A Sony pode estar construindo um novo estúdio de jogos interno, composto por ex-funcionários da Deviation Games com sede na Califórnia, de acordo com um leaker da comunidade seu twitter. Entre os supostamente envolvidos no projeto está o cofundador da Deviation Games, Jason Blundell, um ex-produtor e diretor criativo da Treyarch conhecido por seu trabalho na série Call of Duty
A Deviation Games foi fundada em 2020 por Blundell e seu colega Dave Anthony após suas longas passagens pela gigante editorial Activision Blizzard. O estúdio anunciou anteriormente que havia começado a trabalhar em um novo IP em colaboração com a marca Playstation da Sony , mas o público não ouviu falar dessa parceria novamente, mesmo depois que Blundell deixou a Deviation Games em setembro do ano passado.
Blundell agora parece estar trabalhando em um projeto não anunciado para a Sony Interactive Entertainment (SIE), controladora da divisão Playstation, com outros ex-membros da equipe da Deviation Games. No Twitter, leaker da indústria de videogames Zuby_Tech compartilhou os perfis do LinkedIn de vários ex-talentos da Deviation Games que se acredita fazerem parte do projeto de Blundell, incluindo o ex-diretor de design Fred Thompson, o ex-diretor de animação Adam Rosas, o ex-produtor executivo Pat Dwyer e a ex-animador principal Kristen Sych.
Todos os quatro ingressaram na divisão de desenvolvimento de videogames da SIE, Playstation Studios, na mesma época, há alguns meses, com Thompson afirmando que está liderando o design de um projeto não anunciado. Não está claro se este está entre os 10 jogos de serviço ao vivo que a Sony planeja lançar até 2026. Vale lembrar que em maio deste ano foi divulgado uma grande demissão ocorrendo nos estúdios da Deviation durante o trabalho com a IP em colaboração com a Sony.
Zuby_Tech também mostrou o perfil do LinkedIn do ex-gerente de comunidade da Deviation Games, JC Farmer, que agora é designer de jogos júnior no Playstation Studios. Em um tweet recente, Farmer revelou que trabalha para Blundell, pintando este último como chefe de um novo estúdio interno secreto. A equipe de Blundell se juntaria a uma lista sólida de estúdios de jogos de propriedade da Sony , caso os rumores se revelassem verdadeiros.
Embora os detalhes sobre o projeto dos ex-membros da Deviation Games ainda não tenham sido revelados, muitos especulam que será um jogo de tiro considerando o extenso trabalho de Blundell nos jogos Call of Duty. Como a atual linha de exclusivos do Playstation não inclui muitos títulos FPS, faria muito sentido ter a equipe não anunciada de Blundell trabalhando em um.
A decisão da Sony de criar um novo estúdio encarregado de produzir jogos de tiro seria uma continuação dos esforços da empresa para reforçar suas ofertas de mídia. A Playstation comprou a Bungie – o lendário estúdio por trás das franquias Halo e Destiny – por US$ 3,6 bilhões no ano passado, em uma tentativa de entrar no mercado de jogos de serviço ao vivo e fortalecer sua presença multiplataforma. Em abril, a Playstation também comprou a Firewalk Studios, desenvolvedora que atualmente está trabalhando em um jogo de serviço ao vivo para PC e PS5.
Confira também: Liberte-se ou destrua-se: Prison Life Simulator Jail é novo simulador debutando nos consoles e PC