O projeto Dagger, da People Can Fly, está oficialmente morto!

O estúdio de Bulletstorm e Outriders, People Can Fly, encerrou o desenvolvimento de seu difícil Project Dagger depois de concluir que seu potencial comercial era “insatisfatório”.

O Project Dagger, que o estúdio descreveu anteriormente como um novo IP de RPG de ação cooperativo, estava em desenvolvimento há cerca de três anos e meio e foi inicialmente definido para ser lançado pela editora de GTA e Borderlands, Take-Two Interactive.

Em setembro de 2022, entretanto, foi anunciado que a Take-Two havia desistido do acordo e que a People Can Fly manteria os direitos e continuaria o desenvolvimento do jogo para publicação própria. “Acreditamos fortemente no potencial do Project Dagger”, disse na época o chefe da People Can Fly, Sebastian Wojciechowski.

Apesar dessa confiança inicial, em novembro passado trouxe a notícia que estúdio havia interrompido o desenvolvimento do Project Dagger após uma avaliação externa de seu progresso e havia encarregado “uma equipe experiente de aproximadamente 10 pessoas de… redefinir a direção do desenvolvimento do jogo”.

Seis meses depois, o Project Dagger está oficialmente morto. Num relatório recentemente publicado anunciando o seu cancelamento no início deste mês, a People Can Fly explicou: “A interrupção do trabalho… [está] relacionada com os resultados insatisfatórios da avaliação do âmbito e do potencial comercial do Projeto após a redefinição da direção do desenvolvimento do jogo.”

O cancelamento do Project Dagger segue o desenvolvimento conturbado do Project Gemini, uma colaboração entre People Can Fly e Square Enix. O ano passado trouxe a notícia de que ambas as partes tinham entrado em “discussões estratégicas” sobre o futuro do Project Gemini, e um relatório de Janeiro deste ano afirmava que mais de 30 pessoas que trabalhavam no projeto tinham sido despedidas devido a limitações orçamentais e ao seu âmbito cada vez menor.

Juntamente com o Project Gemini, a People Can Fly também é conhecida por estar trabalhando em dois títulos autopublicados – codinomes Project Bifrost e Project Victoria – e no Project Maverick, financiado pela Microsoft , baseado em uma das IPs da Microsoft. Pouco se sabe sobre o título além do seu orçamento de US$ 30 milhões a 50 milhões, mas persistem rumores de que a Microsoft está se preparando para um grande renascimento de Gears of War.

Veja também: Frostpunk vendeu 5 milhões de cópias desde o lançamento

Rolar para cima