Não que S.O.L Search of Light tenha se vendido como um grande indie, com uma competente campanha de marketing e tenha feito um certo barulho no seu lançamento, longe disto. Mas eu confesso, esperava ser surpreendido ou no mínimo, encontrar um jogo redondinho.
Infelizmente a decepção veio neste game, uma aventura de plataforma com elementos RPG e soulslike. Um jogo simples e neste caso, a simplicidade atrapalhou mais que ajudou.
Sobre o jogo
A Firenut Games apresenta S.O.L Search of Light da seguinte forma: Um jogo de gerenciamento e aventura de fantasia sombria em que você é The Foreigner, um protagonista enigmático que se encontra preso em um mundo subterrâneo e aparentemente abandonado.
Para desvendar os segredos escondidos na superfície, você deverá ascender pelos níveis do subsolo, enfrentando desafios cada vez mais difíceis. Nesta realidade misteriosa e perigosa, você explorará buracos negros que o levarão a cenários desconhecidos, enquanto gerencia recursos, fortifica sua vila base e constrói robôs domésticos que o ajudarão em sua aventura.
Gráficos, sons e jogabilidade
Os gráficos são simples, bem como os sons e trilha sonora. Como jogo independente nenhum problema até aqui. Já na jogabilidade, algumas escolhas de mecânicas são estranhas e incrivelmente o tutorial mal explica como funcionam. Você vai meio que perder um certo tempo pegando o jeito de como lidar com tais mecânicas.
E o veredicto é
Vamos começar pelo básico: S.O.L Search of Light não se vende. O jogo não empolga. Posso até dizer aqui que um ponto crucial pra que em todos os países que falam português, a linguagem em português se houvesse, seria de grande ajuda. Mas se o jogo se iniciasse, se apresentando, dando um gostinho do que se trata e convidando você à continuar, como vários bons indies costumam fazer, poderia ser diferente a impressão.
Fui eu lá apertar qualquer botão para começar e o jogo é taxativo em como ele irá se comportar: à cada recomeço de gameplay, você poderá adicionar vantagens, mais ou menos como a gente costuma encontrar num jogo que tenha modo “new game +”, porém aqui é à cada vez que você morrer e for recomeçar.
Daí eu já achei estranho por parecer uma proposta de mecânica em soulslike em que morrer diversas vezes, recompensa. Porém em seguida, você tem um breve tutorial do que fazer como primeira ação e daí por diante, à cada detalhe da vila, mais um breve tutorial e enfim o buraco negro que será um portal para o roadmap da linearidade que você poderá escolher.
Nada muito claro assim do porquê, mas é muito mistério pra pouca premissa.
A economia do jogo parece ser desequilibrada. Durante suas incursões você vai acumular alguns recursos que poderá usá-los se morrer e descobrir que os “puzzles” são apenas usados para transpor obstáculos. E a experiência de lidar com esses puzzles é esquisita, no mínimo.
Depois de 2 bosses eu me perguntei se estava jogando interessado ou curioso, porque nada daquilo empolgava, nada me fazia querer ver o que o futuro que o game me reservava. Me parecia mais um jogo “mecanizado” do Atari ou NES.
E “jogo mecanizado” é o que mais é lançado nas lojas digitais de todo o mundo esperando que alguém o note e perca seu tempo jogando, mas a pergunta é: por quanto tempo?
S.O.L Search of Light é um jogo de PC e Xbox One e Series S/X que debutou recentemente para Nintendo Switch e PlayStation 4 e 5.
Jogo analisado no PS4 com código fornecido pela Firenut Games
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