[Rumor] Patente da Electronic Arts pode permitir que players usem sua vozes em personagens no futuro

A Electronic Arts patenteou uma tecnologia que poderia permitir aos jogadores dar voz aos seus personagens no jogo. A patente é o mais recente esforço da EA para introduzir inovações na indústria de jogos.

A indústria de jogos conhece bem as tecnologias inovadoras que ajudam a avançá-la ainda mais, e a EA patenteou muitas delas nos últimos anos. A editora registrou uma patente que permite aos jogos mudar sua música de fundo para refletir as emoções dos jogadores em abril de 2023.

Ela também patenteou um sistema que permite aos desenvolvedores gerar modelos e animações mais realistas e fornece aos jogadores novas maneiras de controlar seus personagens no jogo em 2022 e 2021, respectivamente. Parece que a editora pretende manter viva a tendência com sua mais recente patente.

Os detalhes da patente

Um relatório da VeryAli Gaming indica que a Electronic Arts patenteou uma tecnologia que supostamente permite aos jogadores fazer com que seus personagens no jogo se comuniquem usando suas vozes. De acordo com a patente, a tecnologia patenteada pela EA usará um módulo sintetizador, um conversor de voz e um vocoder para replicar as vozes dos jogadores e fazer com que seus personagens no jogo digam o que os jogadores desejam usando suas próprias vozes.

A tecnologia efetivamente transforma os jogadores em dubladores de seus personagens do jogo, o que pode levar a vários resultados. É provável que a tecnologia seja pensada para a colaboração do jogador em escolhas lineares, para bate-papos triviais com NPC’s que utilizem IA ou até automatização de comandos dentro do jogo.

O processo por trás da tecnologia começa quando um jogador insere o que deseja que seu personagem diga em um módulo sintetizador. VeryAli Gaming mencionou que os dados de entrada podem ser texto, permitindo aos jogadores digitar o que desejam que seu personagem no jogo diga. O módulo então produz recursos acústicos de origem que servem como a voz ou estilo que o jogo deseja – neste caso, o do jogador.

Posteriormente, o módulo sintetizador enviará os recursos acústicos para um conversor de voz, que então os fundirá com a incorporação do alto-falante alvo do jogador para replicar a voz do jogador para o personagem do jogo.

Mas há controvérsias…

A patente da EA fez com que alguns jogadores se encolhessem ao pensar em ouvir seus personagens no jogo usando sua própria voz para se comunicar no jogo. Muitos no subreddit r/GamingLeaksAndRumors do Reddit disseram que não estão ansiosos para ouvir sua voz através de seu personagem no jogo e que usariam a voz de uma celebridade de que gostam, em vez da sua própria, para dublar seu personagem.

No entanto, fazer isso pode abrir preocupações de direitos autorais semelhantes às que envolvem o dublador Paul Eiding, cuja voz os fãs recriaram por meio de IA sem sua permissão.

Por outro lado, a patente da Electronic Arts pode levar a resultados que poderiam rivalizar com a melhor ou pior dublagem até hoje na indústria de videogames. Os resultados podem ser tão bons quanto a dublagem nos jogos Disco Elysium e The Last of Us ou tão ruins quanto o desempenho de Peter Dinklage como companheiro de IA de Destiny , Ghost, e o jogo Resident Evil original.

No entanto, como a tecnologia é apenas uma patente neste momento, resta saber se os jogadores algum dia colocarão as mãos nela.

Veja também: Bethesda responde à criticas negativas de Starfield na Steam

Rolar para cima