vai parecer um novo jogo do Gears, porque é isso que realmente é. Somos nós revisitando o tom e a sensação do que torna o Gears ótimo, mas estamos explorando novas técnicas, novos processos e novas tecnologias que farão com que a jogabilidade pareça melhor do que nunca. Vai ser incrível, um jogo que parece verdadeiramente novo e autenticamente Gears.” – Searcy
Trazendo os monstros de volta
Gears of War: E-Day se passa 14 anos antes dos eventos do primeiro título da franquia e conta a história do primeiro surgimento de Locust em Sera. À medida que o jogo se desenrola, veremos como um mundo mal preparado responde a uma ameaça como o Locust.
The Coalition está sendo muito intencional em reformular os Locust não apenas como inimigos, mas como pesadelos vivos. Esses não são os típicos antagonistas de videogame alienígenas ou zumbis; eles são criaturas misteriosas e formidáveis que vivem no subsolo, explorando nossos medos mais profundos. “O resumo do design era bastante simples”, explica Searcy. “Os gafanhotos são os ‘monstros debaixo da cama’. O que aconteceria com o povo de Sera ao ver esse exército esmagador de monstros e tentar descobrir… o que você vai fazer?”.
O diretor de arte do estúdio, Aryan Hanbeck, explica ainda: “Quando os jogadores experimentam o E-Day , eles veem os monstros através dos olhos daqueles que os encontram pela primeira vez”. A equipe de design priorizou a redefinição do Locust Drone, que lentamente se tornou mera bucha de canhão à medida que a série avançava.
“Transformamos o drone em algo assustador, fisicamente intimidante e totalmente brutal”, observa Hanbeck, destacando seu status aprimorado logo atrás de Marcus e Dom no trailer de anúncio. “Acertar o drone foi crucial; todo o resto com o Locust estamos ampliando a partir daí.”
Um conto de origens
O trailer de revelação do E-Day não perde tempo em nos reintroduzir a Marcus, enquanto ele se envolve em uma luta brutal com o mencionado Locust Drone. No entanto, ao contrário de nossas saídas anteriores com ele, esta é a primeira vez que o experiente soldado serrador de hordas que todos conhecemos enfrenta um inimigo como este.
Você pode sentir a tensão e o desamparo enquanto ele luta contra essa monstruosidade inexplicável – antes de finalmente se defender não com seu Retro Lancer, mas com um aparelho de televisão próximo. É esse sabor de brutalidade e desespero pessoal que a The Coalition procura capturar em Gears of War: E-Day – Marcus, e o mundo ao seu redor, ainda não estão equipados para este nível de ameaça.
Os fãs mais atentos entre vocês também devem ter notado que o MK 1 Lancer que Marcus empunha brevemente no trailer apresenta uma baioneta removível – não é a arma equipada com motosserra que conhecemos da série mais ampla. Fawcette confirma que E-Day é uma “história de muitas origens”, incluindo o Chainsaw Lancer, mas opta por manter os detalhes dessas histórias para si mesma por enquanto.
Basta dizer que não estamos apenas aprendendo como Marcus e Dom se tornaram os heróis que conhecemos no Dia E. “[The Chainsaw Lancer] não existe atualmente naquele período… mas não é um jogo de Gears se você não estiver cortando Locust com uma motosserra!” , explicou Fawcette.
Os primórdios da fraternidade
Esta história é, obviamente, contada da perspectiva de Marcus e Dom muito mais jovens. Embora a dupla seja veterana das Guerras do Pêndulo (o conflito humano que ocorre antes do início da série), esta é uma ameaça totalmente nova para a dupla navegar: “Os melhores jogos Gears têm esses temas superemocionais em torno do fardo compartilhado, pertencimento, confiança e lealdade, e Marcus e Dom têm um relacionamento realmente interessante no E-Day ”, diz Searcy.
Para dar algum contexto que leva à história do Dia E , Marcus e Dom estão conectados através do irmão mais velho de Dom, Carlos, que morreu no campo de batalha com Marcus. Os dois eram melhores amigos, então Marcus e Dom estão nos estágios iniciais de formação de um parentesco por causa de uma perda compartilhada e de navegar por essas emoções juntos.
“Estamos contando a história de origem de Marcus e Dom e seu vínculo… esse é o vínculo que define a franquia”, acrescenta Searcy. “Eles não são os personagens que conhecemos de Gears 1 a 3 . Eles não têm 10 anos lutando contra os Locust entre eles. Quando o jogo começa, deveria haver paz para Sera, e eles estão tentando descobrir a vida sem essa pessoa que ambos amavam.”
“As pessoas verão a formação desta irmandade que é tão icônica para Gears.” – Searcy
Lidar com a nova ameaça Locust torna-se a preocupação mais urgente para os dois amigos ao longo do E-Day , mas essas batidas emocionais ainda irão percorrer a história enquanto você joga. Fawcette diz que isso é particularmente emocionante.
“Eles são muito mais vulneráveis, e acho que é uma visão realmente moderna desses dois personagens”, explica Fawcette. “Há um peso que eles carregam entre eles e isso cria uma tensão muito interessante enquanto eles navegam em seu próprio relacionamento. Você tem essa história íntima ambientada em meio a um cenário mais amplo do que está acontecendo neste dia apocalíptico. Acho que, para os fãs, será muito interessante aprofundar e explorar o vínculo entre eles e como ele muda com o tempo.”
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