O chefão do Xbox, Phil Spencer, comentou mais sobre o que a recente aquisição da Activision – fabricante de Call of Duty – pela Microsoft, significará para a série, e não, não se trata de usar acordos de exclusividade cronometrados para a franquia, a fim de vender consoles.
Durante uma entrevista no podcast oficial do Xbox, Phil falou mais sobre a fusão histórica da semana passada, que finalmente viu a Microsoft fechar o acordo sobre a aquisição da Activision Blizzard King. Ele se mostrou bastante aliviado com o fim do processo, entusiasmado as reuniões breves que terá com a equipe da King em Estocolmo e da Activision Blizzard na Califórnia, para alinhar-se e conhecer os novos times que irá compartilhar planos futuros
Phil Spencer foi indagado sobre como ficaria as questões acerca do acordo sobre a franquia Call of Duty, se acaso ela teria um tratamento exclusivo na plataforma Xbox em relação ao Playstation e o chefão Xbox declarou que a intenção é ter paridade entre todas as plataformas, incluindo futuramente a Nintendo e que deseja a integração de todas numa comunidade. Phil salientou que obviamente haverão diferenças nos requisitos técnicos, com base no desempenho, mas nada além disso.
“Não temos o objetivo de tentar usar Call of Duty para fazer você comprar um console Xbox” – afirmou. Phil Spencer revelou inclusive que a plataforma Xbox ficou de fora do último beta na primeira semana em que ele estava rolando e alega que essa idéia de beneficiar uma ou outra plataforma no jogo de franquia não ajuda em nada a comunidade ou ao título. E completou: “Se você é um jogador de Playstation, Nintendo, PC ou Xbox quero que você se sinta 100% parte da Nação Call of Duty.“
Phil também falou sobre os rumores do Game Pass receber o conteúdo Activision Blizzard tão esperado como Guitar Hero e Tony Hawk’s por exemplo e sobre os seus objetivos e o que visualiza como oportunidades de conteúdo. Phil expressou a preocupação com a responsabilidade de ter diversos estúdios sobre seu comando com suas obras e respeita-las e não quer prometer um conteúdo que não possa entregar. Também destacou que é possível revisitar franquias com o Game Pass, mas não tem planos de nada por enquanto, porém enxerga que há oportunidades.
Phil destacou também a preocupação como chefão do Xbox, fazer a marca crescer e se fortificar, mais do que é hoje e acredita que para isso a marca tem que se tornar relevante também em jogos para dispositivos móveis. Phil espera que a marca também esteja bem presente nesta plataforma, como caminho do objetivo de alcançar da marca alcançar 3 bilhões de jogadores ao redor do mundo.