A Pesquisa Game Brasil apresentou ontem (1) os destaques da PGB Latam durante a gamescom latam 2025, em São Paulo. O estudo traz as informações atualizadas sobre a relação do público latino-americano com jogos eletrônicos, hábitos de consumo e o perfil dos jogadores da região.
No total, participantes de cinco países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru – responderam à pesquisa.
Este ano, a PGB Latam registrou que, depois do Brasil, os mexicanos são os que mais consomem jogos digitais, com 77,6%, seguido pelos peruanos (75,6%) e argentinos (75,5%). Na Argentina, Chile, Colômbia e no Peru, a maioria dos consumidores de jogos digitais são os Millennials (pessoas que têm entre 30 e 44 anos), enquanto no México, a Geração Z (idade entre 15 e 29 anos) é a predominante entre os que mais jogam.
“Em todas as edições da PGB Latam, notamos algumas particularidades quando comparamos os resultados de cada país, especialmente em relação ao Brasil”, comenta Carlos Silva, CEO da Go Gamers, idealizadora da PGB. “Mas também identificamos várias semelhanças que também nos unem no mesmo território, e mostram como o público latino-americano é um dos mais engajados no mercado de jogos digitais no mundo todo”.
Uma dessas semelhanças também tem a ver com a plataforma de preferência para consumo de jogos: em todos os países que participaram da PGB Latam, o smartphone lidera o pódio – com destaque para a Colômbia, que conta com 55% dos jogadores concentrados nesta plataforma.
Para Chile, México e também Brasil, o segundo lugar do ranking fica com os consoles (18,8%, 27%, e 24,7%, respectivamente), enquanto o Peru revela uma preferência maior (28%) por outros tipos de plataformas (como portáteis) na sua segunda opção.
A PGB Latam também mostra que, para os latinos, jogos digitais estão entre as principais formas de diversão e, para a maioria, os games são a principal forma de entretenimento – neste ranking, os peruanos saem na frente inclusive dos brasileiros, com 80,9% concordando com esta afirmação.
O Peru também desponta como o país latino-americano com o maior número de pessoas que se consideram gamers (46,3%), seguido pelo Brasil (44,2%) e México (43,8%).
Durante o painel da gamescom latam 2025, além de apresentar os dados mais recentes, Carlos Silva e Mauro Berimbau (consultor da Go Gamers) também trouxeram outros detalhes sobre a PGB 2025, como os jogos preferidos dos brasileiros por plataforma e o mais recente ranking de grandes marcas envolvidas com os jogos digitais.
A PGB 2025 já está disponível. Para acessar o relatório gratuito completo, clique aqui.
Veja também: HYPERCHARGE: Unboxed será lançado em 30 de maio para PS4 e PS