Embora a Mandorium Ltd e a Amplified Games anunciem Polterguys: Possession Party como um jogo de ação, eu acredito que se trate de um genuíno jogo de corrida arcade no estilo party game, como Mario Kart, só que com uma visão totalmente diferente.
Se você tem dúvidas de como pode se inovar em propostas dentro deste estilo, utilizando praticamente as mesmas mecânicas, nos acompanhe nessa avaliação.
Sobre o jogo
Em Polterguys: Possession Party você joga na “pele” de uma alma penada, que irá possuir objetos e participar de uma loucura multiplayer sobrenatural onde 8 jogadores usam sabotagem sorrateira para fazer os oponentes serem pegos por um monstro furioso! Corra de tudo e de todos como se fosse um grande pega-pega, e use poderes especiais para se safar ou criar armadilhas aos seus adversários!

Enfrente mapas assustadores cheios de armadilhas e use power-ups malucos para sacrificar seus amigos!
Gráficos, Sons e Jogabilidade
Os gráficos de Polterguys: Possession Party são simples 3D com estética cartunesca. Os sons são bons e a trilha sonora é bem bacana e embala cada uma das “corridas”. Já na parte dos controles, tudo funciona redondinho, mas é preciso um certo tempo para você alinhar-se à eles.

As mecânicas são interessantes. Você conta com uma barra de energia em que você tem uma probabilidade boa de enche-la e usar seu poder para ativar dash ou armadilhas espalhadas pelo circuito, no qual você usa de estratégias para criar barreiras aos oponentes, snedo que durante as corridas até o sentido dela pode mudar! Em alguns casos, é possível se esconder do monstro, mas nem sempre essa opção é lembrada.












E o veredicto é…
A proposta em Polterguys é diferente e divertida! Imagina você poder possuir um objeto como corpo e usar suas caracteríticas para fugir de uma ameaça e lidar com seus concorrentes/inimigos que também estão fugindo. É uma grande festa do tipo “salve-se quem puder”, onde ganha quem consegue fugir da eliminação e se tornar o único sobrevivente.
Pela visão quase que isométrica, você acompanha seu personagem e os demias por um circuito elaborado, um grande monstro implacável perseguindo e muitas opções. Ser o primeiro não é tão importante assim mas ser safo, é. Entre golpes de “chega pra lá!”, imãs, plasmas que atrasam o adversário, bastões para golpear, muros e portões, pode ser você o cara mais safo da partida, ou o mais azarado.

Infelizmente o jogo não tem tradução no nosso idioma, o que é um atraso. Qual é… estamos em pleno 2025, onde atualmente há video designers criando video clipes musicais em poucos dias com IA, traduzir textos em jogo é quase como tirar uma foto: basta um click.
Polterguys: Possession Party chegou no último dia 17 para PC (via Steam), PlayStation e Xbox Series S/X. E sua estreia no Nintendo Switch está prometida para 6 de junho deste ano.
Veja também: Mandragora: Whispers of the Witch Tree – Resenha