Desde que eu me conheço por gente, máquinas de pinball, ora ou outra fazem parte da minha vida. Pinball FX: The Williams™ Pinball Volume 8 chega relembrando pedaços dessa minha relação boa cm as máquinas pinball.
Lembro até hoje que a primeira que eu joguei foi Rally (1983), da Taito. E os anos foram se passando, encontrei algumas máquinas por aí, que eram principalmente achadas nos shoppings que fervilhavam no meio dos anos 90 e lá pelo início deste século eu vim à me deparar, quase que diariamente com uma mesa que nos anos 90, pra mim, foi a mais emblemática que já tive contato: Black Knight 2000.
Foram alguns meses em que foi possível encontrar ela naquela lanchonete que eu costumava almoçar, todo santo dia. De vez em quando uma ficha rolava…
Existia até então, no computador, jogos como Space Cadet, que serviam pra matar um pouco a saudade das mesas. Mas pra jogar as incríveis mesas Willians, era cada vez menor a possibilidade, afinal, consoles domésticos sempre foram mais populares por aqui.
Sobre o jogo
Pinball FX da Zen Studios é um simulador de mesas de pinball para PC e consoles que pode ser jogado gratuitamente e conta com um acervo enorme de mesas de várias épocas e reimaginando alguns dos momentos mais icônicos de filmes, programas de TV e jogos populares como mesas épicas e envolventes.
Até o momento, o Pinball FX apresenta mais de 120 mesas, incluindo aquelas baseadas em propriedades icônicas de grandes estúdios como Disney, Legendary, Lucasfilm, Marvel Entertainment, NBC Universal e Paramount Pictures. e agora traz o pacote de DLC Williams™ Pinball Volume 8 e oferece as mesas Earthshaker! , um clássico sísmico de 1989 conhecido por seus recursos inovadores e jogabilidade temática de terremoto.
Na segunda mesa retrô, Banzai Run, os jogadores enfrentam o desafio definitivo de motocross e conquistam o rei da colina para reivindicar o primeiro lugar. A terceira mesa, Black Knight 2000, lança os jogadores diretamente de volta aos anos 90, ao mesmo tempo em que apresenta um sistema de som totalmente novo, totalmente digital e insuperável, além de gráficos estilizados e eletrizantes.
Gráficos, sons & jogabilidade
O título tem gráficos excepcionais, conta com efeitos sonoros ótimos e o mapa de controles é simples e funcional, no geral o game tem uma boa apresentação e uma interface bem fácil de entender, porém, em aspectos gerais me incomoda muita informação na tela e até por vezes desnecessária.
Tudo o que é básico ao abrir o jogo é ter acesso ao catálogo de mesas e poder escolher com dinamismo, praticidade e rapidez. As thumbnails das mesas poderia ser maiores, como cartas numa diagramação mais leve. escolher as mesas e aí sim à partir delas ter as informações necessárias e então ter as opções de jogar, de adicionar à uma lista de favoritas, ver rankings e etc.
E o veredicto é…
É realmente fantástico a gente poder ter esse tipo de game às mãos e reviver as mesas clássicas como essas 3 do pacote apresentadas. Eu conheço poucas mesas antigas da Williams e poder me divertir com Black Knight 2000 novamente e ainda conhecer a fantástica Banzai Run, que oferece a jogabilidade da mesa em conjunto com a do painel, tornando tudo mais desafiador foi uma grata surpresa.
Se você é um jogador raiz, considere ter à mão na sua biblioteca de jogos, Pinball FX: The Williams™ Pinball Volume 8 que vai te fazer viajar no tempo e te entreter com muito desafio e nostalgia!
Pinball FX: The Williams™ Pinball Volume 8 está disponível para PC (Steam e Epic Games Store), PlayStation, Xbox e Nintendo Switch. Bota uma ficha e fé!
Veja também: MULLET MADJACK – Resenha