Não é de hoje que vivemos a era dos remakes, rebuilds e remasters. Porém, hoje eles tem tornado-se cada vez mais populares pela grande crise de criatividade que a indústria gamer vive. Nem todos são necessários e certamente há muitos não celebrados.
Acontece que há mais de 10 anos tivemos Devil May Cry HD Collection (2012) para PS3 pela Capcom, talvez instigada pelo sucesso do remaster de Shadow of the Colossus para PS3 em 2011 e que embora tivesse alguns problemas técnicos, foi bem recebida pela comunidade, afinal era em formato de trilogia títulos que foram um sucesso no PS2.
A Capcom já tinha testado essa idéia de fazer remakes antes com Resident Evil Remake (2002), para o Game Cube sendo seu lançamento original em 1996 para PlayStation e PC Windows, com lançamento 1 ano depois para Sega Saturn. Ela até arriscou em 2006 com o remake do clássico Bionic Comando e embora esses títulos não tiveram em vendas números expressivos para hoje em dia, mostrou a Capcom um caminho que poderia ter futuro.
Mas todos nós sabemos que a Capcom só alcançou sucesso com remakes à partir de Resident Evil 2 Remake em 2019. E desde aquela época, com os fãs e comunidade abraçando seus remakes, muito pela comunidade se expressava o desejo de ver também, Dino Crisis (1999) recebendo um.
Embora não seja uma expressão significativa da comunidade como foi o caso com Final Fantasy VII da Square Enix, cada vez mais a idéia foi sendo alimentada na comunidade. E cada vez ganha mais força a tese de que a Capcom possa vir à anunciar o remake com base em diversos apontamentos. Vamos à eles:
Pesquisa Super Elections da Capcom
No começo deste ano a Capcom lançou uma pesquisa à comunidade, através de seu site interativo Capcom Town, no qual queria saber dos jogadores sobre novos títulos e remakes. O resultado foi revelado em abril no qual a comunidade expressou interesse no remake de Dino Crisis e Mega Man.
Capcom celebrando Dino Crisis
Não é novidade alguma que os estúdios e big publishers comemorem aniversários de lançamentos e franquias. Porém recentemente notamos que a Capcom vem celebrando conquistas e marcos com a comunidade e seus fãs e curiosamente ela celebrou os 25 anos de Dino Crisis, completados em 1° de julho deste ano.
A publicação pegou os fãs de surpresa, quando no dia seguinte estava marcado um evento com foco em Dead Rising Deluxe Remaster, anunciado dias antes.
“Remakes” feito por fãs
Em 2019, fãs denominados Team Arklay revelaram ao mundo através de um trailer, que estavam fazendo um remake fan-made do título na Unreal Engine 4. Curiosamente naquele ano a Capcom decide renovar os registro do título no Japão.
Já em 2020, o desenvolvedor independente Stefano Cagnani, anunciou que estava produzindo seu remake na UE4 denominado Dino Crisis Rebirth. O projeto segue firme e recentemente Cagnani declarou que se trata de um jogo composto por apenas uma fase, em caráter de homenagem à franquia e disponibilizou uma demo para quem quiser experimentar. Um novo trailer foi lançado recentemente por ele, confira:
Há também uma série de ports para PC do jogo, denominada Dino Crisis Classic REBIRTH, oferecido por um grupo de fãs que você pode conferir aqui.
O que vem agora?
Diante dessa movimentação continua, esperamos que a Capcom realmente esteja se preparando para anunciar o tão sonhado remake, mas para que isso realmente tenha uma definição, a comunidade precisa se unir e fomentar nas redes sociais da empresa seu desejo.
Vale lembrar que a ação mais recente sobre o título foi ter sido incluido na assinatura PlayStation Plus Deluxe como um dos títulos do catálogo de clássicos. Isso pode significar que, se o título tiver milhões de downloads, pode chamar ainda mais atenção da Capcom pelo apelo da comunidade.
Nada impede que fãs, desenvolvedores, influencers e até imprensa especializada se juntem e organizem uma campanha para chamar atenção da Capcom. Talvez uma base de 3 ou 4 milhões de fãs apaixonados possam passar o real potencial que daria um remake produzido.
Veja também: Acessórios para games: Do Essencial ao Luxo!