[RUMOR] O Xbox trará Hi-Fi Rush e Pentiment para consoles rivais inicialmente 

Fontes familiarizadas com os planos da Microsoft disseram ao The Verge que a empresa está se preparando para lançar um seleto número de jogos do Xbox no PS5 e Nintendo Switch. Semanas de rumores sugerem que Hi-Fi Rush , Sea of ​​​​Thieves e até títulos da Bethesda como Starfield e Indiana Jones poderiam aparecer em plataformas não Xbox.

Os dois primeiros jogos que devem aparecer em consoles rivais são Hi-Fi Rush e Pentiment , segundo fontes. A Microsoft também está planejando lançar Sea of ​​​​Thieves em plataformas não Xbox ainda este ano, com outros títulos originais também em consideração.

O lançamento de jogos do Xbox no PlayStation ou Nintendo Switch é uma mudança sísmica na estratégia, e não uma mudança que a Microsoft terá encarado levianamente. Isso dará à Microsoft mais alcance para seus jogos originais e uma oportunidade de gerar mais receita com jogos, mas também traz muitos riscos.

O negócio geral de jogos da Microsoft acaba de ultrapassar o Windows em termos de receita , graças à aquisição da Activision Blizzard. Essa aquisição gigante de US$ 68,7 bilhões pesará na mente da Microsoft, especialmente quando você considera que Call of Duty é um grande jogo multiplataforma que gera receitas importantes nessas plataformas e em dispositivos móveis. Essa desaceleração no Game Pass também será parte do motivo pelo qual a Microsoft está considerando mais jogos multiplataforma.

Em maio de 2022, a Microsoft tinha uma meta ambiciosa de 100 milhões de assinantes do Xbox Game Pass até 2030. Na época, o serviço, que permite aos proprietários de Xbox assinar uma biblioteca de jogos, tinha 25 milhões de assinantes, contra 18 milhões em 2021. Parecia destinado a continuar crescendo rapidamente em meio ao foco independente de dispositivos da Microsoft em consoles, PCs e jogos em nuvem.

Então o Xbox Game Pass começou a travar. Starfield e Redfall , que deveriam ser os principais exclusivos do Xbox, foram adiados do lançamento de 2022 para 2023, com Starfield perdendo uma importante janela de feriado.

“Parece que provavelmente passaremos por um intervalo de quase 16 meses entre grandes lançamentos exclusivos em nossa plataforma”, disse o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, em um e-mail interno aos líderes do Xbox em maio de 2022, revelado no caso FTC v. . “Esta é realmente uma situação de desastre para nós, dado tudo o que investimos em conteúdo nos estúdios em nosso fundo de conteúdo [Game Pass].”

Nos meses seguintes, a Microsoft não forneceu nenhuma atualização sobre o número de assinantes aos investidores. Já se passaram mais de dois anos desde que o número de 25 milhões foi anunciado junto com a aquisição da empresa pela Activision Blizzard, e alguns analistas estimam que a Microsoft tenha apenas cerca de 33 milhões de assinantes.

Se for preciso, isso representa um crescimento de cerca de 33% em dois anos. A Microsoft almejou uma taxa de crescimento de 73 por cento para assinaturas de Game Pass para um único ano fiscal que terminou em junho de 2022, mas conseguiu apenas 28 por cento. A empresa então abandonou o crescimento do Xbox Game Pass como meta para a remuneração executiva de Satya Nadella no ano passado, depois de primeiro exceder suas ambiciosas metas internas do Game Pass em 2020 e depois não conseguir cumprir as metas de remuneração por dois anos consecutivos.

Em vez disso, a Microsoft se concentrou mais no crescimento do PC Game Pass no ano passado e reduziu alguns de seus planos de jogos em nuvem do Xbox. A combinação do Xbox Series S, o console Game Pass efetivo de US$ 299 e os jogos em nuvem deveriam gerar grande parte do número de 100 milhões de membros do Game Pass que vazou nos materiais FTC v . Não consigo levar a empresa até lá sozinha.

A Microsoft tem procurado outros caminhos para o Xbox Game Pass ou para o crescimento da receita de jogos, especialmente em dispositivos móveis – um dos principais motivos por trás da aquisição da Activision Blizzard. A programação da editora inclui jogos para celular como Call of Duty Mobile , Candy Crush e Diablo Immortal. Uma nova loja de jogos móveis Xbox poderá ser lançada este ano, com a Microsoft a apostar na Lei dos Mercados Digitais da UE, forçando a Apple e a Google a mudar a forma como distribuem aplicações em dispositivos móveis e, em última análise, a abrir as suas plataformas e lojas à concorrência.

Mas o novo plano surpreendente da Apple para cumprir as mais recentes regulamentações tecnológicas da União Europeia deixou a Microsoft e outros frustrados. “A nova política da Apple é um passo na direção errada”, disse Bond em reação às propostas da Apple no mês passado. Spencer já havia descrito a loja móvel Xbox e a Lei de Mercados Digitais da UE como uma “grande oportunidade” para a Microsoft.

Tudo isso significa que adicionar um monte de jogos ao Switch e ao PS5 não ajudará necessariamente nas crescentes ambições da Microsoft para o Xbox. É por isso que suspeito que a Microsoft possa precisar revelar mais sobre sua visão futura de hardware.

Veja também: Capcom atualiza os números de vendas; Resident Evil 4, Street Fighter 6 e mais

Rolar para cima