A Sony realizou uma conferência para investidores focada no PlayStation, apresentada pelos dois novos CEOs da Sony Interactive Entertainment, Hermen Hulst e Hideaki Nishino.
Confira os principais pontos a seguir.
Jogos PlayStation no PC
Mais uma vez, a Sony deixou claro que continuará seguindo a estratégia atual. Ou seja, os jogos que são de serviço (como foi o caso de Helldivers 2) serão lançados de forma simultânea no PS5 e PC. Porém, os títulos single-player chegarão primeiro ao PS5 para mais tarde serem lançados no PC.
A ideia geral dessa estratégia é introduzir as franquias aos jogadores de PC e tentar trazê-los ao PlayStation para jogarem as sequências quando são lançadas.
Hermen Hulst, soon to be co-CEO of Sony's PlayStation business, addresses day 1 PC releases. Live service games will come day and date on PS5 and PC, but single player narrative games on PC are designed to then entice PC owners to play sequels on a PlayStation console pic.twitter.com/uAO0stlBS6
— Tom Warren (@tomwarren) May 29, 2024
PS5 é a geração mais lucrativa da Sony
Hideaki Nishino disse que o PS5 é a geração mais lucrativa do PlayStation até o momento, com receita operacional perto de eclipsar todas as outras juntas.
PS4 ainda é importante para a Sony
A Sony Interactive Entertainment disse que o PS4 “ainda é uma parte importante” de seus negócios, quase quatro anos após o início da vida útil de seu sucessor.
O PlayStation 4 ainda representa exatamente metade de seus usuários ativos mensais de console, com 49 milhões de usuários.
“Como você pode ver, nossa base de usuários do PlayStation 5 continuou a crescer significativamente, chegando na metade de nossos consoles ativos mensais”, disse Nishino durante uma webchamada. “Embora o PlayStation 4 ainda seja uma parte importante do nosso negócio, os nossos jogadores da PlayStation 5 estão ainda mais envolvidos do que na geração anterior e esperamos que estas tendências continuem”.
De acordo com a SIE, os usuários do PS5 estão gastando mais dinheiro e mais tempo jogando do que no PS4. Os usuários do PS5 estão gastando, por console, mais em conteúdo adicional (+176%), serviços (+57%) e acessórios (+34%), mas 12% menos em jogos completos, segundo a Sony.
No futuro, a detentora da plataforma disse que quer apresentar o PS5 a mais jogadores através de acessórios e estender para novos dispositivos.
Atualmente, o número de consoles PS5 vendidos (59,3 milhões) está praticamente em linha com o PlayStation 4 durante o mesmo período de sua vida (60 milhões).
Durante a mesma teleconferência, o CEO Hermen Hulst disse que o PlayStation continuaria a desenvolver suas franquias mais populares, fortaleceria suas capacidades de serviço ao vivo e estenderia os jogos para novos dispositivos.
PlayStation Studios
Por fim, temos um infográfico interessante que mostra o foco de cada estúdio do PlayStation Studios.
Estúdios como Insomniac Games, Santa Monica Studio e Naughty Dog estão listados num foco single-player, enquanto que a Bungie e Haven em jogos de serviço, por exemplo. A surpresa fica com a Guerrilla Games, que está listada como “multi-gênero”, provavelmente por conta de seus projetos de Horizon que vão além de jogos single-player.
Em outro slide também podemos ver as principais franquias para a PlayStation (que estão na parte superior) ao lado das que estão crescendo (inferior).
Finalmente, temos um slide com os próximos grandes lançamentos de PS5, ao lado de Ghost of Tsushima de PC e os jogos de serviço da empresa (futuros e que já foram lançados).
Fonte: ResetEra
Confira também: JofSoft lança teste alpha de Pizza Bandit no Steam