Prince of Persia é uma das franquias mais antigas dos games, dando inicio em 1989. E Prince of Persia: The Lost Crown, o novo título que a Ubisoft através do seu estúdio Ubisoft Montpellier traz até nós em 2024, é o resgate da vibe do primeiro título. Temos aqui uma aventura de ação side-scrolling em 3D, com a pegada metroidvania que a gente gosta!
O jogo tem uma riqueza que impressiona e satisfaz. Se vocês já me acompanham por aqui, sabem o quanto eu gosto dos indies de luxo justamente por eles trazerem tanta riqueza de detalhes e construção que se tornam tão bons como um bom jogo AAA.
E podemos considerar que Prince of Persia: The Lost Crown pode até parecer um indie de luxo, mas na verdade é um belo AAA, e que com certeza vai agradar os fãs da franquia e conquistar novos.
Sobre a história do jogo
Você vive a jornada do herói Sargon, um dos Imortais, que tenta resgatar o Principe Ghassan, que é sequestrado pela sua mentora e levado para o Monte QAF “palco principal” de toda a trama. Não obstante, Sargon enfrentará chefes poderosos, traições, mortes inesperadas e sua própria queda. A história é muito bem escrita, trazendo diversas lições sobre coragem, amizade e dever. O lore e uma sidequest ajudam à se aprofundar ainda mais no universo em que se passa a aventura.
Gráficos, Controles e Sons
Os gráficos em 3D seguem uma direção de arte muito assertiva sobre todo o conjunto visual do que se vê na tela. Hoje é uma escolha comum entre diversos jogos side scrooling 3D que tem chegado ao mercado. Porém minha única crítica aqui, é justamente a identidade física de Sargon. Persa com cabelo dread? Péssima escolha. Os efeitos visuais dos golpes, dos poderes e finalizações são de encher os olhos e entregam uma experiência visual que só enriquece. Jogando no PS4 Pro, pude confirmar que ele roda em 4K~60fps e no PS5 o Mu confirmou estar em 4K~120fps.
Os controles são precisos, embora eu senti que há um certo problema no encaixe do bloqueio simples. Ora parece um delay, que não me permitiu bloquear uma sequência de 3 investidas de um dos inimigos comuns. Talvez eu esteja enferrujado, mas como a gente aprende também pela repetição, tá meio difícil aprender.
A música e sons do jogo são excepcionais! No inicio do jogo a trilha me remeteu à GOW, justo pelo impacto, pela grandiosidade que aquelas notas remetem, junto com o storytelling muito bem montado. É um Prince of Pérsia. É épico!
E o veredicto é…
Como o título do nosso video descreve, o jogo saiu melhor que a encomenda! Pode não ser o remake de POP: The Sands of Time que tanto estamos ansiosos para ver, mas é o retorno da franquia e uma bela estreia do portifólio de jogos que a Ubisoft prepara para 2024.
Desde o início deste ano e as especulações dos lançamentos, acompanhei a opinião da galera pelas redes sociais e ví que o sentimento se divide entre o preço que o game é oferecido, e o gênero, proposta e direção artística que a Ubisoft adotou, mas isso é reflexo de muitos jogadores que conheceram a franquia através dos jogos de PS2 e os jogadores casuais que acreditam que todo jogo tem que ter gráfico realista, senão “é jogo de celular”.
Quem dera um jogo de celular fosse tão completo, denso e grande como Prince of Persia: The Lost Crown pra acordar esses emocionados da bolha limitada que eles estão vivendo e perdendo um dos jogos mais apaixonantes do ano.
Mas eu concordo nas críticas quanto ao preço do jogo no Brasil, no qual, observando as discussões, é de comum acordo que em média, se esperava ele à R$199 no que seria um preço justo. Mas uma hora o jogo sofre uma remarcação devido às vendas e fica acessível à quem espera um preço melhor. Só me pergunto se até lá outros lançamentos aguardados já não irão povoar a mente dos jogadores.
Jogo que não pode faltar na biblioteca de jogos dos fãs da franquia e de grandes jogos deste ano. Que seja uma nova fase para a Ubisoft e que ela mantenha o compromisso de excelência com a comunidade entregando jogos redondinhos como este.
Dê uma conferida na pequena gameplay que trazemos para você e lembre-se que a melhor experiência, é jogando!
Jogo analisado no PS4/PS5 com código fornecido pela Ubisoft Brasil.
Veja também: Demo de Prince of Persia The Lost Crown está disponível