Temos aqui, uma icógnita. One Step After Fall é uma aventura de exploração ou um simulador de caminhada? E se ele se resume à tudo isso misturado?
Lançado pelo estúdio brasileiro The Bergson’s Games Studios em 2022 para PC e em 2023 para Xbox One & Series S/X, o título recebeu um nível bom de avaliações na Steam e agora, chega aos consoles PlayStation e Switch pela também brasileira QUByte Interactive. Vamos dar uma olhada em como é essa experiência e se o público do PC está certo…
Sobre o jogo
One Step After Fall apresenta Steve Robinson, um escritor de sucesso que, devido aos infortúnios da vida, acabou perdendo pessoas importantes, a fé em seu trabalho e o sentido da vida. A narrativa leva o jogador a ajudar Steve a reviver os episódios de sua história que o arrastaram para a depressão, enquanto conhece os lugares que marcaram sua vida.
Gráficos, sons e jogabilidade
O título sendo em 1ª pessoa nos apresenta belo cenáros e uma atmosfera soturna e intimidante em alguns momentos. Me lembrou muito Cions of Vega , inclusive com os sons que dão o clima perfeito. Nos controles nenhum problema, tudo funciona bem e o mapa é bem desenhado.
Minha única queixa é que, sendo um game originalmente pensado no PC, a adaptação da mira para o console fica um pouco à desejar. Seria interessante ter uma mira mais marcada, principalmente para os ambientes mais claros e que ela tivesse uma abrangência um pouco maior em sua área de toque.





E o veredicto é…
O game é curto e nesse caso só acho negativo pelo que ele aborda, que é sobre depressão. Então como história, memso tendo os objetos que coletados ajudam na lore, ainda acho muito raso para falar no tema. Mas ao finalizar o game você entende que é um esforço em faezr um jogo dinâmico com pouco.
Para quem gosta de conquistas e platinas “garapinha” o game é um prato cheio. Poucas conquistas, todas bem fáceis de alcançar e em cerca de 15 minutos você finaliza o game, em um dos 2 únicos finais possíveis. Como tema, eu gostaria que Steve Robinson tivesse mais para mostrar, questionar e nos fazer refletir. As mensagens de cada final inclusive tem tempo de exibição curto, é preciso ter sua leitura bem afiada, pra conseguir ler tudo em tempo hábil.
Dá pra ficar por um bom tempo explorando os 4 cantos do pequeno ambiente e coletando itens que não terão papel primordial nenhum para a conclusão e nem para o desenrolar da história. E é curioso o jogo ser brasileiro e ter som original em inglês, sem nenhuma opção de dublagem em português, mesmo sendo uma produção simples.
One Step After Fall chegou no último dia 03 de abril num ótimo preço para os consoles PlayStation 4 & 5 e Nintendo Switch.
Veja também: Pets Hotel – Resenha