O PlayStation 6 pode chegar ao mercado já no final de 2027, como sugerido por um novo relatório de um conhecido insider da indústria.
Essa suposta janela de lançamento se alinha com o que a própria Sony disse anteriormente sobre quanto tempo essa geração atual de consoles vai durar.
Como parte de um relatório financeiro consolidado publicado em fevereiro de 2024, o presidente e CFO da Sony, Hiroki Totoki, disse que o PlayStation 5 de 2020 já havia entrado “na segunda metade” de seu ciclo de vida na época. A declaração, que foi posteriormente reiterada pela SVP da Sony, Naomi Matsuoka, indicou que o PS6 está a caminho de chegar ao mercado no máximo em 2028.
A possibilidade de um lançamento ainda mais cedo foi levantada pelo usuário do NeoGAF Kepler_L2, que anteriormente
vazou corretamente uma série de detalhes do PS5 Pro, além de compartilhar muitos outros furos relacionados ao hardware.
Em 17 de janeiro, Kepler_L2 relatou que o PlayStation 6 está “completo em design” e atualmente em “validação pré-si[licon]”, indicando que a Sony está atualmente no processo de testar o sistema em chip do console digitalmente para garantir que ele funcione conforme o esperado antes de passar para a criação de seus primeiros protótipos físicos.
A iteração inicial do SoC do PS6 é supostamente chamada de A0, com seu tapeout programado para o final de 2025. A Sony historicamente mudou para a fase de tapeout do SoC — o processo de fabricação de chips de teste — cerca de dois anos antes de comercializar esse silício em consoles produzidos em massa.
O nó de processo do PS6 SoC ainda é desconhecido
Se a história se repetir desta vez, o PS6 pode ser lançado no final de 2027. Nesse caso, o PS5 acabaria tendo uma vida útil semelhante à do PS4, que também chegou ao mercado sete anos antes de seu sucessor. O nó de processo do chip do console de última geração ainda é desconhecido.
O SoC do PS5 utiliza a família de nós N7 da TSMC, especificamente o processo de fabricação de 7 nm, enquanto sua contraparte PS5 Pro depende do processo de 6 nm da mesma família. Há rumores de que o PS6 seja baseado na arquitetura UDNA da AMD — o sucessor do RDNA4, que anteriormente tinha o codinome RDNA5 — e deve introduzir um encolhimento de matriz de 3 nm.
No entanto, ainda não está claro se o nó de 3 nm será o único processo de fabricação nesta família.
PS6 pode superar o console Xbox de próxima geração no mercado
Um possível lançamento do PlayStation 6 no final de 2027 sugere que o próximo console da Sony pode chegar antes do(s) sucessor(es) do Xbox Series S/X.
Documentos mal redigidos da batalha legal da Microsoft com a FTC sobre a aquisição da Activision Blizzard em 2023 revelaram que a fabricante do Xbox está mirando um lançamento em 2028 para seu próximo console — ou pelo menos esse era o plano em 2022, quando os documentos vazados se originaram. De qualquer forma, se o A0 SoC entrar no estágio de desenvolvimento de protótipo físico no final de 2025, mais vazamentos de hardware do PS6 podem surgir no início de 2026.
Fonte: GameRant
Veja também: Whisper Mountain Outbreak será lançado no terceiro trimestre de 2025 no PC