A liderança de jogos da Microsoft decidiu lançar mais jogos em plataformas rivais e com isso planeja que Starfield, Hi-Fi Rush e Sea of Thieves seja os próximos títulos à debutarem no PS5 e Nintendo Switch. Isso é de acordo com XboxEra , que cita fontes anônimas que afirmam que o RPG da Bethesda está sendo planejado para lançamento no console da Sony.
De acordo com fontes da publicação, a Microsoft está planejando lançar Starfield no PlayStation 5 como parte de uma nova iniciativa para trazer mais jogos exclusivos do Xbox para outras plataformas de console. E apontam que isso deve ocorrer após a expansão planejada do jogo, Shattered Space, que deve chegar para Xbox e PC ainda este ano.
Alega-se que a Microsoft fez investimentos adicionais em kits de desenvolvimento do PlayStation 5 para apoiar os esforços de desenvolvimento. O relato mais completo, compartilhado pelo site Xbox Era, sugere que Starfield chegará ao PS5 no final de 2024
Indiana no PS5?
O próximo título da Bethesda, Indiana Jones, pode ser outro título original do Xbox com lançamento no PlayStation 5, de acordo com fontes do The Verge. De acordo com a publicação, a Bethesda está considerando trazer Indiana Jones and the Great Circle para PS5, após seu anúncio para Xbox e PC no mês passado.
“Uma nova abordagem multiplataforma para certos jogos do Xbox está surgindo dentro da Microsoft, disseram-nos, com a empresa avaliando quais títulos permanecerão exclusivos e outros que aparecerão no Switch ou PS5 no futuro”, escreveu.
A Bethesda lançará seu jogo Indiana Jones primeiro como exclusivo para console Xbox, seguido por um possível lançamento para PS5 alguns meses depois.
Superficialmente, a mudança representaria uma mudança significativa na estratégia de jogos da Microsoft, que anteriormente mantinha seus maiores títulos exclusivos para consoles Xbox, além daqueles que já eram multiplataforma antes de ingressar no Xbox, como Minecraft ou The Elder Scrolls Online.
No entanto, o Xbox já lança todos os seus jogos originais no PC imediatamente, e com o PlayStation 5 supostamente superando significativamente os consoles da série Xbox , é possível que a empresa tenha decidido que as vendas potenciais de software não podem mais ser ignoradas.
De acordo com o relatório XboxEra, “a liderança sênior da Microsoft teria debatido os vários prós e contras de lançar mais software exclusivo em outro lugar e, internamente, nem todos estão necessariamente satisfeitos com a decisão, mas recuperando o dinheiro potencial ‘deixado na mesa’ por não lançar em outro lugar, sem dúvida venceu.”
Fim da exclusividade, ou não?
Oficialmente, o chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, disse que a exclusividade do jogo é decidida “caso a caso”. Mas, privadamente, de acordo com o processo da FTC do ano passado, o executivo teve conversas internas sugerindo que todos os jogos da Bethesda seriam exclusivos daqui para frente.
No entanto, aumentam as evidências de que o Xbox pode estar prestes a suavizar sua abordagem. No mês passado, vários jornalistas relataram que Sea of Thieves da Rare está sendo planejado para o console da Sony, juntamente com o Hi-Fi Rush do ano passado, que foi bem recebido pela crítica.
Daniel Ahmad, diretor de pesquisa e insights da Niko Partners, disse que uma estratégia multiplataforma aumentada poderia ser “ganha-ganha” para a Microsoft e o Game Pass.
“Embora o console ainda seja importante para o Xbox/MS, está bastante claro que o objetivo da MS há algum tempo é que seus jogos possam ser acessados em qualquer lugar. É por isso que você pode jogar jogos do Xbox no PC ou no celular via nuvem. O Game Pass também está relacionado a isso. Os lançamentos para PlayStation ou Nintendo seriam apenas uma extensão dessa estratégia. Finalmente, os relatórios atuais parecem indicar algum tipo de atraso no lançamento do PlayStation. O que é novamente semelhante à estratégia do PlayStation para PC. Portanto, sob esta estratégia relatada, os consoles Xbox (e Game Pass) ainda teriam prioridade.”
Starfield até o presente momento não teve seu número de cópias vendidas revelado pela Microsoft. Porém, no ano passado, durante a CCXP, Phil Spencer afirmou que o título havia alcançado a marca de 12 milhões de jogadores simultâneos.
Veja também: Tudo o que sabemos sobre o Nintendo Switch 2