O QUE ACHAMOS DA RETROCON 2025?

Compartilhe com seus amigos:

Imagine abrir uma porta e dar de cara com o passado, não aquele dos livros de história, mas o seu passado. O cheiro de cartuchos, o som de fitas rebobinando, e aquela energia única das locadoras de bairro. Foi mais ou menos isso que senti ao entrar na Retrocon 2025.

Essa não é só uma convenção. É um salto no tempo, um lembrete de que videogame é memória, é gente, é barulho, é cor. Pela primeira vez em dois pavilhões inteiros no Transamérica Expo Center, a feira parecia mais uma cidade do tempo, pulsando nostalgia em cada corredor.

Os camaradas do bairro, não poderiam faltar na RETROCON 2025!

De fita em fita, de história em história

Me perdi entre bancadas e estandes que pareciam vitrines de infância: consoles antigos rodando clássicos, bonecos que pareciam ter escapado das estantes dos anos 90, e claro não podiam faltar os livros e as revistas clássicas da minha infância, como Super Game Power, Gamers e Ação Games! O pessoal da WarpZone montou uma espécie de biblioteca viva dos games, com suas enciclopédias visuais sobre consoles e franquias que moldaram gerações.

Mas Retrocon não é só sobre ver. É sobre viver. Três dias de programação intensa com palcos, bate-papos, shows, entrevistas, tudo respirando cultura gamer de ontem e de hoje. Em vez de só rever amigos, fiz novos, porque em um lugar desses, ninguém é estranho por muito tempo.

Velberan é gente boa!

Quem manda no controle?

Estar lá foi também dividir espaço com nomes que ajudaram a construir e manter vivo esse amor pelos games. Estavam todos lá: Brksedu, Velberan, Rato Borrachudo, Bruno Micali, Zero, PhoenixBR… e até lendas internacionais como John Hancock e o mestre das trilhas sonoras Yuzo Koshiro. Quando o cara responsável por parte da trilha de Streets of Rage sobe ao palco, você sabe que não está num evento qualquer.

Consegui tirar uma fotinha com o Duduzinho hehe

Game over? Nunca. Aqui, é só continue.

Entre uma jogatina e outra, dava pra recarregar as energias numa praça de alimentação digna de RPG: opções para todos os gostos, do sushi ao hambúrguer clássico, tudo limpo, organizado, e com aquele clima leve que só eventos bem cuidados conseguem oferecer.

A segurança? Tranquila. O staff? Sempre por perto, com um sorriso pronto e informações na ponta da língua.

Mais amigos se encontrando durante a RETROCON 2025.

Retrocon é mais que evento é um reencontro!

Retrocon 2025 não é sobre tecnologia de ponta, e sim sobre o que nos trouxe até aqui. É um lembrete de que os jogos não ficaram no passado, eles vivem em nós. E, com eventos assim, vão continuar vivendo por muito, muito tempo.

Confira também: SHINOBI: Art of Vengeance – Preview

Rolar para cima