PlayStation e Xbox podem usar IA generativa para desenvolvimento de jogos em breve

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Relatórios recentes indicam que tanto o PlayStation quanto o Xbox estão gradualmente incorporando IA generativa em seus fluxos de trabalho de desenvolvimento de jogos, apesar das controvérsias em torno de seu uso. Dados também mostram que o uso de IA generativa no desenvolvimento de jogos está crescendo rapidamente, embora grandes players como PlayStation e Xbox tenham se mostrado cautelosos em adotá-la abertamente.

De acordo com uma análise recente, um em cada cinco jogos no Steam agora usa IA generativa. Isso não é particularmente surpreendente, já que a loja virtual da Valve é uma das maiores plataformas para títulos independentes. Desenvolvedores independentes também enfrentam menos pressão do que as grandes empresas de videogames quando se trata de usar IA. Ainda assim, parece que dois dos maiores nomes da indústria estão planejando adotar a tecnologia para o desenvolvimento de jogos, apesar do estigma que a cerca.

PlayStation está procurando artistas de IA, enquanto Xbox está supostamente usando IA generativa em uma grande franquia

Uma reportagem do The Game Post sugere que um estúdio first-party recém-criado para PlayStation, chamado Dark Outlaw Games, está procurando contratar um artista conceitual com experiência em ferramentas de IA generativa, como Midjourney e ChatGPT.

Fontes internas afirmam que o Xbox já começou a integrar ferramentas de IA semelhantes ao fluxo de trabalho do Halo Studios, supostamente usando-as para construir mundos e refinar vários aspectos da arte dos próximos jogos da franquia Halo . Essa mudança para a IA generativa ocorre em um momento em que muitos jogadores permanecem céticos em relação à tecnologia, acreditando que ela pode levar a conteúdo de qualidade inferior em jogos AAA.

Anteriormente, várias grandes empresas de videogames, incluindo Take-Two, CDPR e EA, expressaram preocupações sobre o uso de ferramentas de IA generativa, principalmente devido ao medo de reações negativas dos fãs. A Nintendo, no entanto, se posicionou firmemente contra a tecnologia, com Shigeru Miyamoto confirmando que a empresa não tem planos de usar IA.

Enquanto isso, muitos desenvolvedores descreveram essas ferramentas como “úteis”, com alguns admitindo que são difíceis de resistir. Por exemplo, um importante líder de Battlefield 6 recentemente chamou a IA generativa de uma ferramenta “sedutora” , embora tenha esclarecido que sua equipe não a utilizou para criar nenhuma parte da arte ou dos recursos do jogo.

Vale ressaltar que, diferentemente da Dark Outlaw Games, da PlayStation, que busca abertamente especialistas em IA, a Xbox não confirmou o uso de IA no desenvolvimento de jogos da Halo Studios. No entanto, como sua controladora, a Microsoft, planeja investir bilhões em ferramentas e tecnologias baseadas em IA, parece provável que os estúdios originais do Xbox as adotem em breve para reduzir custos ou melhorar a eficiência do desenvolvimento.

O que permanece incerto é como os jogadores responderão a essas mudanças e se a crescente presença de arte gerada por IA em jogos prejudicará a indústria ou a ajudará a evoluir.

Fonte: GameRant / The Game Post

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